• Visualizações 425

Brasil não tem museus suficientes

Oito em cada dez municípios não conta com um museu – estes estão distribuídos em apenas 21,1% das cidades brasileiras.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Dos 5.565 municípios brasileiros, cerca de 80% não têm museu, conforme levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram nos últimos quatro anos.

O estudo mostra que, em todo o país, o número de instituições chega a 3.025, distribuídas em 21,1% dos municípios brasileiros, a maioria com população acima de 100 mil habitantes. O levantamento Museu em Números será divulgado na próxima terça-feira, dia 14, no Rio de Janeiro.

Segundo o presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, o número de unidades ainda é pequeno na comparação com o de outros países e revela que apenas os grandes municípios têm museus.

O levantamento mostra que o número de museus supera o de salas de teatro e de cinema. Apesar disso, o presidente do Ibram avalia que o número ainda é insuficiente.

“Se pensarmos no contexto de outros países, ainda temos um trabalho muito grande. Não é apenas ter o museu, mas ressaltar a importância de não se ter um museu. Significa que parte da história do país, da memória local, não está sendo preservada. A busca do Ibram e da Política Nacional de Museu é que, agora com o plano setorial, nos próximos dez anos possamos mudar essa realidade”, destacou Nascimento Junior.

Investimentos

Além do total de museus no país, o levantamento trará informações sobre o estado de conservação dessas instituições. Para o presidente do Ibram, devido à falta de políticas voltadas aos museus no passado, há a necessidade de recuperar o tempo perdido.

“Temos que entender que essa área ficou muito tempo sem investimentos, que estamos recuperando o parque de investimentos com uma série de ações do governo e que estamos em uma direção de consolidação desses investimentos.”

De acordo com Nascimento Junior, em 2003, o país destinou cerca de R$ 20 milhões para a área de museus. Esse valor passou para R$ 120 milhões em 2009. No entanto, ele afirma que é preciso aplicar mais recursos no setor para superar o déficit de museus no Brasil.

Informações de Agência Brasil

FOTO: ilustrativa / GettyImages

Compartilhar

Rock in Rio: Começam as obras na Cidade do Rock

Avançar »

Amy Winehouse fará show extra no Rio de Janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*