• Visualizações 861

Maior edição da Fábrica Conceito ocorrerá na Fimec 2020

Iniciativa terá números recordes e será grande atrativo da feira, de 10 a 12 de março, nos Pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo

Selo1

 

 

Da Redação Calçados S/A:  www.calcadossa.com.br (Siga no Facebook)

Realizada nesta quinta-feira, dia 23 de janeiro, na sede do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), em Novo Hamburgo/RS, a coletiva de imprensa da 11ª edição da Fábrica Conceito antecipou as novidades do grandioso projeto que vai integrar a Fimec, de 10 a 12 de março.

A reportagem da Calçados S/A acompanhou o evento que revelou os números recordes da iniciativa para este ano: em um espaço de 1.100 metros quadrados, estarão montadas seis linhas de produção, que responderão por 17 modelos de calçados – 16 femininos e um masculino. As fabricantes Calçados Ramarim e Grupo Arezzo serão parceiras da Fábrica Conceito, e a Escola do Calçado Senai vai participar com uma linha de produção de modelos desenvolvidos pelos alunos do curso de formação de técnicos de calçados.

À frente da Fábrica Conceito estão o IBTeC, Fenac S.A. e Coelho Assessoria Empresarial. A proposta da ação é apresentar aos visitantes da Fimec a aplicabilidade dos processos tecnológicos, logísticos e produtos expostos na Fimec, a partir da fabricação de calçados em tempo real.

IMG_2207Atrativo sem igual

Em sua fala, o diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung, classificou a Fábrica Conceito como um atrativo de relevância singular para a Fimec. “O projeto vem de um histórico crescente e é motivo para a vinda de muitos empresários que visitam a feira. Tenho certeza que pesaria muito ao evento não tê-lo”, afirmou, complementando que o fabricante gosta de ver na prática a máquina ou componente que deseja negociar.

Responsável pela coordenação da fábrica, o gestor de área de consultoria técnica do IBTeC, Paulo Model, detalhou que, com mais de 90 empresas participando, a Fábrica Conceito 2020 contará com um total de 50 operários e 40 alunos do Senai, que serão responsáveis pela produção de cerca de 3.500 pares, nos três dias da feira. O projeto usará 132 máquinas e equipamentos.

O diretor da Coelho Assessoria Empresarial, Luis José Coelho, destacou que o processo que será demonstrado envolve equipamentos que proporcionam qualidade e alta produtividade, além de matérias-primas sustentáveis.

Automação e tecnologia                

Uma das inovações que a Fábrica Conceito vai apresentar será um equipamento que permite a automação da aplicação de adesivos na sola, através de um robô. O aplicador automático de adesivo é um sistema inteligente que reconhece o relevo da sola. A tecnologia diminui a necessidade de pessoas nas linhas de produção e proporciona alta qualidade e produtividade.

Outra delas será a produção dos cabedais dos tênis de knit. A tecnologia contribui para a agilidade do processo de produção e para zerar perdas com materiais. A máquina reproduz designs inovadores e tecimentos tridimensionais sem costuras.

O equipamento tem um sistema único onde os designs podem ser criados e analisados utilizando simulações em 2D e 3D, com altíssima fidelidade, reduz a necessidade de amostras físicas, o que diminui o tempo do processo de desenvolvimento, custos de tecimento de amostras e ainda contribui para o aumento da qualidade de cada produto.

 

Texto e fotos: Camila Veiga

Compartilhar

João de Deus é condenado a 40 anos de prisão por estupro

Avançar »

Em feira na Colômbia, IBTeC investe na internacionalização

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo
home_central_vertical