• Visualizações 108

Prefeitura decreta tombamento provisório do Casarão Friedrich

A Prefeitura de Novo Hamburgo publicou o Decreto nº 9709/2021 nesta quarta-feira, dia 5, que decretou o tombamento provisório do Casarão Friedrich, localizado na Estrada Germano Friedrich, nº 55, no bairro Guarani.

O imóvel é de propriedade particular, com data de construção estimada em 1845, e tem grande valor histórico, arquitetônico e cultural para o Município. No último dia 2 de fevereiro, um incêndio atingiu parte da estrutura, principalmente, a cobertura da edificação.

“O tombamento provisório do Casarão é fundamental para que a Prefeitura possa oferecer trabalhos técnicos e alternativas em relação ao projeto da cobertura provisória para proteção temporária, até que a família tenha condições de fazer uma obra de restauração que seja definitiva”, explica o secretário da Cultura, Ralfe Cardoso. “Definido o projeto da cobertura provisória, o tombamento também permite a contratação de uma empresa para executar este trabalho”, complementa.

O tombamento provisório é parte do processo para o tombamento definitivo do Casarão como patrimônio histórico do Município. “A partir deste tombamento ainda é que poderá ocorrer a medição do local por um topógrafo da Prefeitura para verificar exatamente os pontos que interessam para o patrimônio histórico para, então, darmos sequência no processo de tombamento definitivo do imóvel”, pontua o secretário.

Foto: divulgação/PMNH

Compartilhar

Câmara lança campanha Novo Hamburgo Sem Fome

Avançar »

Mais 243,4 mil doses da vacina AstraZeneca chegaram ao Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*