• Visualizações 954

Mulheres ocupam 33% dos cargos de liderança na Usaflex

Ações da empresa são pautadas em propostas da ONU para promover diversidade e igualdade, incluindo os fornecedores.

O mercado sempre foi marcado pela predominância do patriarcalismo. Homens sempre estiveram no comando das empresas, enquanto as mulheres cuidavam dos filhos e afazeres domésticos. A história é marcada por mulheres que sempre lutaram para ter seu lugar ao sol e nos últimos anos a representatividade delas em posições de liderança vem aumentando significativamente, ainda bem! A pesquisa da McKinsey & Company, empresa internacional de consultoria estratégica, mostrou, em 2014, que as companhias com diversidade de gênero em suas equipes executivas tinham 15% a mais de chances de aumentar sua rentabilidade. Três anos depois, em 2017, a pesquisa foi refeita e este índice subiu 21%.

Sabemos que 2020 foi um ano completamente atípico por conta da pandemia com a COVID-19. Dados analisados pelo Center For Economic Policy Research e World Economic Forum revelaram que nações com mulheres no comando tiveram menos mortes, cerca de 50% a menos, do que em países com presidentes do sexo masculino. Recentemente a Fortune 500 anunciou que o número de mulheres na liderança cresceu e está em 7,6%. Apesar da notícia ser positiva este número ainda é muito baixo sendo, apenas, 38 das 500 empresas da lista com elas no comando em 2020.

A Usaflex, empresa referência em calçados de conforto no Brasil, tem 33% de seus cargos de liderança ocupados por mulheres e elas são maioria, cerca de 65% do quadro são de colaboradoras. Segundo a Diretora Jurídica/Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO) da Usaflex, Daniela Schaefer, “a presença de mulheres na liderança da empresa é de suma relevância e aconteceu naturalmente. As ações realizadas pela empresa vão além e são embasadas nos 7 princípios de empoderamento das mulheres e 10 princípios do Pacto Global, ambos propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas). Além disso, temos um compromisso público firmado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, dos 7 objetivos que elegemos como prioritários, 2 deles são diretamente ligados à igualdade de gênero e não discriminação.”

Inclusive a Usaflex foi a primeira indústria de calçados femininos a ser signatária dos 7 Princípios do Empoderamento Feminino por meio do Programa Empodera. O projeto possui agenda mensal, incentiva a formação de grupos coletivos para a discussão de temas relevantes para a busca da equidade de gênero e realiza ações que visam o desenvolvimento das mulheres na empresa com base em todos os princípios propostos pela ONU. O objetivo é de alinhar as políticas e práticas das empresas para que se tenha um mercado mais inclusivo e sustentável.

Daniela afirma que o olhar apurado para as mulheres e a questão da não discriminação são imprescindíveis para todo relacionamento da Usaflex, inclusive existe um código de conduta para nortear fornecedores e prestadores de serviços. “Para nós não faria o menor sentido ter toda essa política de desenvolvimento estruturada na empresa e nossos parceiros de negócios avessos ao que acreditamos, não compartilhando dos mesmos valores Afirma a diretora que contou ainda que a Usaflex relaciona as ações aos pilares que fazem parte do Great Place to Work.

A Usaflex respeita e valoriza o ser humano independentemente de seu sexo, etnia ou idade. A companhia tem uma série de outras práticas, programas e até um comitê de diversidade que fazem parte do DNA da empresa. “Muitos profissionais e empresas ao redor do mundo pensam no futuro como algo distante, mas acredito que o futuro começa no segundo posterior de cada atitude que tomamos no hoje, por isso é tão importante que tenhamos cada vez mais o olhar aguçado para melhorias constantes”. Finaliza Daniela.

Mais sobre a Usaflex:

Pioneira e líder na fabricação de calçados que priorizam a inovação e moda de conforto para mulheres, a Usaflex foi fundada em 1998. Com sede na cidade de Igrejinha, no Rio Grande do Sul, A marca oferece, além de calçados, bolsas em couro e se destaca por agregar tecnologia, em cada artigo. Com produção até 25 mil pares por dia, a fabricante gaúcha conta com mais de 50 diferentes linhas de produtos para os mais diversos perfis de consumidores. Seus produtos podem ser adquiridos pela loja virtual, em lojas multimarcas ou em umas das mais de 240 franquias espalhados por todo território nacional. Até 2022, a Usaflex deve alcançar o número de 340 lojas em todo Brasil e recentemente foi eleita a 3ª empresa mais inovadora pela pesquisa “Campeãs da Inovação” e o 1° lugar do setor de calçadista na região Sul do País. https://www.usaflex.com.br

Redes Sociais: @usaflex

Foto: Diretora Jurídica/Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO) da Usaflex, Daniela Schaefer.

Compartilhar

Palmeiras vence a Copa do Brasil

Avançar »

Vacinação contra covid com agendamentos para idosos de 81 a 84 a partir desta segunda-feira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*