Fenômeno empolga a torcida no seu último jogo e Brasil vence a Romênia

Em sua despedida, Ronaldo brilhou durante 17 minutos, quase marcou três vezes e saiu de campo ovacionado pelo Pacaembu.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Quem não viu ao vivo, só verá em arquivo! O dia 07 de junho de 2011 entra para a história do futebol mundial como o dia que Ronaldo Fenômeno disse adeus a camisa da Seleção Brasileira.

Em sua despedida, durante os 17 minutos em que esteve em campo, o eterno camisa 9 brilhou: quase marcou três vezes e saiu de campo ovacionado pela torcida que compareceu ao estádio do Pacaembu, em São Paulo, mais do que para ver o Brasil, para ver um ídolo brasileiro.

Antes de entrar para a sua última participação oficial, com a camisa amarelinha, Ronaldo viu do vestiário os minutos iniciais do amistoso entre Brasil e Romênia. Se o jogo era de despedida para o R9, era também a última chance para os jogadores conquistarem um lugar na lista de Mano Menezes, para a Copa América, que será realizada no próximo mês, na Argentina.

O Brasil iniciou o jogo com Jadson na meia cancha e Fred no comando do ataque. E os dois não desperdiçaram a oportunidade. Jadson se movimentou muito, sofreu um pênalti que o arbitro marcou falta fora da área e deu um lindo passe para Neymar quase abrir o placar. Já Fred tentou duas vezes de longe, mas foi de dentro da pequena área que o atacante marcou o único gol do jogo.

Aos 21 minutos, Neymar driblou o goleiro e cruzou para Fred só escorar para as redes. Na comemoração todos os jogadores brasileiros comemoraram imitando Ronaldo, com o dedo indicador para o alto.

Alguns minutos depois, foi a vez da Romênia lembrar que o jogo era sério e só não empatou porque a bola explodiu no travessão de Victor, após Muresan bateu falta da intermediária.

Aos 27 minutos o estádio do Pacaembu esqueceu do jogo e passou a acompanhar a trajetória de Ronaldo, que saiu do vestiário, caminhou até o banco de reservas, falou com o técnico Mano Menezes e aos 30 minutos substituiu Fred.

Em campo Ronaldo se movimentou pouco, mas participou muito! Na primeira bola que foi para a jogada, o Fenômeno preferiu não disputar a bola no meio campo e deixo o zagueiro romeno sair jogando.

Em sua segunda jogada, Ronaldo não deixou o zagueiro chegar e tocando de primeira fez uma linda triangulação com Neymar e André Santos.

Adaptado ao jogo, o camisa 9 se soltou e iniciou um show de posicionamento, dentro da área, que só não foi perfeito pela falta do gol.

Aos 35 minutos, Ronaldo recebeu na direita, tocou para Neymar e recebeu na cara de Tatarusanu, mas o leve toque do Fenômeno não foi suficiente para evitar a grande defesa do goleiro.

Quatro minutos depois, foi a vez de Robinho tabelar com Neymar e receber na frente. O ex companheiro de Ronaldo no Milan, tocou para o R9, que completamente livre, pegou errado na bola e jogou longe do gol. Após o chute, Ronaldo abriu um grande sorriso, foi abraçado por Robinho e certamente pensou que a falta de ritmo fez ele perder a oportunidade.

Porém o Fenômeno teria mais uma chance. Aos 42 minutos, o zagueiro Lúcio arrancou da defesa, chegou até a intermediária e lançou para Neymar. O atacante do Santos invadiu a área e viu que Ronaldo, inteligentemente, não correu e ficou livre na entrada da área, O camisa 11 da seleção, considerado por Ronaldo o seu sucessor, rolou a bola na medida e o Fenômeno soltou uma bomba que mais uma vez o goleiro defendeu.

