Michele Blankenheim

Entrevista realizada no dia 28/12/2006, por e-mail.

Michele gostaria que as pessoas da cidade tentassem fazer alguma coisa para melhorá-la cada vez mais

A jovem Michele Blankenheim, estudante de nutrição, é mesmo uma apaixonada por Novo Hamburgo! Participante da Comunidade do Orkut Novo Hamburgo, contando com cerca de 10.000 membros, hoje ela é a “dona” da Comunidade e nos fala sobre o papel fundamental da internet na nossa vida.

Michele é natural de Novo Hamburgo, e sua família tem historia na cidade. Parente do fundador da Casa Paulo, há mais de 100 anos, se diz otimista em relação ao futuro e também uma apaixonada por Novo Hamburgo.

Costumo freqüentar o iL Brasco, OK Center, Bourbon, NovoShopping, alguns bares, os bairros Hamburgo Velho, Jardim Mauá, Centro.

Como surgiu a idéia de uma comunidade de Novo Hamburgo?
A comunidade não fui eu quem criou, foi criada por um amigo que acabou saindo do Orkut, e então a passou para mim. Quando ele entrou no Orkut ainda havia poucas pessoas. A comunidade Brasil, por exemplo, tinha menos de 100 pessoas, então ele foi criando comunidades, entre elas a de Novo Hamburgo.

Há quanto tempo existe a comunidade? Vocês tinham idéia do volume de pessoas que viriam a fazer parte?
A comunidade existe há quase 3 anos, mas sou “dona” dela desde o meio desse ano. Ela vem crescendo, porém, lentamente. Embora esteja com quase 10 mil pessoas, acho que ainda é pouco, pois Novo Hamburgo tem 300 mil habitantes, aproximadamente, e grande parte tem acesso à internet e ao Orkut.

Qual o sentimento em relação à NH?
Gosto de morar em Novo Hamburgo, apesar de achar que muita coisa poderia ser diferente, ou melhor, como em qualquer cidade. Mas é uma cidade bonita, relativamente calma, bem arborizada. Apesar de muitas vezes já ter tido vontade de sair daqui, eu amo Novo Hamburgo.

Quais os lugares que freqüentas em NH?
Costumo freqüentar o iL Brasco, OK Center, Bourbon, NovoShopping, alguns bares, os bairros Hamburgo Velho, Jardim Mauá, Centro.

O que falta em NH para ser uma cidade melhor?
Novo Hamburgo ainda tem muito a crescer. Acredito que precisa ser melhor administrada para poder ser uma cidade melhor. Nosso shopping está cada vez com menos lojas. Lembro-me agora só de uma praça que esteja em boas condições para ir tomar chimarrão, por exemplo. Mas não adianta nada investir na cidade se os moradores dela continuam querendo aproveitar a noite, e até o dia, somente na capital.

Não há quem queira abrir lojas, bares, boates, manter praças, se não mostramos interesse em usufruir disso. Novo Hamburgo parece que parou na época em que era referência no setor calçadista. Há anos não é mais isso, com certeza a cidade precisa de incentivo para ser referência em outra área, já que nessa deixou de ser. Infelizmente, cada dia fecha mais uma empresa e quem pode, não toma uma iniciativa para mudar isso ou, ao menos, tentar amenizar os problemas.

O que achas da internet?
A internet hoje é fundamental para muitas coisas. Temos acesso a praticamente, todos os assuntos, notícias atualizadas e nos permite “conhecer” coisas que sem ela talvez não tivéssemos acesso. Hoje ela está cada vez mais rápida e o custo também diminuiu muito. Eu tenho amigos que moram longe daqui e a internet facilita muito o contato com essas pessoas. Mas claro que junto com essas facilidades que ela nos proporciona surgem alguns problemas, se não tivermos cuidado.

Gostarias de deixar uma mensagem para as pessoas que moram em NH?
Achei a idéia do portal muito legal, pois Novo Hamburgo não possuía nenhum portal interessante com conteúdo ligado diretamente a cidade. Foi uma iniciativa muito inteligente e acredito que vá contribuir bastante para a cidade.

Gostaria que as pessoas da cidade tentassem fazer alguma coisa para melhorá-la cada vez mais. Não adianta nada reclamar que não tem o que fazer se quando tem algo diferente, ninguém vai. Cada vez que isso acontece diminui um pouco mais as opções de entretenimento. Espero que agora em 2007 surjam mais oportunidades e expectativas para a cidade e principalmente, que a situação econômica do município melhore.

Aproveito a oportunidade para convidar todos a participarem da comunidade de Novo Hamburgo no Orkut e usufruirem do portal novohamburgo.org.

Turismo
home_central_vertical