• Visualizações 697

Aberta a exposição de Pedro Weingärtner no Margs

A mostra busca aproximar o trabalho de um dos mais destacados artistas brasileiros da pintura de gênero do século 19, através de parceria de entidades do Rio Grande do Sul
Da Redação – redacao@novohamburgo.org

Na noite desta segunda-feira, 12/04, a vernissage, na Pinacoteca do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), marcou o início da mostra “Um artista entre o Velho e o Novo Mundo” de Pedro Weingärtner. A Secretária de Estado da Cultura, em exercício, Juliana Erpen, participou da cerimônia que apresentou a primeira grande retrospectiva do artista na capital gaúcha.

A obra, que tem curadoria Ruth Sprung Tarasantchi, crítica de arte e pesquisadora, ficará exposta até o dia 13 de junho de 2010 em Porto Alegre. A iniciativa de aproximar o trabalho de um dos mais destacados artistas brasileiros da pintura de gênero do século 19 é resultado de uma parceria entre o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.

Sobre Pedro Weingärtner
Nasceu em Porto Alegre, 1853, e faleceu em 1929. Foi pintor, gravador e litógrafo brasileiro. Weingärtner retratou principalmente cenas regionais e paisagens do Rio Grande do Sul e Itália, bem como, temas da mitologia greco-romana, sendo seguramente o primeiro pintor gaúcho a receber reconhecimento nacional e internacional. Suas obras, de uma técnica refinada e mostrando uma grande preocupação pelo detalhe, podem ser vistas no Museu Nacional de Belas Artes, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, no Museu de Arte de São Paulo (MASP) e no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), entre outras instituições.

Informações Cultura RS

Compartilhar

Com tema “Música no Cinema” a Orquestra de Sopros lotou teatro do Centro de Cultura

Avançar »

Novo Hamburgo, 83 anos: Programação cultural é intensa nos próximos dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*