No fim do primeiro tempo, que foi até os 47 minutos, todos os jogadores fizeram um corredor humano e saldaram o ex-jogador. Após, Ronaldo deu uma volta olímpica e depois se dirigiu ao centro do gramado para agradecer o apoio dos torcedores. “Gente, vocês são demais”, disse o Fenômeno, que chegou a se desculpar por ter perdido as três últimas oportunidades com a amarelinha.

Na volta para a segunda etapa, Nilmar entrou na vaga de Ronaldo e o jogo caiu de produção. Sem a produtividade do primeiro tempo, a seleção de Mano foi vaiada e ainda ouviu a torcida brasileira gritar olé, em algumas trocas de bolas dos romenos. No fim, 1 a 0 para o Brasil, algumas vaias para os jogadores e a lista para a Copa América.

Confira a lista dos 22 jogadores que vão se apresentar no dia 20 de junho no Rio de Janeiro, iniciar os exames médicos e no dia seguinte embarcar para a Argentina:

GOLEIROS
Julio César (Inter de Milão)
Victor (Grêmio)

LATERAIS
Daniel Alves (Barcelona)
Maicon (Inter de Milão)
André Santos (Fenerbahçe)
Adriano (Barcelona)

ZAGUEIROS
Lúcio (Inter de Milão)
David Luiz (Chelsea)
Luisão (Benfica)
Thiago Silva (Milan)

VOLANTES
Ramires (Chelsea)
Lucas Leiva (Liverpool)
Sandro (Tottenham)

MEIAS
Elano (Santos)
Elias (Atlético de Madri)
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Jadson (Shakhtar Donetsk)
Lucas (São Paulo)

ATACANTES
Neymar (Santos)
Robinho (Milan)
Fred (Fluminense)
Alexandre Pato (Milan)

O time canarinho está no Grupo B ao lado de Venezuela, Paraguai e Equador. A estreia será justamente contra os venezuelanos, no dia 3 de julho, em La Plata. As partidas seguintes vão acontecer em Córdoba, diante dos paraguaios, no dia 9, e equatorianos, no dia 13.

FOTO: reprodução / GloboEsporte.com

Compartilhar

Fenômeno: Chega o dia do adeus

Avançar »

Despedida de Ronaldo repercute na imprensa internacional em tom de aclamação

8 comentários

  1. david bruno
    8 de junho de 2011

    ronaldo e sempre ronaldo

    Responder
  2. david bruno
    8 de junho de 2011

    era para ronaldo joga ate os 15 minutos do 2 tempo mais valeu ronaldo o brasil agradece!!!

    Responder
  3. Emily
    8 de junho de 2011

    Foi muito linda a despedida do Fenômeno eu me emocionei bastante na hora de seu discurso e quando ele disse:”Vocês ainda vão me ver,mas dessa vez fora dos campos!”
    Ele mereceu aquela homenagem e nos brasileiros só temos a agradecer a ele!
    Valeu R9!

    Responder
  4. 8 de junho de 2011

    ronaldo vc é o cara, na despedida não deu para fazer o gol, mais valeu apena, vc jogou muito bem…. RONALDO O FENOMENO!!!!
    BJS PARA TI RONALDO….

    Responder
  5. 8 de junho de 2011

    ronaldo vc é o cara…. o brasil agradesse. por tudo q vc tem feito por nós… valeu ronaldo fenomeno..

    Responder
  6. 8 de junho de 2011

    o brasil agradesse por tudo q vc tem feito por nós… valeu ronaldo fenomeno..

    Responder
  7. 10 de junho de 2011

    gostei do ceu jogo no brsil valeu quase q fas um gol

    Responder
  8. rubens junior
    6 de setembro de 2011

    ronaldo sou seu fa número um
    fiquei muito triste que voçe não conseguil marcar ogol mais mesmo assim fico te elogiano voçe ja recebeu um comvite para jogar no flamengo vai lá mengãoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo time melhor do mundo
    tomara que o mundo enteiro cai na real vira torcedor do flamengo melhor time do mundo

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*