• Visualizações 4947

Fórmula 1: Papelão da Ferrari e vitória de Alonso em Hockenheim

Após largada espetacular, de terceiro a líder, brasileiro Felipe Massa recebe “informação” da escuderia italiana pelo rádio na 49° volta e deixa espanhol passá-lo.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Este domingo, dia 25, iniciou com mais um papelão da Ferrari para os mundo assistir. Após uma espetacular largada, pulando de terceiro para a liderança, o brasileiro Felipe Massa recebe uma “informação” pelo rádio na 49° volta e deixa o espanhol Fernando Alonso passar para vencer o GP de Hockenheim, na Alemanha.

Além de ter largado muito bem, Massa guiava com muita segurança e controlava Alonso, seu companheiro de equipe, na disputa pela vitória. Mesmo mais veloz o espanhol não conseguia passar o brasileiro e em uma conversa pelo rádio com a equipe reclamou da situação. “Isto é ridículo”, esbravejou Alonso.

Algumas voltas depois foi a vez dos dirigentes da escuderia se posicionarem com a situação e coube ao engenheiro de Massa, Rob Smedley, passar a informação para o piloto brasileiro. Na 49ª volta, a 18 do fim, Rob Smedley chamou Massa pelo rádio de comunicação e disse pausadamente: “Fernando está mais rápido que você. Pode confirmar que entendeu esta mensagem?”

A confirmação que entendeu o recado veio imediatamente, quando Felipe Massa quase parou o carro na pista para ceder a liderança da corrida a Alonso. Para completar o constrangimento, Massa ainda ouviu no rádio outra mensagem do engenheiro, se desculpando pelo incômodo: “Boa decisão. Temos de ficar assim agora. Desculpe”, finalizou Smedley.

Com a “ajudinha” da equipe, o espanhol venceu o GP em Hockenheim, conquistando sua segunda vitória na temporada 2010. O brasileiro chegou em segundo, seguido por Vettel, da RBR, Lewis Hamilton e Jenson Button, a dupla da McLaren. Na entrevista coletiva, Felipe Massa seguiu a cartilha e até elogiou o trabalho da Ferrari, mas foi irônico ao ser perguntado sobre a manobra polêmica. “Não preciso dizer nada sobre isso”, disse Massa.

Após a corrida os dirigentes da equipe italiana tiveram de ir à torre de controle do autódromo para explicar o incidente e as ordens codificadas na comunicação por rádio durante a corrida.

Depois de ouvir as explicaçõe dos dirigentes da Ferrari os comissários  acabaram considendo a escuderia culpada por ter ordenado a troca de posições entre seus pilotos no GP da Alemanha. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) multou o time em US$ 100 mil e julgará o caso em uma reunião extraordinária do Conselho Mundial da entidade.

FOTO: reprodução / Getyy Imagens

Compartilhar

Muricy Ramalho diz não e CBF convida Mano Menezes

Avançar »

Lula inicia obras no Beira-Rio

69 comentários

  1. joberio
    25 de julho de 2010

    horrivel o que aconteceu no grande premio da alemanha palhçada da ferrari

    Responder
  2. joberio
    25 de julho de 2010

    palhaçada da ferrari o que aconteceu no gp da alemanha .

    Responder
  3. jose cesar
    25 de julho de 2010

    eu nao vou mais assistir esta droga ta pensando que a gente e palhaço eu nao preciso dissu bando de imbecil idiota um abraço

    Responder
  4. washington pedroso
    25 de julho de 2010

    É VERGONHOSO VER ISSO ACONTECER!

    PELA 2 VEZ ISSO NOS DEIXA DECEPCIONADO!

    O JOGO E JOGADO, QUEM GANHA TEM QUE LEVAR.

    VOU DEIXAR DE VER A FORMULA 1.

    DECPCIONADO APOS TER ASSISTIDO 12 14 GP BRASIL.
    SACANAGE!

    Responder
  5. elton josé
    25 de julho de 2010

    é não tem mais nenhuma graça assistir a formula 1 eu era repito era fã da ferrari mas agora não sei mais

    Responder
  6. JOSE MARIA RIBEIRO
    25 de julho de 2010

    E UMA VERGONHA E DESRRESPEITO A TODOS BRASILEIRO QUE AS VEZEZ FICCAM ATE DE MADRIGADA ARA ASSISIR FORMULA 1 E TORCER PARA OS BRASILEIROS…..FOI UM TAPA NA CARA…CHAMAR TODOS QUE AMAM A FORMULA 1 DE PALJAÇO.

