Dessa vez, deu a lógica: Flamengo é hexacampeão brasileiro e Internacional fica com o vice

Cariocas levaram o título do Brasileirão 2009 ao vencer o Grêmio por 2 a 1 no Estádio do Maracanã e no Beira Rio colorados fizeram sua parte: 4 a 1 no Santo André.

Felipe de Oliveira felipe@novohamburgo.org

Foi o Campeonato Brasileiro mais imprevisível na era dos pontos corridos, que começou em 2003. O mais equilibrado também.

Ninguém se arriscava a apontar um campeão antes do apito final dos jogos deste domingo, 06 de dezembro. Afinal, quatro times foram aos gramados Brasil afora a partir das 17 horas com chances de levantar o caneco.

Pois a lógica resolveu entrar em campo justamente na última rodada. Os matemáticos davam 76% de favoritismo ao Flamengo. Já os internautas que opinaram na enquete do Portal novohamburgo.org nas duas últimas semanas eram menos convictos, embora 52% também apontasse os flamenguistas como campeões.

Dentro das quatro linhas, a matemática não basta. Tem que ter bola na rede. O Rubro-negro carioca, então, fez 2 a 1 no Grêmio e sagrou-se hexacampeão brasileiro em pleno Maracanã. Quase 100 mil pessoas fizeram a festa 17 anos depois do último título. Em Porto Alegre, o Internacional fazia sua parte. A goleada de 4 a 1 no Santo André, contudo, não foi suficiente. Faltou a ajudinha do rival e os colorados ficaram com o vice-campeonato.

RIVALIDADE – A lógica prevaleceu, é verdade. Mas quem apostou que seria fácil, enganou-se. Mesmo sob forte pressão da torcida para que entregasse o jogo, evitando assim o título do rival, o Grêmio se impôs em campo e fez um primeiro tempo até melhor do que o Flamengo. E olha que jogou com um time praticamente reserva.

A semana tumultuada, com a rivalidade Gre-Nal transcendendo as divisas da “República dos Pampas”, foi em vão. Os gremistas honraram a tradição gaúcha e jogaram pela vitória. Pelo menos foi a impressão que teve a equipe do Portal novohamburgo.org que acompanhava a partida.

CONEXÃO PORTO ALEGRE/RIO DE JANEIRO

rodada_finalQue a rodada seria emocionante, todo mundo sabia. O que pouca gente imaginava é que acabaria tomando contornos de dramaticidade.

Roberson abriu o placar para os gaúchos (gremistas e colorados) e encheu de esperança os torcedores que foram ao Beira Rio. Uma cena que entrará para a história. O gol do Grêmio foi comemorado como se fora do Inter. Aliás, o gol do Inter sairia em seguida, com Alecsandro.

Só que a história começava a mudar ainda na etapa inicial. David empatou para o Flamengo no Maracanã. Índio ampliaria para o Inter em Porto Alegre. O segundo tempo das “finais” começou com resultados que interessavam aos colorados: Flamengo 1 X 1 Grêmio; Inter 2 X 0 Santo André.

Andrezinho fez 3 a 0 e durante 1h10min o destino da taça foi o Estádio Beira Rio. Ronaldo Angelim fez mudar o percurso com o gol da virada flamenguista e ela ficou mesmo no Rio de Janeiro. Giuliano completou a goleada colorada e Nunes descontou para o time do ABC Paulista. Final: Inter 4 X 1 Santo André; Flamengo 2 X 1 Grêmio.

AVALIAÇÕES

No Grêmio, a sensação é de alívio. Para o presidente Duda Kroeff, acabou sendo uma derrota “boa”. Os dirigentes do Inter preferiram minimizar o resultado. “O Grêmio não ganhou fora de casa durante todo o campeonato e não seria agora que iria chegar lá e ganhar do Flamengo”, avalia o vice-presidente Fernando Carvalho.

Daqui para a frente, tudo é 2010. O Grêmio termina a temporada sem um título sequer. E mais: não disputou nenhuma final. Foi o oitavo colocado no Brasileirão. Trata a Copa do Brasil como prioridade no primeiro semestre do ano que vem. O saldo colorado é melhor. Vice-campeão brasileiro e da Copa do Brasil. Pouco, no entanto, para um time apontado como um dos melhores do país no ano do seu centenário. A vaga na Libertadores é o que fica de mais positivo. Vale lembrar que quando foi campeão da América e do Mundo em 2006 o colorado ficou com o vice-campeonato no Brasileirão do ano anterior.

Com informações da rádio Gaúcha

FOTOS:

divulgação / Maurício Val / VipComm

divulgação / Maurício Val / VipComm

reprodução / site S.C. Internacional

Compartilhar

Quem será o campeão brasileiro de 2009? Faça suas apostas

Avançar »

Aluno da IENH é convocado para a Seleção Brasileira de Vôlei

9 comentários

  1. Douglas Benicio
    7 de dezembro de 2009

    O MELHOR DO MUNDO É FLAMENGO ♥

    Responder
  2. gabriellla
    7 de dezembro de 2009

    MENGAO e HEXAAAAAAAAAAA
    melhor so munduuuuuuuuuuuu

    da-lhe mengoooo

    Responder
  3. 7 de dezembro de 2009

    o flamengo é o maior e melhor time do mundo.somos todos rubros negros de coração é alma ;;;;e a agora e só curtir ;;;;; porque o nosso mengão e hexacampeão ******

    Responder
  4. natanael s
    7 de dezembro de 2009

    mengão hexa campeão é nois da-lhe mengão maior carriata teve aki na minha cidade e eu tava dentro mengão é nois

    Responder
  5. 7 de dezembro de 2009

    o são paulo e trimundial kkkkkkkkkkkkkkkk

    Responder
  6. Vagner
    8 de dezembro de 2009

    Só para conhecimento, favor acessar a página da CBF onde muito claramente, mostra que o flamengo é PENTA campeão. Segue o link para quem tem dificuldades para pesquisar:

    http://www.cbf.com.br/seriea/

    Responder
  7. Laura
    8 de dezembro de 2009

    MMMMMMEEEEEEENNNNNNNNGGGGGGOOOOOO
    hexa campeão
    flamendo eu sempre te amarei …

    Responder
  8. airon
    8 de dezembro de 2009

    FLAMENGAAOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    hexaaaaaacampeaoooooooooo

    e noizzzzzzz

    tank you my god

    bye bye

    kissssssss!!!!!!!!!!!!!!

    Responder
  9. Ludimila
    8 de dezembro de 2009

    eu só fãs de canteria do meu mengo do coração.hexa campeãos o pet.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*