• Visualizações 1984

Marciano Schmitz dá “Acesso” à sua obra com exposição e site

Artista hamburguense expõe trabalhos no Espaço Cultural Albano Hartz e lança página na Internet. “É uma explosão de fantasia”, avalia Ernesto Frederico Scheffel.

Felipe de Oliveira felipe@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Já acessou a obra de Marciano Schmitz? Não? Então, a hora é agora!

Conhecer o trabalho do artista hamburguense ficou mais fácil a partir desta terça-feira, 1º de junho. Suas obras estão expostas no Espaço Cultural Albano Hartz. Começa por aí…

Leia Mais

Visite o site do artista Marciano Schmitz

Mas não é só isso. Se não der tempo de conferir a exposição Acesso, basta acessar sua página eletrônica, lançada também na terça. As figuras de linguagem com o verbo acessar se justificam. Não tem mais desculpa para deixar de prestigiar um dos maiores expoentes da arte gaúcha.

Engana-se, no entanto, quem pensa que foi fácil convencer Schmitz a aderir ao “mundo virtual”. Ao Portal novohamburgo.org, confessa: “Custei a entrar nesse mundo. A gente sempre acha estranho, uma coisa nova. É uma profusão de imagens muito grande”.

“Hoje, vejo que é uma ponte para o mundo, uma possibilidade de contato com artistas que jamais teríamos condições de estabelecer pessoalmente”, revela o artista.

SITE – A página eletrônica apresenta a biografia de Marciano Schmitz, galeria com imagens dos trabalhos, notícias, contato e informações sobre os parceiros. Ainda nessa semana, a Gampi Comunicações,  que desenvolveu o site, põe no ar uma sessão que explica o processo de criação das obras do artista.

Diretor da Um Cultural, produtora idealizadora da entrada de Schmitz na rede mundial de computadores, Ralfe Cardoso se diz satisfeito com o resultado do projeto. “Para nós é uma honra fazer parte desse momento da carreira do Marciano. Mais do que parceiros, somos fãs do trabalho dele.”

Explosão de fantasia

A avaliação é de ninguém mais, ninguém menos, do que Ernesto Frederico Scheffel (foto). Questionado sobre a exposição e o lançamento do site, não teve dúvidas. “É uma explosão de fantasia”, comemora o artista. “Tem muito trabalho também. É preciso mediar esses dois extremos, técnica e fantasia.”

Para Scheffel, a iniciativa tem tudo para agitar a cultura em Novo Hamburgo. “Estou certo de que terá influência. Devemos nos deixar influenciar pelo entusiasmo dos outros.” Ele acompanha o trabalho do colega desde 1974, na Sesquibral – exposição em homenagem aos 150 anos da colonização alemã. Era época de efervescência cultural na região. “Ele (Marciano Schmitz) já aparecia se sobressaindo.”

EXPOSIÇÃO – É uma das primeiras mostras individuais de Schmitz. Sempre foi afeito às coletivas. “Preferimos valorizar os movimentos artísticos”, argumenta. Atualmente, seu acervo próprio tem mais de 100 obras, algumas comercializadas na exposição e também através do site. Trabalha ainda por encomenda.

Três vieses de sua arte estão representados: sacra, nativista e introspectiva. A última, intensificada a partir dos anos 2000. Uma espécie de reação ao “frenesi tecnológico”. “O rural é retomado no meu trabalho, com toques sutis de surrealismo”, reforça o artista. “Parece que estamos vivendo em outro momento, de efemeridade. Prefiro valorizar as coisas que se sustentam.”

Serviço

A exposição Acesso ocorre entre 1º e 23 de junho no Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Oswaldo Cruz, 112, Centro de Novo Hamburgo). A visitação é gratuita, de segunda à sexta-feira, das 9 às 20 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.

FOTOS: Daniela Ramirez / VERSÃO FINAL Comunicação versaofinal@uol.com.br

Compartilhar

Trensurb inaugura exposição sobre Feira do Livro de Canoas

Avançar »

Antigo Lar da Menina abrigará Complexo Cultural e Museu do Calçado

Um comentário

  1. 2 de junho de 2010

    O medo do desconhecido.

    Enfrentar um desafio sozinho?

    Mostrar suas obras para o mundo, através da Internet?

    Dois momentos marcantes na vida de um gênio da Arte.
    E lá estávamos nós, seus amigos e as pessoas interessadas em conhecer belos trabalhos.
    Todos juntos para homenagearmos alguém que propicia muito orgulho a Novo Hamburgo e, ao mesmo tempo, recebermos o privilégio de conhecer algumas de suas grandiosas obras.

    Foram momentos de emoção compartilhada.

    Parabéns, Marciano, e muitas felicidades e ótimas conquistas nessa nova empreitada.

    Zergui

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*