    Responder
  7. elton josé
    25 de julho de 2010

    quem é fã da formula 1 deve estar apavorado como eu . assim não dá mais. os 2 carros deveriam ser desqualificados e a ferrari perder os pontos

    Responder
  8. hudson
    25 de julho de 2010

    a atitude da ferrari foi a esperada por mim,poi s alonso tem + pontos que massa,porem isso faz com que deixemos de assistir a f1.a escuderia deveria tomar uma puniçao de ficar pelo menos 5 gp sem participar por que já é insidente neste assunto!!!!

    Responder
  9. douglas
    25 de julho de 2010

    ” A DECISAO FOI MINHA!!!” um cara que ja tem milhoes na conta, fica se sujeitando a esse ´tipo de situação!!
    Coisa de latino mesmo!!! “Tenho que cumprir ordem da equipe!!!” Quero ver se a FIA vai ter peito de tirar os pontos da Ferrari nesta corrida e retira-la das corridas por 1 ano? CADE A ESPORTIVIDADE? PARABENS PARA A RBR E A MCLAREN QUE DEIXAM SEUS PILOTOS DISPUTAREM ESPORTIVAMENTE AS CORRIDAS. A FERRARI NA FORMULA 1 SO TEM INTERESSES ECONOMICOS!! NEGOCIO MESMO!!
    QUE MANCADA EM FELIPE MASSSA!! PEDE AS CONTAS E VAI CORRER EM OUTRA EQUIPE!!!
    CORRE POR DINHEIRO NE, FAZER O QUE?
    VOCE DEU MOTIVO PARA SER MAIS UMA VERGONHA DO ESPORTE NACIONAL E MUNDIAL!!!

    Responder
  10. Márcio
    25 de julho de 2010

    Cade a federação brasileira de automobilismo que não se promuncia porque, vai acabar o amor do brasileiro pelo automobilismo ja é a segunda vez discarademento que isso acontece. A Ferrari devia ser punida e perder todos os pontos isso e uma vergonha.
    A FORMULA 1 É UMA VERGONHA……

    Responder
  11. Reinaldo Rodrigues
    25 de julho de 2010

    Vivemos inovações negativas no esporte e na sociedade,onde se quer ganhar a qualquer preço e infelizmente o que aconteceu com o Felipe Massa neste domingo 25/07 é uma prova inconteste,o torcedor que é a razão de ser do esporte é deixado de lado.È! vivemos inovações negativas e infelizes!!!

    Responder
  12. Reinaldo Rodrigues
    25 de julho de 2010

    Vergonhoso! Péssimo para o esporte mundial o que aconteceu com este grande piloto de formula 1 de automobilismo Felipe Massa.Péssimo para o esporte em geral.

    Responder
  13. orly
    25 de julho de 2010

    Estou decepcionado com felipe massa pensei que ele seria diferente do rubinho sou fã de f1 não acredito que teremos um outro airton senna.Que pena…

    Responder
  14. 25 de julho de 2010

    Sinto muita falta de outras épocas que tinhamos Airton Senna e o Nelson Piket que eram verdadeiros pilotos e tenho a certeza que o senna não deixaria allam Prost passar nem que o Papa pedisse e sim jogar o carro em cima dele, mas ao mesmo tempofico feliz pois temos a RBR
    com seus pilotos que guiam com verdade e a Maclarem .Alonso? Shumaker? precisam de uma força essa época acabou Felipe Massa se liga cara faz isso não………JUNIOR

    Responder
  15. orly
    25 de julho de 2010

    Pensei que felipe massa teria dignidade,Que pena!Adoro f1 mas não tá dando mais…

    Responder
  16. Mario Vinha
    25 de julho de 2010

    Caros Senhores,

    Mais um Brasileiro passado para trás!
    A semelhança do Fernando Alonso com o Dick Vigarista do desenho animado “Corrida Maluca” é pura e verdadeira semelhança… tanto fisicamente quanto na conduta de pilotar.
    Lamentável!!
    Seria interessante o Massa pensar já em mudar de escuderia.
    Sds, Mario.

    Responder
  17. Mario Vinha
    25 de julho de 2010

    A semelhança do Fernando Alonso com o Dick Vigarista do desenho animado “Corrida Maluca” é pura e verdadeira semelhança… tanto fisicamente quanto na conduta de pilotar.
    Lamentável!!
    Seria interessante o Massa pensar já em mudar de escuderia.

