Polêmica Gre-Nal: Especialista em leitura labial diz que gremista não pediu menos dedicação contra o Flamengo

Vídeo na Internet sugere que garoto Bergson disse: “Não chuta mais a gol”. Para especialista, frase seria “Mesma coisa, mesma coisa. Continua mesma coisa.” COMPARE!

Felipe de Oliveira felipe@novohamburgo.org

A temporada 2009 acabou no último domingo no futebol brasileiro. As polêmicas, não. Aliás, parecem estar só começando.

Leia Mais

Colorados reclamam: jogador do Grêmio teria pedido para time parar em campo

Dessa vez, deu a lógica: Flamengo é hexacampeão brasileiro e Internacional fica com o vice

Desde a derrota do Grêmio para o Flamengo que evitou a conquista do Brasileirão pelo Inter, colorados insistem na tese de que os gremistas foram a campo no Maracanã com a intenção de perder. E dizem ter “provas”. Trata-se de imagens que começaram a circular na Internet no dia seguinte em que o garoto Bergson teria dito a Douglas Costa: “Não chuta mais a gol!”. O suposto pedido ocorreu logo depois da virada flamenguista no segundo tempo.

O jornal Zero Hora desta terça-feira, dia 08, publica entrevista com um especialista em leitura labial que absolve o jovem gremista. Gilmar Pereira, 27 anos, assistiu o vídeo em que Bergson conversa com Douglas Costa e emitiu sua opinião. “Não é possível fazer uma leitura perfeita, o vídeo corta muito. Mas me parece, não é 100% de certeza, que ele fala o seguinte ao entrar em campo: Mesma coisa, mesma coisa. Continua mesma coisa”, diz o especialista.

Sobre as imagens em que o gremista Léo aparece falando com Adriano, ambos com a mão na boca, Pereira explica que o gesto impede que se faça a leitura labial. Colorados alegam que essa seria mais uma evidência de que o resultado foi combinado.

VEJA O VÍDEO EDITADO PELOS COLORADOS

[nh]bQVSF_9tAPw[/nh]

PROTAGONISTA

O protagonista da nova polêmica está em Santa Maria com o Grêmio, onde disputa o Campeonato Brasileiro Sub-20. Em entrevista à RBS TV, Bergson (foto acima) – que estreou entre os profissionais no Maracanã – revela que até sua mãe recebeu telefonemas de pessoas querendo saber que história era aquela não chutar mais a gol.

O gremista admite apenas que seus gestos dão mesmo a entender algo como baixar o ritmo, evitando um eventual empate, suficiente para o Inter sagrar-se tetracampeão. “Eu disse o que o Rospide mandou eu dizer. Era para ficar tudo do mesmo jeito taticamente, jogando normal. Falei que não era para mudar nada. Não teve nada dessa história de não chutar mais no gol. Pode olhar na imagem”, se defende.

CAMPANHA GRÊMIO ENTREGA

A polêmica não é por acaso. Milhares de gremistas endossaram durante a semana que antecedeu a rodada final do Campeonato Brasileiro a campanha “Grêmio Entrega”. Até jogadores e dirigentes tricolores chegaram a cogitar essa hipótese para evitar que o maior rival ficasse com o título. Mudaram o discurso em seguida, no entanto, e prometeram profissionalismo. No último domingo, dia 06, o Flamengo venceu de virada por 2 a 1 e conquistou o hexacampeonato. O Inter foi vice.

Leia Mais

Rivalidade acirrada: campanha “Grêmio entrega” toma conta da Internet

Os gremistas defendem Bergson na Internet. Alegam que a frase na verdade é “Mesma coisa, mesma coisa. Continua mesma coisa”, como supõe o especialista em leitura labial ouvido por Zero Hora. A julgar pela avaliação da imprensa nacional, não houve mesmo combinação de resultados. Cronistas esportivos de todo o Brasil elogiaram a postura do Grêmio em campo. Na semana passada, o procurador do Tribunal Superior de Justiça Desportiva – STJD, Paulo Schmitt, garantiu que ficaria “de olho” em possíveis indícios de favorecimento ao Flamengo.

VEJA O VÍDEO EDITADO PELOS GREMISTAS

[nh]qLIrAS4eRhc[/nh]

Com informações do ClicEsportes

FOTO: divulgação / Grêmio.net

Compartilhar

Colorados reclamam: jogador do Grêmio teria pedido para time parar em campo. Veja o vídeo!

Avançar »

Cabañas responde a estímulos e policia já tem suspeitos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*