• Visualizações 610

Copa do Mundo ajudou comércio a vender mais em maio

IBGE divulgou estudo que apresenta comparação com maio de 2009, ilustrando aumento nas vendas, especialmente de televisores e eletrodomésticos.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A Copa do Mundo da África do Sul, disputada no período de 11 de junho a 11 de julho deste ano, foi um dos fatores que contribuíram para a alta de 10,2% nas vendas do comércio em maio em comparação com o mesmo mês de 2009.

A conclusão é do economista Reinaldo Silva Pereira, com base na Pesquisa Mensal de Comércio de maio divulgada nesta terça-feira, dia 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

“O evento da Copa do Mundo levou a uma antecipação de compras [em maio], principalmente na parte de eletrodomésticos e televisores”, disse Pereira. O segmento de móveis e eletrodomésticos teve alta de 19,5% nas vendas nesse período e respondeu por 20,1% do crescimento do comércio varejista.

Para o economista do IBGE, o aumento da massa salarial que vem ocorrendo no Brasil também contribuiu para a alta de 10,2% nas vendas de maio. Ele ressaltou também que a alta de 10,2% também é o reflexo do baixo crescimento do comércio em maio de 2009, mês-base da comparação. Como o mês-base teve pequeno crescimento, o aumento de maio deste ano parece ainda maior.

Informações de Agência Brasil

FOTO: reprodução / Mauro Vieira-DC

Compartilhar

FIFA admite que utilização de tecnologia em linha de gol será avaliada em reunião

Avançar »

Ranking da FIFA: fracasso na África do Sul põe brasileiros em terceiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*