    Responder
  18. Benedito Nathalino
    25 de julho de 2010

    A Ferrari já fez um campeão por pelo menos umas cinco vezes, com esta atitude indecente, nojenta e totalmente anti-esportiva. Mostra-se uma equipe “mafiosa” que não respeita os princípios morais de qualquer esporte, que é COMPETIR E QUE VENÇA REALMENTE O MELHOR”.Tal atitude deveria ser punida com a perda dos pontos da corrida, para os dois pilotos, e uma multa muito mais pesada do que estes miseros Cem mil dólares, para eles isto é café pequeno como dizemos aqui no Brasil. O Sr. Schumacher deveria enfiar o rabo entre as pernas e ficar quietinho em seu canto, pois foi o maior beneficiado com esta palhaçada que a Ferrari faz na Fórmula 1. O Sr. Felipe Massa não convençeu ninguém com a alegação de que a decisão de deixar foi sua, pois todos ouviram quando foi aberto o rádio, tanto para ele, quanto para o Alonso, de que a decisão já estava tomada. Três segundos de vantajem numa corrida e sem nenhuma aparência de falha no veículo, tanto que Massa terminou a corrida muito bem e se precisasse forçar mais sua máquina ero só querer, são sinais de que Massa estava tranquilo e venceria folgamente. A Ferrari, como qualquer equipe que faça o mesmo, deveria ser punida também com a não participação na prova seguinte. Agora um recado ao Sr Felipe Massa= Meu amigo, antes de tudo você carrega sobre os seus ombros uma torcida que têm uma bandeira muito forte nas mãos chamada BRASIL. Somos fanáticos por Fórmila 1 há muito anos, levantamos cedo para ver nossos pilotos correrem, e quando não, ver realmente os melhores disputarem curva a curva uma corrida. Deixamos muitas vezes de ir ver nosso time de bairro disputar uma partida para te ver correr com diginidade e não fazer parte desta palhaçada que mais uma vêz acontece na Fórmula 1, com a Ferrari e mais uma vêz com um piloto Brasileiro. Se você acha que o salário que a Ferrari te paga para correr como 2º piloto está bom, então comportesse com tal e não crie ilusões para nós, não seja mais um Barricchelo na vida, bom piloto mas que se sujeitou a esta sujeira do Cavalo Rompante. Mas se sua dignidade, sua honra são contra isto, ponha a boca no mundo e vá correr por outra equipe onde você possa ter uma postura de Homem e não de rato. Torço por você mas não assim.
    Espero que a FIA tome medidas coibitivas muito sérias daqui para frente, para que um esporte muito querido no mundo e principalmente aquí no Brasil, não venha a cair no descrédito total, pois duvido que um patrociniador sério, venha a por a sua marca numa equipe suja, desonesta, e que será mostrada para o mundo inteiro quer na mídia televisiva quanto impressa, a qual acredito mostrar por mais tempo as fotos daquela corrida.
    MASSA, como disse antes, sou teu fã, como milhares no Brasil, mas não faça parte desta palhaçada, não perca este carinho que temos por você, que foi conquistado dia a dia, com certeza não é o teu perfil e o de tua família.
    Nathal.

    Responder
  19. Benedito Nathalino
    25 de julho de 2010

    Apenas um recadinho ao Sr. Schumi, após a sua infeliz defesa a atitude tomada pela Ferrari=

    C A L E A B O C A

    Responder
  20. Benedito Nathalino
    25 de julho de 2010

    Um outro fator importante nisto tudo é o de que o povo Espanhol não precisa de um campeão feito nestas condições, Haja vista os campeões que de lá saem em muitas modalidades esportivas, sem precisarem de ajudinha dos bastidores. O Sr. Alonso parece não ter a capacidade de ficar atras de um companheiro de equipe, como ele mesmo disse: Isto é ridículo, por achar ser ele o 1º piloto ou por ele já ter sido campeão do mundo. Isto a não o torna melhor do que ninguém. Competência se prova na pista, carro andando bem vai-se para cima e passa sem ninguém precisar mandar o da frente sair. Lógico que tem os Truli da vida, mas aqui não é o caso. Além da palhaçada feita pela Ferrari, o Sr. Alonso mostrou total despreparo psicológico para conviver com as adversidades que a vida impõe em certos momentos, ele se acha o tal por já foi um campeão do mundo, e daí pergunto eu. Isto não o faz o dono da verdade. Cuidado meu amigo, muito como você já ganharam muito e enfiaram tudo no buraco rapidinho por não terem tido a capacidade de conviverem com a fama e não terem o psiquico suficientemente preparados para viverem com muito dinheiro no bolso. Aliás temos um trecho de uma música que diz= Dinheiro na mão é vendaval, é vendaval…………

