• Visualizações 85

Mensagens positivas nutrem a recuperação de pacientes

Atendentes de Nutrição fixam bilhetes com frases afetuosas às refeições servidas nas internações do HMNH.

Frases de carinho escritas em bilhetes têm feito a diferença no Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH). A iniciativa espontânea e singela partiu das atendentes de Nutrição Tatiani de Faveri, Débora Weiler e Ana Maria Sebastiany. Colegas de trabalho na casa de saúde hamburguense, elas alinharam entre si a ideia de fixar bilhetes aos pratos servidos a quem está internado no HMNH.

Cientes de que o bem-estar depende também de uma mente mais tranquila, o trio transmite carinho aos pacientes por meio de mensagens positivas que são fixadas às embalagens das refeições entregues aos pacientes. Afinal, palavras motivadoras sempre caem bem e renovam energias durante o processo de recuperação.

“Antes mesmo da covid-19, eu tive essa ideia dos bilhetes ao observar que havia pacientes que ficavam muitos dias internados, sem contato com familiar, meio sozinhos”, observa Débora Weiler. “Foi aí que surgiu um sentimento especial de afeto que me motivou a escrever mensagens, em um primeiro momento, a essa parcela mais solitária no período de internação”, completa.

Ainda de acordo com Débora, ela, Tatiani e a Ana resolveram unir forças assim que surgiu a pandemia, e estender essa proposta a todos os pacientes do HMNH foi o passo seguinte. “Está sendo uma experiência nova para as três, de dar uma atenção a quem está fragilizado no momento”, completa Tati. Os bilhetes têm sido aguardados com ansiedade no dia a dia que se vivencia nas alas de internação.

Para Débora, o mais importante na vida é tratar o outro da maneira com que gostaria de ser tratado. Dar um bom dia, trazer um sorriso no rosto, levar palavras de empatia, incentivo e alegria melhoram o ânimo e somam pontos na luta dia a dia rumo à alta hospitalar. “A gente fica feliz e gratificada com a repercussão de um gesto tão simples”, conclui Tatiani.

Foto: Jonas Soares/FSNH

Compartilhar

Aspeur/Feevale realiza doação de materiais a escola de São Leopoldo

Avançar »

Licenciamento vence em 30 de abril para veículos com placas final 1, 2 e 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*