• Visualizações 232

GMNH capacita policiais civis no uso de armamento menos letal

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Facebook

 

A ação faz parte de uma parceria entre a Guarda Municipal e Polícia Civil

A Guarda Municipal de Novo Hamburgo (GMNH) iniciou o processo de capacitação de agentes da Polícia Civil (PC) no uso de armamento menos letal. A ação faz parte de uma parceria entre as instituições, que teve início com a cessão de uso para a PC de dois dispositivos elétricos incapacitantes (DEI), do modelo Spark.

A primeira turma, de cinco alunos, recebeu a instrução na última semana. Um novo grupo, composto por nove policiais, será capacitado nos próximos dias. A instrução possui oito horas-aula e é coordenada pelo guarda municipal André Alexandre dos Santos Ricardo e contempla noções de física e corrente elétrica, noções de anatomia, uso legal e progressivo da força, legislação específica, manuseio e funcionamento do DEI e prática com o dispositivo.

O DEI Spark emite pulsos elétricos que atuam sobre o sistema neuromuscular, causando desorientação, fortes contrações musculares e queda do indivíduo, permitindo a incapacitação temporária do agressor. “Uma vez capacitados, os policiais contarão com mais um instrumento para contenção de distúrbios. Trata-se de uma tecnologia de eficiência comprovada e diversas possibilidades de utilização, cujo emprego requer treinamento”, observa o secretário de Segurança de NH, Roberto Jungthon.

Para o delegado Tarcísio Kalbach, titular da DDPA de NH, a utilização do equipamento por policiais de plantão é uma excelente iniciativa, que se faz necessária em episódios como incidentes envolvendo detentos que aguardam a transferência para unidades prisionais. “O emprego do Spark é uma maneira menos danosa e menos agressiva de se solucionar um conflito, reduzindo as chances de uma eventual tragédia sem colocar em risco as demais pessoas ali presentes”, analisa.

 

Compartilhar

Criança de 2 anos é monitorada com suspeita de Coronavírus no Município

Avançar »

Estudantes e professores retornam às escolas em Novo Hamburgo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*