    Responder
  21. Paulo Moisés Ferreira Maciel
    25 de julho de 2010

    Sou tifosi desde que Gilles Villeneuve guiava a ferrari. Naquela época a ferrari era uma equipe louvável pois nunca vi Villeneuve deixando qualquer dos seus companheiros de equipe ultrapassá-lo devido a ordens da equipe. Resta lembrar que ele foi companheiro de equipe de Niki Lauda(na época campeão de 1975) e Lauda foi bicampeão ao lado do estreante Villeneuve sem jamais precisar de ordens de equipe para passá-lo.
    Na década de 70 a ordem era passe se puder. Jody scheckter foi campeão em 1979 sem precisar dessas famigeradas ordens. Villeneuve e Pironi chegaram a protagonizar duelos incríveis. Alan Prost e Nigel Mansel foram outros pilotos da Ferrari que jamais se utilizaram desse subterfúgio.
    Como falei a ferrari já foi uma equipe digna de nossa admiração e hoje é de enfurecer e falecer de vergonha o melhor dos tifosis. Na era Schumacher/Barrichello essa atitude era descaradamente comum e agora a equipe italiana veio a ressucitar tal atitude antidesportiva que deveria ter sido banida da f1.
    Hoje foi mais um dia de luto para um esporte do qual sou fã e acompanho desde os longínquos anos 70.
    Se faz necessário uma atitude energica por parte da FIA e dos altos escalões da entidade. Não precisamos de mais uma crise na F1.
    Uma punição gravíssima será necessária para extirpar esse câncer, concordo com o Elton José, a ferrari deveria perder os pontos e os seus pilotos também.
    De vergonha o mundo anda cheio e desqualificar um esporte tão brilhante quanto a formula 1 é de merecer o nosso desprezo e repúdio.

    Responder
  22. Paulo Moisés Ferreira Maciel
    25 de julho de 2010

    Uma triste atitude antidesportiva da ferrari e digna de toda reprovação. Acredito que o saudoso Enzo jamais aceitaria isso. Quando ele comandava a ferrari o lema era passe se puder para os seus comandados. Não desejamos o revival da era Schumacher/Barrichello.
    A ferrari deveria ser punida severamente e isso é uma vergonha para o esporte para o Brasil.
    Infelizmente a ferrari é a vergonha da f1 digo isso mesmo sendo um tifosi ha quase 34 anos.
    Sinto muita falta das antigas corridas onde a ferrari comandada por Enzo jamais passava por essa sujeira.
    A formula um sobreviveria muito bem a saida de uma equipe que tanto lhe envergonha e lhe desqualifica.
    Ridículo é esses pseudo-campeões que precisam de decisões como essas para fazer nome jamais chegarão em questão de personalidades desportivas como Senna, Fangio , Prost ou Lauda, que nunca se utilizaram de despropósitos para vencer corridas.
    A FIA deveria punir a Ferrari com as perdas de pontos dos pilotos e da própria equipe, além de passar uma corrida desqualificada, é o mínimo que poderia acontecer.
    Estou de luto pelo esporte, pelo Brasil. Felipe Massa, não precisamos de um novo Barrichello.
    Schumacher jamais poderia opinar sobre esse assunto pois ele foi o piloto mais sujo que passou pela F1 (espero que ninguém supere esse recorde).
    Em suma o triste fim de uma equipe que é a própria história desse louvável esporte.

    Responder
  23. wagner
    26 de julho de 2010

    se eu pudesse julgar pelos comissarios de provas da f1,com certesa desclassificaria os dois pilotos,para mostra a ferrari como e que se compete.
    tem que ganhar na pista,e mais bonito,ok!

    Responder
  24. 26 de julho de 2010

    Como é vergonhoso a FORMULA 1! Não tem honrra, não tem ética moral! Manipulação é geral tanto de equipes como de pilotos. De pilotos porque fazem de tudo para ganharem ou ser o primeiro piloto. Amantes de corridas não devemos deixar essã paixão nos cegar, vão dizer não a Formula da Corrupção.

    Responder
  25. Paulo
    26 de julho de 2010

    Vergonha, tenho vergonha quando vejo que esse espanhol não é capaz de ganhar na pista precisa de ajudinha desse bando de mercenarios que comandam a escuderia ferrari, sinto vergonha de um dia ter torcido por um brasileiro na ferrari.
    Fiquem sabendo Sr. Alonso e comandandes da Ferrari, aqui no Brasil temos atitudes de homens, diferentemente de voces…
    Você Alonso deveria ter vergonha de comemorar uma vitoria nessas condições, na verdade essa vitoria foi a maior derrota de sua carreira…
    Infelizmente a escuderia Ferrari se tornou sinonimo de vergonha.

    Responder
  26. Ricardo
    26 de julho de 2010

    E vergonhoso o papelão da FERRARI,nós Brasileiros termos exelentes pilotos, e sempre ficão em segundo plano, sempre que mostran-ser superior aos seu companheiros, a propria equipe,os obriga a ceder o seu proprio mérito aos outros!!!

