Eslovaco é campeão de mountain Bike Downhill no morro Santa Marta

Filip Polc venceu o Red Bull Desafio no Morro, deixando o vice-campeonato para o catarinense Markolf Berchtold, de 29 anos. Pneu furado deixou o favorito Gee Atherton em último lugar.

O eslovaco Filip Polc é o campeão do Red Bull Desafio no Morro – competição de mountain bike downhill realizada neste domingo, dia 27, no Morro Santa Marta, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Com o tempo recorde de 01:39:91 na final, Polc desbancou o catarinense Markolf Berchtold, que tinha a melhor marca do dia (01:41:57), mas caiu para segundo após a impressionante descida do eslovaco. O inglês Gee Atherton, campeão mundial de downhill e líder das classificatórias de sábado, furou o pneu de sua bicicleta e ficou com o décimo tempo. Dan Atherton, irmão de Gee, completou o pódio com 01:42:29.

“É lindo ver toda uma comunidade unida para a realização deste evento. Os tempos estavam muito competitivos e eu sabia que não poderia vacilar. Evitei ao máximo o uso dos freios e deixei a gravidade agir para garantir a vitória. Estou feliz e impressionado com tudo que vi aqui.”, destacou Filip Polc, de 27 anos.

Melhor entre os brasileiros desde os primeiros treinos, Markolf Berchtold, de 29 anos, arrancou gritos e aplausos dos moradores da comunidade, que tomaram conta das ruas e becos do morro, para assistir de perto alguns dos melhores pilotos de downhill do mundo – quatro deles, do Brasil. “Foi alucinante. Só estando aqui para saber como esse ambiente nos contagia, com todo esse carinho que recebemos das pessoas”, disse Berchtold, após a cerimônia de premiação, no pé do Santa Marta. “Fui tentando melhorar a cada descida e felizmente o melhor tempo ficou guardado para a final, apesar de um pequeno errro que cometi na largada”, completou o catarinense.

Cerca de 100 moradores do Santa Marta colaboraram para a montagem da pista e produção do Red Bull Desafio no Morro. Esta foi a primeira vez que uma competição esportiva internacional foi realizada em uma favela do Rio de Janeiro. Alguns dos melhores atletas de mountain bike downhill tiveram que encarar uma exigente pista morro abaixo, composta por escadarias, becos estreitos e rampas instaladas entre as construções da comunidade. 

O evento contou com apoio da Secretaria de Estado de Esportes, Turismo e Lazer do Rio de Janeiro; da Riotur/Prefeitura Municipal e do GRES Mocidade Unida do Santa Marta.

Red Bull Desafio no Morro – Resultado Final:

 1. Filip Polc (Eslováquia) – 01:39:91

2. Markolf Berchtold (Schroeder/SC, Brasil) – 01.41.57

3. Dan Atherton (Inglaterra) – 01:42:29

4. Stevie Smith (Canadá) – 01:45:16

5. Wallace Miranda (Aparecida/SP, Brasil) – 01:46:61

6. Doron Cattoni (Timbó/SC, Brasi) – 01:49:80

7. Antonio Leiva (Chile) – 01:50:48

8. Mario Jarrin (Equador) – 01:52:20

9. Volkmar Berchtold (Schroeder/SC, Brasil) – 01:53:35

10. Gee Atherton (Inglaterra) – 02:06:80

Fotos:

1. Filip Polc desceu o Santa Marta em tempo recorde e ficou com o título. (Fabio Piva/Red Bull Photofiles)

2. O piloto catarinense Markolf Berchtold superou alguns dos melhores do mundo e ficou com o vice. (Marcelo Maragni/Red Bull Photofiles)

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*