Ione Maria Rocha Jaeger

0703_ione

Entrevista realizada no dia 06/03/2007, na redação do novohamburgo.org

A poetisa, escritora e professora aposentada Ione Maria Rocha Jaeger é a quarta entrevistada da seção Perfil do portal novohamburgo.org. Conforme a proposta da entrevista, Ione foi questionada pelo jornalista Rafael Geyger e por outras personalidades hamburguenses.

Participaram da entrevista o secretário municipal de Cultura e Turismo, Frederico Momberger Neto, o produtor cultural Luiz Fernando Rodembuch e Pedro Henrique Rother, repórter do portal novohamburgo.org.

Ione relembra fatos da infância em Salvador, na Bahia, explica por que não gosta de comida apimentada, conta sobre as primeiras poesias e, sobretudo, faz uma análise da televisão e seu poder sobre a educação das crianças.

Ativista cultural, formada em Pedagogia, Ione exerceu o magistério nas três redes de ensino durante 30 anos. Tem como livros publicados Meteoros Angelicais no Espaço de Cão (1995), Baú de Prosa (1999), Eu Eleitor (2000) e Escavações no Tempo (2001).

Foi organizadora da Coletânea “Onde Os Poetas Se Encontram” (2001 a 2003). Também realizou palestras e oficinas de poesia. No teatro, escreveu e criou roteiros de peças. Na música, gravou a poesia Momentos Reticentes, com música de Rafael Bronzoni, no CD de mesmo nome da Banda Mundo Y.

É fundadora e presidente da Associação Cultural de Amigos das Artes (Acaart) e integrou diversas outras entidades culturais.

Turismo
home_central_vertical