    Responder
  27. Carlos Noronha
    26 de julho de 2010

    É, mais uma vez a ferrari fazendo o público, e a categoria de palhaços !
    Mas desde que o espanhol entrou na escuderia, eu já esperava alguma coisa deste tipo, Felipe Massa será o mesmo que o Rubinho foi tmb na ferrari, ou seja sair da frente para o espanhol passar. Que pena e que decepção !! Ferrari toma vergonha na cara !!!

    Responder
  28. Vinícius
    26 de julho de 2010

    Eu nunca mais assisto uma corrida de Formula 1. Foi a coisa mais ridícula que eu já vi. Que tipo de campeonato é esse? que o melhor não ganha. É uma vergonha BOICOTE a Formula 1!

    Responder
  29. Zé Marcelo
    26 de julho de 2010

    PAPELÂO ESSA FERRARI!!!!
    Milhões de barasileiros fazendo papél de IDIOTAS.

    Responder
  30. onofre fernandes
    26 de julho de 2010

    ontem assisti uma promessa como o Massa éra, cair na vala comum dos derrotados perante a vida, como brasileiro me envergonhei muito, menino de uma resposta a vc mesmo reconcidere sua carreira talento por talento o seu é melhor , senão vai ser sempre o segundo, que saudade do Sena deo Nelson que tinham fibra e não se prestavão a isso

    Responder
  31. ilmar alba (ex trouxa)
    26 de julho de 2010

    Fórmula 1 é uma marmelada só?
    1) qual o tesão que dá assistir a uma corrida, sabendo que as cartas já estão marcadas?
    que já foi decidido quem irá ganhar, e quem não irá.
    2) uma coisa que chama a atenção, é que numa temporada, um piloto fica em quase todas as poles (Massa), e na temporada seguinte, não consegue quase nenhuma.
    3) – Numa temporada, um piloto ganha várias corridas e na seguinte, somente uma ou outra (Hamilton).
    4) – Numa temporada uma marca fica na ponta, e na outra temporada, é outra que assume a liderança.

    Será que de uma temporada a outra, Um carro muda tanto assim? Os pilotos mudam tanto assim?

    No ano passado tivemos uma lameira com o Nelsinho Piquet, onde entregou que a equipe ordenou que ele batesse o carro para deixar outro piloto chegar na frente.

    Na última corrida, ontem, mais uma prova de que as cartas são marcadas, foi o MASSA estar em primeiro, e a equipe ordenar que ele deixasse o companheiro passar.

    Uma LAMA. pra mim os números milionários que os pilotos ganham, que as equipes gastam, é tudo lavagem de dinheiro. Alguém tinha que investigar isso. trouxa quem assiste uma corrida.

    Responder
  32. Zé Macaco
    26 de julho de 2010

    O macacada de plantão!!!
    Para os europeus nós somos um bando de caipiras, que moram no mato , comendo bananas, jogando futebol, no meio de mulheres peladas.
    E quando tem a chance de mostar que é homem, abre as pernimhas e se entrega todo.
    Seu massinha de pastel bichado, se muda para MONACO, que chique, pois toda turminha alegre, milionaria e covarde esta la.
    Suma daqui moleque.

    Responder
  33. antonio donato
    26 de julho de 2010

    EU ERA FÂ DA F-1 E DA FERRARI DA QUAL
    TENHO UMA 250 GTO QUE VOU ME LIVRAR
    DELA POIS SOU CONTRA O QUE NÃO PRESTA!

    Responder
  34. marklei dias nascimento
    26 de julho de 2010

    issso éuma pouca vergonha para com o felipe massa esssa escuderia da ferrarieuma comedia,e por outro lado o fernando alonso chegou nesse ano na ferrari e ja tem preferncia é brincadeira !!!!

    Responder
  35. Geba
    26 de julho de 2010

    Que poder tem este Alonso hem? acabou com a carreira do Nelsinho,e agora felipe comete o mesmo erro, é a mesma coisa que meu time de futebol deixar o oponente ganhar,uma vergonha, isso não é esporte!

    Responder
  36. geraldo magela amaral
    26 de julho de 2010

    O QUE ACONTECEU NA FORMULA 1, FOI UMA VERGONHA E FALTA DE RESPEITO COM TODOS AQUELES QUE É FA DA FORMULA 1, APARTIR DESTA CORRIDA EU NÃO PERCO MAIS TEMPO COM CORRIDA, OS FÃS DA FORMULA 1 FICA DANDO IBOPE PARA ELES, O NOSSO PAGAMENTO E ISTO AI. A FALTA DE REIPEITO.

