• Visualizações 109

Estância Velha inova e promove Festival de Kerb no formato virtual

Confira a programação, que conta com apresentações online e terá atividades restritas.

Depois de um ano sem comemorar a tradicional festa alemã, devido a pandemia, Estância Velha inovou, e é a primeira cidade da região a promover um Festival de Kerb no formato virtual. Na manhã de domingo,18, ocorreu a abertura da 38ª edição da festa, que recorda e valoriza a chegada dos colonizadores ao Vale do Sinos e a fundação da Igreja. Duas celebrações religiosas marcaram o primeiro dia de Kerb em Estância Velha.

A primeira delas ocorreu na Igreja Católica e foi celebrada pelo bispo Dom Zeno Hastenteufel. Em seguida, a comitiva do Kerb foi até o pavilhão da Oase, da Igreja Evangélica, onde ocorreu culto ecumênico com as duas principais comunidades evangélicas do município. A celebração foi conduzida pelos pastores Jair Quinot e Glorinha (da IECLB) e Irineu Buss (da IELB).


Na sequência, ocorreu a cerimônia de coroação do rei e da rainha do 38º Festival de Kerb. O casal Jordão e Elisabete Cremonese receberam a faixa do casal rei e rainha do Kerb 2019, Cláudio e Claudete Engelmann. Antes da posse, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Gilberto Müller, agradeceu Jordão e Elisabete por ter aceitado o desafio de serem os primeiros reis do Kerb virtual da história de Estância Velha. O secretário também estendeu o agradecimento ao casal que, nos dois últimos anos, representou o município como rei e rainha do festival. “Vocês são importantes e ficarão para sempre na história da cidade, como pessoas que contribuíram, de alguma forma, com a cultura e a tradição estanciense”, colocou.

Assim que foi coroado, Jordão Cremonese fez seu primeiro pronunciamento como rei do Festival de Kerb. Ele agradeceu a confiança e avisou que fará o que for possível para representar bem o município. “É gratificante viver este momento, apesar de estarmos em uma situação atípica e em um Kerb inovador. Mas esperamos corresponder à altura a confiança que está sendo depositada na gente”, declarou.

Prefeito antecipa convite

O prefeito Diego Francisco aproveitou a festa de abertura do Kerb para valorizar a decisão da Administração em promover o festival mesmo em meio à pandemia. Destacou que Estância Velha, mais uma vez, mostra que é possível manter viva a tradição quando se tem boa vontade e espírito inovador. Ele também fez questão de lembrar o significado do Kerb. “A festa vai muito além da comida típica, da bebida e das bandinhas. O Kerb representa, de fato, a festa, a fé e a união das famílias com a Igreja”, colocou.


Ao saudar os recém empossados rei e rainha do festival, o prefeito Diego antecipou o convite para que Jordão e Elisabete sejam rei e rainha do Kerb de 2022. “Agradeço aos dois pela coragem de assumir este desafio. Sei que não é fácil, ainda mais por se tratar do primeiro Kerb virtual da região. Nenhum outro município fez algo parecido até então”, disse.

PROGRAMAÇÃO

38º Festival de Kerb de Estância Velha Online

16/04/2021 – SEXTA-FEIRA

19h – Pronunciamento online do prefeito e Reis do Kerb

18/04/2021 – DOMINGO

08h – Missa celebrada em alemão pelo Bispo Dom Zeno

09h – Culto Ecumênico na Oase com Pr. Jair Quinot

(Inscrições para participar na secretaria de cada Igreja).

19/04/2021 – SEGUNDA-FEIRA

10h às 17h – Visita dos Reis do Kerb no comércio da

cidade, imprensa e rádios.

20/04/2021 – TERÇA-FEIRA

12h – Entrevista com o Rei do Kerb 2005 – Sérgio Schröer

19h – Show online – Grupo folclórico Deutsche Seele

21/04/2021 – QUARTA-FEIRA

10h – Receita Alemã: Online com a cheff Tia Heda

20h – Live Concurso Municipal da Cuca Caseira

22/04/2021 – QUINTA-FEIRA

10h – Receita Alemã: Online com a cheff Tia Heda

19h – Entrevista com integrantes do Grupo Folclórico Conviver

23/04/2021 – SEXTA-FEIRA

20h – Show online: Apresentação da Banda Municipal

21h – Concurso online de chope em metro

24/04/2021 – SÁBADO

8h às 12h – Feira do Artesanado e do Produtor Rural

09h às 12h – Visita da comitiva de Reis e Banda Municipal

no comércio da cidade;

14h – Drive show surpresa com a Banda Choppão

20h – Live show com a Banda Choppão

25/04/2021 – DOMINGO

15h – DRIVE-THRU – Frühstück Beneficente

Local: Feira do Produtor Rural

Fotos: Isaías Rheinheimer/PMEV

Compartilhar

Fiscalização encerra festa com mais de 200 pessoas

Avançar »

Fábrica do Saber realiza Semana dos Povos Indígenas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*