• Visualizações 537

Inscrições para concurso de poesia podem ser feitas até 31 de maio

Quinta edição do Prêmio Lila Ripoll deseja estimular a criação literária, dar visibilidade a novos talentos e divulgar a obra da artista gaúcha.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Autores de poesias dedicadas às causas sociais e aos direitos das mulheres podem concorrer ao Prêmio Lila Ripoll, cujas inscrições se estendem até o dia 31 de maio.

Criada em 2004 pela então deputada Jussara Cony, a distinção foi retomada pelo deputado Raul Carrion e já está na quinta edição. O objetivo é estimular a criação literária, dar visibilidade a novos talentos e divulgar a obra da artista Lila Ripoll.

As inscrições podem ser por correspondência ou pessoalmente, na Divisão de Protocolo, que fica no prédio anexo da Assembléia (Praça Marechal Deodoro, 101, Porto Alegre/RS – CEP 90.010-300), de segunda à sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 18 horas.

Como participar

Cada candidato pode participar com até três trabalhos, datilografados ou digitados em papel A4 ou ofício, em fonte com corpo 12, entregues em cinco cópias em envelope lacrado com a palavra “poesia”, o número de textos inscritos e pseudônimo do autor.

As obras devem ter até 14 versos (linhas) em língua portuguesa. Outro envelope, com a palavra “identificação” e o pseudônimo, deve conter os seguintes dados: nome completo, endereço, telefone, e-mail, profissão e como o candidato ficou sabendo do concurso. Quem trabalha na Assembléia não pode concorrer ao prêmio.

A comissão julgadora será formada por cinco representantes de entidades ligadas às áreas da cultura e da literatura. Os jurados receberão os textos sem identificação e irão selecionar as treze melhores poesias, que vão compor uma coletânea lançada e distribuída gratuitamente na Feira do Livro de Porto Alegre.

Além disso, os três primeiros colocados serão agraciados com medalha e diploma, e os dez subseqüentes vão receber menção honrosa.

O resultado será divulgado no dia 2 de agosto, no portal da Assembléia Legislativa. A entrega dos prêmios está marcada para o dia 12 de agosto, data de nascimento de Lila Ripoll.

Quem foi Lila Ripoll

Gaúcha de Quarai, Lila Ripoll viveu de 1905 a 1967. Ela foi poeta, professora, pianista, jornalista e militante sindical. Colaborou para diversos jornais e revistas do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, como o “Correio do Povo” e “A Tribuna Gaúcha”, e foi candidata a deputada pelo PCdoB.

Um de seus livros dedicados a protestar contra desigualdades, “Novos Poemas” (1951), levou a poeta a receber o “Prêmio Pablo Neruda da Paz”.

Informações do portal do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

FOTO: reprodução

Compartilhar

Centro de Cultura recebe Tributo a Noel Rosa

Avançar »

Mostra de Orquídeas 2010 promete

Um comentário

  1. 30 de maio de 2010

    Funestos suicídios

    Apalermado com a violência
    Praticam barbárie
    Desatando crueldades
    Repelam a inocência

    A loucura compulsiva,
    Na autoestima hipertrofia
    Escapando ousadas
    Destróem a vida cansada

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*