    Responder
  37. geraldo magela amaral
    26 de julho de 2010

    EU QUERIA VER O COMENTARIO DO GALVÃO BUENO, ELE É UM GRANDE PUXA SACO DA FERRARI, AGORA FALA GALVÃO.

    Responder
  38. Alexandre
    26 de julho de 2010

    Muitos fãs da fórmula 1 estão decepcionados pelo que aconteceu no GP da Alemanha.No entanto, se esquecem, ou ignoram um fato muito importante, os patrocinadores.Quem teve a ilusão de que o Felipe Massa poderia competir de igual para igual com Alonso dentro da equipe por igualdade ou até mesmo algum privilégio, está totalmente enganado, porque Alonso foi para a Ferrari por causa de um Banco espanhol que investiu pesado na escuderia e na Formula 1 e vai fazer de tudo para que “seu” piloto vença ou tenha preferencia na equipe.Em suma, teremos, por mais uns anos apenas coadjuvantes e mais um “Pé-de-chinelo” na formula 1.

    Responder
  39. Arnaldo Vechi
    26 de julho de 2010

    Minha nossa, que vergonha!!!!!
    De novo se repete aquela historia do gp da Austria, onde hoje só mudou os personagens mas a diretoria continua a mesma, egoísta como sempre. A fórmula 1 está tão mau das pernas em matéria de competição, que tecnologia nenhuma vai devolver o equilibrio de duelos entre esses carros!!! Será que só nós é que vemos isso???? e agora vem a Ferrari fazer um papelão desses!!! Pode???????
    A fórmula 1 está morrendo e ningém vai salvar ela dessa má administração, eu confirmo, perdeu de vez a vontade de assistir a essa competição ridícula!!!!

    Responder
  40. Diogenes Luiz Santos
    26 de julho de 2010

    Virou moda seu ALONSO usar sua má induli na Formula 1 é ninguém fala nada sempre Ele se dar bem, lembra do caso do Nelsinho, Alonso foi para FERRARI e Nelsinho ficou sem emprego e marginalizado, Alonso nunca sabe de nada tem que dar uma par de asas parece Ele parece um anjinho.
    Depois desta acabou Formula 1 para mim e só mutreta dos Diligentes não tem comprometimento como o Publico infelizmente.

    DIOGENES LUIZ

    Responder
  41. 26 de julho de 2010

    Lamentável!!!
    Perdi o prazer de assistir F1. A Stock Car parece mais real. O Massa deveria ir para o boxe, assim ele tiraria alguns pontinhos da equipe para o campeonato de construtores.
    Massa! Mc Laren e Mercedes são mais sérias do que a Ferrari. Saudades do Senna e Alan Prost que travavam um duelo que valorizava muito a F1, e a Mc Laren não interferia. O vermelho ferrari acabou!!! É vermelho Vergonha, e bota vergonha nisso. Quando Senna se foi os meus domingos ficaram tristes, e quando estava melhorando acontece esse episódio. Muito desapontado que estou!!!
    Acabou, agora aos vou lavar meu carro ouvindo uma boa música, só assim não assistirei essas coisas.
    Abraços,

    Responder
  42. 26 de julho de 2010

    olha é vergonha para toda a torcida ferrari pos em todas as voltas eles estavam fazendo o melhor tempo ta agora dar uma besta ordem para um dos melhores piloto por causa de um espanhorzinho de araque isso é um cumulo e um desrrespeito a nação brasileira lembramos que isto ja ocorreu com o proprio Rubinho porcamizeria

    Responder
  43. ALCEMAR
    26 de julho de 2010

    NÃO POSSO ACREDITAR QUE TAL FATO VENHA SE REPITIR,ISSO É UMA COVARDIA COM OS AMANTES DA F1.SÓ ESPERO QUE A “F I A” TOME UMA ATITUDE A ALTURA DO OCORRIDO E QUE NÃO FIQUE APENAS NA INSIGUINIFICANTE MULTA.”RIDICULA”

    Responder
  44. rubens
    26 de julho de 2010

    Na realidade a vitoria do felipe, nao teria grande impacto para o campeonato, ja a do alonso, da esperanças a ele e a ferrari de chegar ao titulo. Claro que sou brasileiro e também nao gosto dessa sacanagem, mas pensando em equipe, a decisão foi correta! Foça felipe vc é muito mais do que essa sujeirada toda!!!

