• Visualizações 341

A palavra dos gestores do SICC, o evento phygital

Selo1

Da Redação Calçados S/A:  www.calcadossa.com.br (Siga no Facebook)

Por Camila Veiga

A poucos dias de uma edição em formato inédito, gestores da Merkator Feiras e Eventos conversaram com nossa reportagem sobre a concepção, inovações e expectativas para o SICC – Salão Internacional do Couro e Calçados, que neste ano ocorre através da plataforma emerkator.com.br, no dia 7 de julho, marcando seu nome na evolução phygital – a soma do ambiente físico com o digital.

O bate-papo envolveu o diretor da Merkator, Frederico Pletsch, a gerente de Marketing Mariana Ostjen e a diretora de Relacionamento Roberta Pletsch. Confira:

Como surgiu o projeto do SICC digital?

Frederico – Há quatro anos ou mais, vínhamos desenhando uma ideia de plataforma que nos aproximasse do público da feira e diversificasse nossos canais de contato. Mas achava que ainda não era tempo de lançar. Até que recebemos a pancada da pandemia. Bom, a primeira medida foi adiar a feira para julho. Mas e aí? Ficávamos nos perguntando o que ia acontecer até lá… Sem ninguém saber ao certo, nada clareava.

Foi então que eu disse: vamos! Encontramos os parceiros certos e começamos a traçar o plano da plataforma digital. É um verdadeiro quebra-cabeça do ponto de vista de execução, mas é nossa maneira de ajudar o cluster a vencer os obstáculos atuais. Todos os expositores do SICC ganharam espaços gratuitos na plataforma.

Como foi a aceitação do mercado?

Mariana – O mercado está aberto a novas soluções. Percebemos a empolgação especialmente nas médias e pequenas empresas, que não têm tanta facilidade em interagir nas vendas online como os grandes fabricantes. Notamos uma intensa dedicação dos industriais para que sua presença na plataforma seja perfeita.

Quem vai participar da plataforma?

Mariana – Serão 250 marcas expositoras participando com seus lançamentos. Já o público lojista pode ser até maior do que nas edições presenciais, devido às facilidades de acesso de uma plataforma digital. Convidamos lojistas de todo o país.

Como será a apresentação das marcas no ambiente virtual?

Mariana – O visitante vai poder navegar na plataforma como em um site normal, ou como se estivesse em um game. Cada marca expositora vai ter seu espaço na plataforma. Nele, poderá disponibilizar fotos, vídeos e arquivos em PDF da coleção. Os catálogos, inclusive, podem ter a opção de download para o lojista.

Ao acessar o espaço da marca, o comprador pode ativar o botão “interesse de compra”. Com esta ação, seu contato será redirecionado para o comercial da marca. Assim, os fabricantes terão o controle de suas próprias vendas.

Quais foram as inspirações para o ciclo de palestras?

Mariana – Nossa seleção de conteúdo surgiu de uma imersão no momento em que vivemos. Normalmente, recorríamos a palestras que abordassem o futuro. Contudo, entendemos que é hora de falar deste presente tão desafiador.

Como a Merkator analisa este momento singular?

Roberta – Vivemos um ano que ninguém poderia imaginar. Mas a Merkator entendeu como uma oportunidade de se reinventar. Lamentar somente não nos faz bem. Precisamos fazer do limão uma limonada. Aproveitamos a pausa forçada para pensar, alinhar, fazer diferente. E é isso que estamos fazendo. Não poderíamos deixar o mercado sem uma forma de contato, de gerar negócios.

Também acredito que o pior de tudo isso já passou. E quem seguiu batalhando, terá uma capacidade inigualável de sobreviver a qualquer outro desafio.

A plataforma pode substituir a feira presencial?

Frederico – Minha sensibilidade me diz que a feira presencial vai continuar, sim. O olho no olho tem seu valor. Mas as feiras presenciais precisarão se reinventar, oferecendo muito mais que um ambiente de compra e venda, que é o que nós, da Merkator, viemos fazendo há algum tempo, investindo no conteúdo e na diferenciação.

Na plataforma virtual, tudo é muito novo. É difícil prever como vender, como comprar, mas é a solução para o nosso presente. Ainda não há um modelo pronto ou uma certeza do futuro. Acredito que virtual e físico estarão muito alinhados. De toda forma, estamos muito seguros que em 2021, o SICC será presencial.

SERVIÇO

  • SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado
  • Dia 07 de julho
  • Das 09 às 21h
  • Plataforma eMerkator – inscrições abertas
  • Lançamentos primavera-verão de 250 marcas
  • Conteúdo:

Fashion Snoops apresenta Painel Tendências, das 09h15 às 09h45;

Fred Rocha fala sobre “O futuro do seu negócio depende de você hoje”, das 10h às 11h30;

Universidade Feevale apresenta Painel Economia, das 12h15 às 13h;

Juan Pablo Boeira  traz a palestra “INNOVAÇÃO FRUGAL Uma nova metodologia de Inovação mais rápida e mais barata para tempos de crise”, entre  13h15 e 14h15;

Caito Maia apresenta  “A loja do futuro: o varejo voltará muito mais forte!”, das 14h30 às 15h30;

Painel especial sobre Logística;

Dayana Wasem fala “Como montar uma estratégia de compra personalizada”, entre 16h45 e 17h45;

Maicon Dias faz a palestra “Na mente do consumidor”, das 18h às 19h;

Linx SetaDigital apresenta “Painel Tecnologia”, das 19h15 às 20h;

Rossandro Klinjey mostra como o equilíbrio emocional é a chave para qualquer recomeço, pessoal e profissional, na última palestra do dia.

Compartilhar

Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro, é preso em Atibaia

Avançar »

Ministro da Educação, Abraham Weintraub anuncia saída do governo Bolsonaro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*