Infância e adolescência tranqüila na Alemanha

Novohamburgo.org – Você nasceu em que município?

Markus Wilimzig – Eu nasci no município alemão de Hamburgo, uma cidade que possui o segundo maior porto da Europa, tem hoje uma população que ultrapassa os 2 milhões de habitantes e está situada as margens do rio Elba – ao Norte do país. Hamburgo tem uma história de mais ou menos mil anos. Uma parte da cidade antiga, infelizmente, foi muito destruída durante a guerra.

Novohamburgo.org – Nos fale um pouco de sua família?

Wilimzig – Minha família é composta de três irmãos. Eu sou o mais velho. Depois meus pais tiveram mais um menino e uma menina. O restante da família, meus tios e avós estavam sempre por perto. Todos moravam num raio de mais ou menos 15 quilômetros. A minha avó materna era sempre quem cuidava dos netos quando os adultos precisavam se ausentar. Meu pai teve três irmãos e cada um deles teve quatro filhos. Uma prole grande para a realidade da Alemanha. Meu pai era pediatra a exemplo do pai dele. Atuou sempre no consultório particular que foi do pai. A minha mãe era dona de casa até criar os filhos e depois, como enfermeira, ela passou a auxiliar o meu pai no consultório atendendo crianças diabéticas.

Wilimzig: pai e avô eram pediatras

Novohamburgo.org – E como foi a sua infância?

Wilimzig – Eu tive uma infância muito boa. O que eu me lembro daquela época é das brincadeiras de ruas, com bola e carrinhos de lomba. No inverno fazíamos brincadeira com neve. Tínhamos tempo livre para as brincadeiras. Nós não tivemos eletrônicos que existem hoje. Nem televisão não era tão popular e quando eu era ainda criança, me recordo, que tinha de ir num amigo meu para assistir filmes nos sábados a tarde. A sala de estar do meu vizinho servia de acomodação para diversas outros moradores da comunidade para assistir ao filme. Era como um cinema particular.

Novohamburgo.org – Vocês moravam na zona urbana de Hamburgo?

Wilimzig – Sim. Morávamos num bairro bem próximo do rio Elba. Um manancial que durante a segunda Guerra Mundial estava bastante poluído pela industrialização e assim permaneceu até aproximadamente 15 anos atrás, quando passou por um processo de despoluição. Um rio que nasce na Tchecoslováquia, passa pela União Soviética e chega na Alemanha, hoje em dia com águas praticamente limpas, permite até que algumas pessoas se arrisquem a se banhar nele. Este é um bom exemplo de investimento do governo do lado Oriental, que investiu nas indústrias e recebeu apoio das pessoas, e todos eles trabalhando em conjunto conseguiram melhorar a situação do rio Elba – Um rio com quase dois quilômetros de largura.

Turismo
home_central_vertical