    Responder
  45. bruno cipriani jr
    26 de julho de 2010

    isso tudo é um desrespeito com a nação brasileira que acompanha e torce e ate vestem a camisa dessa escuderia ja fizeram uma dessa uma vez comRubinho e agora com o Massa isto é uma pórcamizeria

    Responder
  46. george
    26 de julho de 2010

    Que palhaçada, mais uma vez a ferrari e mais uma vez com um piloto brasileiro será que esta equipe desonesta e antiesportiva só quer os babacas brasileiros para servir de escudeiros para os outros pilotos dela, pois os erros da equipe nos boxes só acontecem com nossos pilotos e não lembro de nenhum dos pilotos brasileiros serem beneficiados pelo jogo de equipe como este,pensei que felipe massa não iria se passar a esse papel com rubinho o fez ,ledo engano e nós torcedores que acompahanmos este CIRCO o ano todo somos desrespeitados tanto por esta equipe como por nossos pilotos. Já ficou claro que a ferrari não merece a torcida dos brasileiros mesmo que tenha os coadjuvantes pilotos do brasil em seus carros.

    Responder
  47. ROBSON DE SOUSA
    26 de julho de 2010

    A melhor resposta para essa palhaçada que a ferrari fez,é boicotar o grande premio do Brasil de formula 1.

    Responder
  48. 26 de julho de 2010

    VERGONHA ASISTIR A FOMULA 1

    PONISAO EXEMPLAR PARA A FERRARI

    DERESPEITO AO PUBLICO E TOCEDOR DA ESCODERIA

    MASSA SAI FORA DA IIIIIIII

    VOCE TEM CAPACIDADE EM QUALQUER ESCODERIA COM MAIS RESPEITO……

    Responder
  49. Marcelo
    26 de julho de 2010

    Depois dessa vergonha, acho que ta na hora do Felipe Massa parar de brincar com a cara dos otarios que ficam assistindo F1 e ir para o KART pois essa sim é a categoria correta para ele. Vigarista sem vergonha

    Responder
  50. JOCIEL
    26 de julho de 2010

    para nos que gostamos de esporte acima de tudo somos brasileiros acho que esta na hora de nossos pilotos pendurarem o volante por que a gente não precisa passar por isso. vergonha diante de todo o mundo.

    Responder
  51. marcelo
    26 de julho de 2010

    É uma vergonha o automobelismo só tem a perder ; Esporte e competição e que vença o melhor ; desse jeito nao tem mais graça de torcer ,e sem torçedor nao tem porque eles competirem em tao parem com essa vergonha ou parem de competir

    Responder
  52. Luciano Stella
    26 de julho de 2010

    Quem achava que Felipe Massa éra candidato a ídolo brasileiro na F1 teve a confirmação. Vendeu o orgulho brasileiro, fraco, Oque dizer de milhões de brasileiros que torciam por ele. Duvido que Ayrton Senna, ou Piquet ou Fitippaldi, fariam uma coisa dessa. Não adianta fazer Genero e cara de brabinho no podiun. Decepção total!!!!

    Responder
  53. Rodinei
    26 de julho de 2010

    Isso é uma vergonha e um pouco caso com todos os fãs da formula 1.

    Responder
  54. Marcelo Santi
    26 de julho de 2010

    Isso é uma vergonha. Pilotos brasileiros são marionetes na mao destas pessoas. Nossos pilotos são crianças, não são homens de verdade.
    Rubinho fez a mesma coisa, Nelsinho piquet pior ainda e por fim o Massa, que vergonha de ser brasileiro.

    Onde estão as pessoas de valor deste país?

    Responder
  55. thiago
    26 de julho de 2010

    e a GLOBO????? fiquei chateado com o Massa…mas a Globo fazendo de tudo para não parecer uma coisa de outro mundo, medo de perder a audiencia…e o SANTANDER????? quando ví o presidente daquele banco nos boxes da Ferrari fiquei imaginando…aiaiai…já que a Ferrari acha mais importante o dinheiro do banco espanhol que a audiência do público brasileiro…quero não mais assistir a corrida e principal ENCERRAR MINHA CONTA NESSE BANCO ESPANHOL…por conta da crise, nosso país levou o resultado desse banco nas costas…SANTANDER, FORA DO BRASIL JÁ!!!

    Responder
  56. Novazzi
    26 de julho de 2010

    Caros colegas , Eu achei isso uma falta de carater do Felipe Massa , que juro que era super fã de formula 1 , asistia os treinos e não via a hora de chegar o momento da largada , que decepção eu provavelmente não vou mais assistir essa falcatrua entre piloto e equipe isso foi demais , não sou fã do Volei , mas a partir de agora com certeza o volei ganhou mais um torcedor os caras jogam com raça , outra coisa que está ficando insuportavél e o futebol resultados combinados não é mais novidades nenhuma esses escandalos , a globo deveria transmitir mais o Volei , basquete até mesmo o futebol que apesar dos escandalos ainda é uma paixão nacional.

