Sociedades

Se nos primeiros tempos da colonização hamburguense as sociedades serviram para unir os imigrantes em torno de sua cultura e do lazer, atualmente elas se tornaram ponto de encontro para famílias de todos os sobrenomes e espaços de lazer para crianças, jovens e adultos.
A Sociedade Ginástica Novo Hamburgo foi fundada em 1894 e, atualmente, tem cerca de 13 mil sócios. Tem atletas destacados no tênis, natação e punhobol. Aos seus associados, oferece ampla área de churrasqueiras, sede campestre, brinquedos para crianças, futebol, salão de festas. Um dos grande eventos da casa é o Carnaval Vermelho e Branco. Na cidade há, também a Sociedade Ginástica de Hamburgo Velho.

Já a Sociedade Aliança completou 118 anos em 2006. Nela está localizado o Monumento ao Imigrante, que comemorou os 100 anos da imigração alemã no Estado. Deu-se pela fusão da Sociedade de Cantores Frohsin, Sociedade Atiradores e América Tênis Clube adotando a data de fundação da mais antiga, 04 de maio de 1888. Por isso seu símbolo são os três elos olímpicos.
A prática do tiro ao alvo – comum entre os imigrante alemães – impulsionou a criação do Grêmio Atiradores Novo Hamburgo. Sua fundação deu-se em 1892 e, em 1958, o clube se fundiu com a Sociedade da Mocidade Bailante.

Turismo
home_central_vertical