• Visualizações 401

Estado em alerta com oito casos de dengue sendo dois confirmados em Novo Hamburgo

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Facebook)

Prevenção à dengue é tema de campanha em rádio, televisão e internet, o objetivo é sensibilizar a população quanto à prevenção e o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Até o momento, oito casos de dengue contraídos dentro do RS (chamados autóctones) já foram confirmados no Estado. Eles estão localizados nas cidades de Capão da Canoas, Cruz Alta, Ijuí, Novo Hamburgo (2 casos), Porto Alegre, Rio Grande e Santo Ângelo. Outros 12 casos confirmados são considerados importados, quando a transmissão ocorre fora do Estado. No mesmo período do ano passado, haviam sido confirmados 13 casos autóctones e 23 importados.

Prevenção à dengue é tema de campanha em rádio, televisão e internet.

A Secretaria da Saúde (SES) inicia na sexta-feira (21) a divulgação de uma campanha de mídia de prevenção contra a dengue, zika e chikungunya. O objetivo é sensibilizar a população quanto à prevenção e o combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Neste ano, oito casos de dengue já foram contraídos dentro do Rio Grande do Sul. E 377 cidades são consideradas infestadas pelo mosquito.

A campanha tem por objetivo reforçar a mensagem de que a prevenção é uma responsabilidade de todos, principalmente da população. O lançamento da estratégia nesta época busca mobilizar as ações para o período do verão, época de maior ocorrência dos casos. O calor nesta época do ano aumenta a circulação e atividade do mosquito. O uso de roupas que deixam mais áreas do corpo expostas também é fator que faz com que mais casos sejam registrados nesta estação. A reprodução acontece em água parada (limpa ou suja), onde os ovos são depositados. Algumas medidas simples podem ajudar a prevenir a presença do Aedes, como:

– Tampar os tonéis e caixa d’água

– Manter as calhas sempre limpas

– Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo

– Manter lixeiras bem tampadas

– Deixar ralos limpos e com aplicação de tela

– Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia

– Limpar com escova ou bucha os potes de água para animais

– Retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Divulgação/SES

 

Compartilhar

Não é assédio, é importunação sexual

Avançar »

Dois casos confirmados de dengue em Novo Hamburgo

sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*