    Responder
  57. Santos
    26 de julho de 2010

    Toma vergonha na cara seu Felipe Massa , depois de tudo ainda quis justificar , se nós brasileiros tiver vergonha e brio na cara jamais vamos torcer para VOCE !!!!!! VOCE envergonhou o país deveria mudar para Itália ou outro país , o governo brasileiro deveria colocar VOCE no livre negro do Brasil….

    Responder
  58. sebá@
    26 de julho de 2010

    Felipe Massa , o Governo Federal deveria deportar O Sr. do Brasil voce envergonhou a nação voce é sem escrúpulo pessoas como voce o Brasil não precisa sua cidade natal Botucatu e todo Brasil torceu por voce quando sofreu acidente , ore para nunca mais acontecer isso com voce porque senão????????, já viu o que vai dar.

    Responder
  59. otavio henrique
    26 de julho de 2010

    acho que a puniçao imposta a ferrari deveria ser a perda dos pontos, ja que o valor da multa não e nen o que a ferrari gasta de papel higienico na temporada.

    Responder
  60. Altair
    26 de julho de 2010

    Caros colegas não vamos meter o pau no Felipe, imagine como não ficou a cabeça quando ele recebeu esta ordem a Quase 300kh, vamos sim e dar o troco nesses italianos, não comprando suas camisetas e outro porcarias e quando chegar o Grande Premio do Brasil vamos virar as costas quando passar um carro da Ferrari, Eu acho que precisamos ser mais patriotas quando essa ferrari de merda vier para o brasil.

    Responder
  61. Welington da rosa Tavares
    26 de julho de 2010

    Fico muito chateado,em saber que
    Felipe Massa foi mas um Brasileiro
    A servir de marionete na mão dos
    poderosos donos da ferrari.
    Estou com nojo da formula 1.

    Responder
  62. FERNANDO CORRALES
    27 de julho de 2010

    RASGUEI O POSTER QUE TINHA NO MEU QUARTO DA FERRARI NÃO TORÇO MAS POR ESCUDERIA FAJUTA

    Responder
  63. FERNANDO CORRALES
    27 de julho de 2010

    NÃO TORÇO MAS POR ESCUDERIA FAJUTA
    RASGUEI O POSTER QUE TINHA DA FERRARI

    Responder
  64. 27 de julho de 2010

    queria que todos os brasileiros dessem uma resposta a fiat que é dona da ferrari.Não comprando carros da fiat por pelo menos um més só para eles ver a força que nós brasileiros temos,aí eles vão aprender respeitar opovo brasileiro.

    Responder
  65. 27 de julho de 2010

    Não é atoa que o Schimi disse alto e bom som que o Barriquelo era o melhor 2º piloto que a FERRARI JÁ TEVE, Isto é uma vergonha, esses ITALIANOS são pios que o Satanaz.

    Responder
  66. 27 de julho de 2010

    A Ferrari sempre jogou sujo com seus 2º s pilostos, eles são sujos por natureza.

    Responder
  67. DANIEL RODRIGUES
    27 de julho de 2010

    UM CARA QUE JA TEM MILHOES NA CONTA COMO MASSA, DEVERIA PEDIR RECISAO DE CONTRATO, UMA EQUIPE DESSA UMA VERGONHA PAPELAO E TANTO.

    Responder
  68. musica33333
    27 de julho de 2010
  69. João Alfredo Amado de Oliveira
    9 de setembro de 2012

    VERGONHA NOVAMENTE NA FORMULA 1 !!!! COMO NÃO TÊM VERGONHA DE FRAUDAR NOSSOS DOMINGOS !!!!ESSA FRAUDE DEVE VALER UMA AÇÃO JUDICIAL COLETIVA CONTRA A GLOBO E FIA POR PERNAS E DANOS, PROPAGANDA FALSA, OU SEJA LÁ O QUE FOR !!! SE É TÃO NORMAL MANDAR O FELIPE MASSA DEIXAR O ALONSO PASSAR (sic)POR NÃO É FEITO ÀS CLARAS !!! POR QUE O ENGENHEIRO (SIC) DO FELIPE FICA DANDO INDIRETAS EM VEZ DE DIZER PRA ELE DEIXAR PASSAR !!POR QUE ISSO É ANTI ESPORTIVO, SE O ALONSO TEM QUE SER CAMPEÃO ELE QUE SE VIRE AMIGO!!! e AÍ EMERSON RESPONDE AÍ QUANTAS VEZES VOCÊ FOI “FAVORECIDO” (SIC) PARA GANHAR SEUS TÍTULOS ???? DEPOIS DE 35 ANOS ACOMPANHANDO A FORMULA 1 PERDI DEFINITIVAMENTE O INTERESSE !!!! ACABOU….

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo
home_central_vertical