O parlamentar garante ter trânsito no governo Federal

tarcisio04-0604

O parlamentar garante ter trânsito no governo Federal

Novohamburgo.org – O deputado Tarcísio tem relações dentro do Governo Federal?
Tarcísio – Sim. Dentro do governo Lula conheço muitos ministros que foram secretários comigo a exemplo de Dilma Rousseff , de Guilherme Cassel, e o próprio Tarso Genro. Conheço os ministros e pessoas influentes em Brasília e isto pode ajudar a futura administração municipal a trazer recursos para Novo Hamburgo. Por exemplo, os resultados positivos que São Leopoldo está obtendo com o prefeito Ari Vanassi é algo que precisa ser reconhecido. São Leopoldo é uma das cidades do Rio Grande do Sul que mais tem investimentos federais à fundo perdido. Isto muito se deve ao fato daquele administrador público conhecer os caminhos de Brasília. Então eu não tenho dúvidas de que é importante ser deputado Federal, mas é importante também que Novo Hamburgo tenha um prefeito com conhecimentos federais.

Novohamburgo.org – Como será possível aumentar a geração de empregos em Novo Hamburgo?
Tarcísio – Eu acho que Novo Hamburgo vive uma situação de impasse. A cidade conquistou a duras penas o título de Capital Nacional do Calçado. Isto se deve a importância que a indústria calçadista teve aqui no município. Mas a verdade é que hoje nós não somos mais a capital nacional da produção do calçado. Somos ainda o maior centro de tecnologia e um ótimo centro de serviços.

Temos ainda importantes indústrias calçadistas, porém, não somos mais a capital brasileira de produção de sapatos. Acho que a perspectiva da indústria calçadista local deve ser da busca da excelência em qualidade e em tecnologia. É por ai. Então eu imagino que a frente da administração nós vamos ter que fazer um grande esforço para integrar por exemplo: um trabalho da prefeitura com a Feevale, com as entidades representativas desse setor, com a Fenac, para dotar os empresários de condições para disputar mercados fundamentados na tecnologia e qualidade dos nossos sapatos. Acho que temos espaço para crescer.

Os cargos de confiança terão que ter uma jornada de pelo menos 8 horas diárias

Penso ainda que Novo Hamburgo precisa disputar também outras áreas do desenvolvimento. Por exemplo, a questão do aperfeiçoamento tecnológico. Agora com a criação da IETEC – empresa pública que vai produzir chips aqui no RS deverá haver um impulso a mais na área da tecnologia eletrônica de ponta.

Acredito que o poder público da cidade precisa se preocupar em trazer uma parte deste investimento para o benefício da comunidade local. Nós temos hoje, por exemplo, a Liberato que é uma instituição de grande reconhecido nesta área e que pode nos trazer aportes importantes nesta questão.

Acho que o desenvolvimento da cidade é um tema central e que exigirá a mobilização da prefeitura, do poder público municipal, dos empresários, dos trabalhadores, dos representantes dos nossos centros de pesquisa e de ensino, no sentido de identificar oportunidades para a cidade e de persegui-las de forma coordenada e articulada.

Turismo
home_central_vertical