• Visualizações 360

Ruas de Novo Hamburgo

Por Jorge Trenz

Quem primeiro chamou minha atenção para tudo que pode estar envolvido ou representado numa rua foi Paulo Henrique Kern, em seu livro Ruas & Praças de Novo Hamburgo – que guardo autografado. A partir do livro, fiquei querendo abordar o assunto, até que numa entrevista com o ex-Prefeito Miguel Schmitz, veio a deixa. Ele citou algumas das nossas avenidas, falou o motivo da implantação delas e porque se tornaram a espinha dorsal da cidade.

Muito antes de Cristo, dar nome aos locais de passagem foi a maneira encontrada pelo homem para saber onde estava e qual o melhor caminho para chegar aonde pretendia ir. Só que as ruas e seus nomes se tornaram tão corriqueiros em nossas vidas, que nem nos questionamos sobre elas. São parte do cotidiano e pronto!

Av. Doutor Maurício Cardoso já foi assim.

Cada cidade tem legislação específica para nomear suas ruas. Nossa Novo Hamburgo não é diferente. Mas temos aqui personagens importantes, que serão perpetuados na nossa história porque viraram nome de rua. Pedro Adams Filho, Victor Hugo Kunz e outros tantos, por exemplo. Mas também temos a 1º de Março; a Nações Unidas… Por isso, em 2021, na minha coluna “É Negócio?”, na Revista Expansão, aqui no blog e nas minhas redes sociais, vou explorar um pouco destas veias que alimentaram e pavimentaram nosso caminho.

É importante frisar que, como Consultor Imobiliário, meu olhar naturalmente se direciona para locais que progridem, valorizam os investimentos, atraem interesses. Então, precisei optar por um critério, pois, certamente, referências importantes poderão não ser contempladas. O critério adotado foi a extensão das vias.

Tomara que o tema “Ruas de Novo Hamburgo” seja do seu agrado. Espero continuar tendo a sua companhia nestas incursões pela nossa cidade. Tenho certeza de que podemos projetar o futuro, fazer acontecer num pensamento, numa atitude, numa iniciativa, numa empresa.

Na edição de maio, vamos revisitar um pouco da história da Rua Joaquim Nabuco.

Compartilhar

Novo Hamburgo adere ao Sistema de Avisos, Alertas e Ações, o 3As

Avançar »

Comusa: Márcio Lüders pede inclusão de servidores do saneamento no plano de vacinação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*