• Visualizações 858

Atraso nas obras faz Porto Alegre ser a cidade-sede com o maior número de projetos retirados para Mundial

Caso medidas não fossem removidas, capital-gaúcha perderia recursos conquistados, até então, para a Copa do Mundo de 2014.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Todas as obras de mobilidade urbana de Porto Alegre foram removidas da lista de projetos para a Copa do Mundo.  A medida foi divulgada nesta segunda-feira, dia 25, pelo governo federal.

Das 14 obras do Mundial que foram retiradas da Matriz de Responsabilidades (documento que contém as obras da Copa), 10 são de Porto Alegre. Com isso, ela se tornou a capital-sede com o maior número de projetos remanejados, todos previstos para 2010.

Mesmo com este empecilho, as obras para o evento serão realizadas. O secretário municipal e Gestão, Urbano Schmitt, informa que as taxas de juros permanecerão as mesmas, contudo, a previsão é de que as obras sejam concluídas apenas depois da Copa do Mundo. A decisão foi tomada pela prefeitura em julho em função do atraso nos cronogramas.

Dois projetos ainda podem ser concluídos antes do Mundial: a duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva e o viaduto da Júlio de Castilhos junto à Rodoviária. Para Schmitt, é possível que o viaduto da Avenida Bento Gonçalves esteja pronto até a competição.

Isto não significa, porém, que qualquer uma das obras serão interrompidas. A Prefeitura de Porto Alegre e a União estão com um acordo que transfere os projetos para o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. Se eles não fossem retirados da Matriz de Responsabilidades da Copa, os recursos seriam perdidos. O não cumprimento dos prazos afetaria diretamente o repasse das verbas, conforme consta o contrato.

Atualmente duas obras estão na Matriz; Uma cujo total é de R$ 15 milhões, em que serão trabalhados na pavimentação da região do Beira-Rio e na construção das três ruas que ligam a Padre Cacique à Avenida Edvaldo Pereira Paiva.

Informações de Zero Hora

FOTO: ilustrativa / transparencianacopa.com.br

Compartilhar

Dupla Gre-Nal | Irritado, Renato deixa entrevista e Clemer evita polêmica com Willians

Avançar »

Estão abertas as inscrições para Equipes Esportivas da Universidade Feevale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*