• Visualizações 113

Fundação Francisco Xavier Kunst forma 22ª turma da Unidade Projeto Pescar

Pandemia exigiu adaptação dos alunos e instrutores, mas não atrapalhou o crescimento pessoal e profissional de 15 jovens de Campo Bom e Novo Hamburgo.

Unidade mais antiga do Projeto Pescar no Vale do Sinos, o Projeto Novos Horizontes, organizado pela Fundação Francisco Xavier Kunst, de Campo Bom (RS), viveu uma situação inédita em 2020. Depois de 21 edições presenciais, a 22ª turma foi quase que totalmente virtual. Os 15 alunos estavam em atividade havia apenas duas semanas quando a pandemia da Covid-19 exigiu que todos ficassem em suas casas. “Tivemos que reorganizar o formato e nos adaptar às mudanças, mas conseguimos formar mais uma turma, mesmo com as dificuldades impostas pelo distanciamento”, orgulha-se a presidente da Fundação, Simone Kunst. Com o grupo atual, que teve também a formatura no modelo virtual, no dia 6 de janeiro, já são 355 jovens atendidos pelo projeto em 22 anos.

As atividades começaram no dia 2 de março e, no dia 18, todos já deixaram de frequentar a sede da Fundação Francisco Xavier Kunst. “Foi um ano diferente, mas muito válido, porque o grupo teve a oportunidade de experimentar novas habilidades e competências que já vinham em destaque e serão tendência após esse grande período de pandemia”, analisa o Educador Social do projeto, Léo da Silva. “Essas vivências em home office e em contato com novas tecnologias irão facilitar, com certeza, a inserção dos nossos jovens no mercado de trabalho”, complementa.

Willian Coelho, de 18 anos, foi um dos 15 formandos. Ele conta que o projeto foi importante especialmente por ter acontecido em um ano de distanciamento social. “Ficamos apenas duas semanas em contato presencial, mas foi tempo suficiente para nos aproximarmos, como se a turma já se conhecesse há meses. E as atividades on line mantiveram essa proximidade entre todos, foi algo muito humano e que me surpreendeu por tudo que aprendemos nesse ano”, diz o jovem.

As atividades virtuais possibilitaram conhecimentos que não seriam comuns no programa presencial. “Tivemos aulas com profissionais de outros estados, pessoas com grande conhecimento em suas áreas que não teríamos conhecido se as aulas fossem em outro formato”, comemora Willian, que mora em Campo Bom com a mãe e as duas irmãs mais novas. Agora, ele se prepara para as provas do ENEM. “Ainda não fui dispensado do Serviço Militar, mas estou preparado para as duas situações. Se eu não servir, pretendo tentar uma vaga em Psicologia com a nota do ENEM”, projeta.

A turma de 2020 teve as empresas Artecola Química, Bertex, Doctor Clin, IAS e Reginato Metal Design como parceiras. O Paraninfo foi o consultor Clodis Xavier, Administrador de Empresas com pós-graduação em Recursos Humanos e diretor da CXavier Consultoria Empresarial. O formando Jean Vitor Pedroso foi o Orador.

O PROJETO – Promovido pela Fundação Francisco Xavier Kunst em parceria com a Fundação Projeto Pescar, o Projeto Novos Horizontes oferece formação no curso de Iniciação Profissional em Serviços Administrativos. As atividades são orientadas por voluntários. O objetivo é promover a inclusão de jovens socialmente vulneráveis, de 16 a 19 anos, dos municípios de Novo Hamburgo e Campo Bom, qualificando-os para o ingresso ao mercado de trabalho. Ao todo são 900 horas de desenvolvimento pessoal e profissional. Desde 2016 o projeto está habilitado para preencher cotas de Menor Aprendiz para empresas da região. Com isso, cria condições para ampliar o número de vagas e contribui para o cumprimento da legislação que prevê abertura de espaço para jovens nas empresas.

A ENTIDADE – A Fundação Francisco Xavier Kunst é uma organização do terceiro setor com atuação em três eixos: Educação, Vida Saudável e Meio Ambiente.  Através das suas ações é responsável por promover o desenvolvimento social sustentável da comunidade. Com sede em Campo Bom (RS), está localizada à RS 239, nº 5715. Informações podem ser obtidas pelo 51 3778 5218 ou contato@fundaçãofxk.org.br.

Compartilhar

São limitadas as vagas para participar do Reality show on-line de uma colheita real na Cristofoli Vinhos de Família

Avançar »

Elenco profissional se apresentou para a temporada 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*