• Visualizações 92

Atletas do Projeto Canoagem na Escola estão qualificados para a seletiva do Pan-Americano Júnior 2021

A canoagem começou a encher os olhos dos brasileiros nas olimpíadas do Rio, quando Isaquias Queiroz conquistou três medalhas e agora, em Tóquio, conquistou o tão sonhado ouro. Porém, o esporte não é novidade para a cidade de São Leopoldo, que tem o Projeto Canoagem na Escola e Associação Leopoldense de Ecologia e Canoagem (Aleca) formando atletas de sucesso no esporte.

Cinco atletas formados pela Aleca estão qualificados para a seletiva dos jogos Pan-Americanos Júnior 2021, que acontecem entre 25 de novembro e 5 de dezembro, em Cali na Colômbia. A seletiva será no mês de setembro e terá a presença dos atletas leopoldenses Alysson Henrique, 21 anos; Rauany de Oliveira, 16 anos; Aghata Carvalho, 19 anos; Elieser Vargas, 21 anos; e Giovana da Luz, 18 anos.

A atleta Aghata Carvalho, que é uma das estrelas que saíram do solo e das águas leopoldenses e representa atualmente a Seleção Brasileira de Canoagem, falou sobre a sua trajetória e gratidão pelo projeto. “Eu iniciei no projeto aos 11 anos, onde passei a maior parte da minha carreira de atleta. O projeto canoagem na escola foi onde esse sonho de me tornar atleta começou. O pessoal que trabalhava conosco no projeto sempre foram muito atenciosos e apoiadores de cada um de seus atletas, sou muito grata a todos que me incentivaram e a coordenadora, que esteve sempre em busca de melhorar as condições de estrutura e treinamento do pessoal”, relatou a atleta.

“Eu fico muito feliz em ver ‘nossos filhos’ voando alto, pra longe. Quando começamos jamais poderíamos imaginar que teríamos alunos nossos convocados pra seleção e hoje são vários”, declarou a coordenadora, Daniela Maioli, que está a frente do projeto desde 2006.

A Aleca vem fazendo sucesso nas competições nos últimos anos, a equipe ganhou todas as competições por equipe e nível gaúcho de 2015 a 2019. Em 2018 ficaram como terceira melhor equipe do país no campeonato brasieliro, terceiro lugar no campeonato brasileiro de canoagem velocidade e a melhor equipe no campeonato brasileiro de maratona do mesmo ano.

O Projeto Canoagem na Escola foi criado em agosto de 2005 e é mantido até hoje pela prefeitura de São Leopoldo através da Secretaria Municipal de Educação (SMED). Antes da parada ocasionada pela pandemia da covid-19 o projeto estava atendendo cerca de 160 atletas no contraturno escolar, duas vezes por semana. Já a Aleca tem 30 atletas que treinam diariamente de segunda a sexta-feira.

Fotos: Divulgação/Aleca

Compartilhar

Prazo para obter desconto do Bom Cidadão no IPVA 2022 termina no fim de outubro

Avançar »

Canil Municipal acolhe animais abandonados em estrada por duas mulheres, que foram presas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*