Paulo Odone garante: Novo Hamburgo e o Vale do Sinos podem ser sede de treinos da Copa do Mundo

Titular da Secretaria Estadual Extraordinária da Copa 2014 esteve no Centro Universitário Feevale para discutir estratégias com representantes de 12 Prefeituras da região.

Felipe de Oliveira felipe@novohamburgo.org

No que depender do apoio do secretário Paulo Odone, Novo Hamburgo e o Vale do Sinos já estão na Rota da Copa do Mundo de 2014.

O titular da Secretaria Estadual Extraordinária da Copa 2014, criada no Governo Yeda (PSDB) para tratar dos preparativos para o mundial do Brasil, esteve na última quarta-feira, dia 04, no Centro Universitário Feevale. Expôs o trabalho realizado até então e ouviu os anseios de representantes de Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Hartz, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval e Sapiranga, além dos hamburguenses, é claro.

A idéia é fazer com que as cidades criem condições para sediar treinos, receber seleções em pré-temporada, abrigá-las durante a Copa, promover turismo regional, viabilizar espaços para festas, implementar centros de treinamento, preparar e divulgar portifólios dos municípios… Enfim, como projeta Odone, preparar o Estado para o futuro.

“Tudo o que for investido para a Copa do Mundo deixará um legado para as cidades, não só de infraestrutura, como também em capacitações de sua comunidade”, defende o secretário. “É difícil, mas daremos cobertura às cidades selecionadas. O mundial trará milhares de pessoas para o país e queremos que estas pessoas fiquem aqui e conheçam as nossas raízes culturais e se surpreendam com as nossas tradições.”

INVESTIMENTOS

Odone entende que a Copa do Mundo vai acelerar projetos e obras no Estado. Citou a reestruturação do aeroporto Salgado Filho, a BR-448 (Rodovia do Parque), extensão do Trensurb de São Leopoldo a Novo Hamburgo, Linha 2 do metrô em Porto Alegre (Linha da Copa), duplicação da BR-116 entre Dois Irmãos e Estância Velha, nova ponte sobre o Rio Guaíba e Aeromóvel – Trensurb/Aeroporto.

NOVO HAMBURGO OFICIALIZA COMITÊ

tarcisio_rota_da_copaAproveitando a passagem do secretário da Copa pela cidade, Novo Hamburgo oficilizou sua intenção de ser uma das subsedes. O prefeito Tarcísio Zimermmann (PT) assinou o decreto que cria o Comitê Executivo Novo Hamburgo na Rota da Copa. Em seguida, salientou as condições existentes na região para participar com protagonismo do mundial.

“Não tenho dúvidas de que somos uma das cidades mais poliglotas do país. Atuamos fortemente com exportação, o que nos faz falar um maior número de idiomas”, defende o petista. “Aproveitaremos a Copa para avançar e superar questões em relação à qualidade de vida, meio ambiente e políticas sociais. Todos os municípios desta região têm grandes projetos para superar as carências de nossa sociedade.”

O reitor da Feevale anunciou que a instituição de ensino tem como intenção não só participar do planejamento da Copa 2014, também planeja disponibilizar sua estrutura física e apoiar na capacitação de profissionais. “Nós não estamos competindo apenas com as outras regiões do Rio Grande do Sul, e sim, com todos os Estados do país que desejam receber turistas. Tenho certeza que, com muito trabalho e planejamento, atingiremos os nossos objetivos”, prevê Ramon Fernando da Cunha.

COPA PELO RIO GRANDE

O encontro de lideranças em Novo Hamburgo compõe uma agenda de reuniões regionais chamada de Copa pelo Rio Grande. Os debates já passaram por Canela, Caxias do Sul, Santa Cruz, Santa Maria, Santo Antônio da Patrulha, Bento Gonçalves, Passo Fundo e Erechim.

O Governo do Estado pretende dialogar com as comunidades, estabelecer parcerias, constituir fóruns e grupos de trabalhos regionais para que ações relacionadas à Copa contribuam para o desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável do Estado. A meta é tornar o Rio Grande do Sul referência de qualidade na acolhida às delegações, turistas e profissionais de mídia, tanto durante o mundial, quanto na Copa das Confederações, que ocorre um ano antes, em 2013.

Com Informações da Imprensa do Centro Universitário Feevale

FOTOS: Leonardo Rosa / Feevale

Compartilhar

Atletas da IENH participarão da Olimpíada Escolar Brasileira

Avançar »

Daiane diz que não sabia que substância era proibida

2 comentários

  1. Marco Antonio Boccasius Johann
    6 de novembro de 2009

    A Prefeitura de POA criou uma secretaria para a copa de 2014; o estado do RS criou outra com a mesma intenção; Novo Hamburgo pretende também criar sua secretaria para tal finalidade. Devo estar sonhando. Será que é preciso a realização da Copa do Mundo no Brasil para identificar e reconhecer as nossas deficiências? E depois da Copa? Até parece que os brasileiros amantes do futebol terão acesso aos jogos e treinos da seleções. Que piada. Pelo custo dos ingressos, será proibitivo. Parece repetição da Copa de 1970, no México, ou em 1978, na Argentina. “Vamos mostrar ao mundo que somos felizes” e que “este é um país que vai prá frente”. Pelo jeito, não aprendemos a lição…

    Responder
  2. RONALDO PAULO FABRICIO
    3 de julho de 2010

    QUEREMOS QUE ERECHIM TAMBÉM ABRIGUE UMA SELEÇÃO!!!!!!!!!!!!!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*