Coluna Conexão Política – Vale dos Sinos ganha oficialmente uma nova dobradinha

Por Guilherme Darros
conexaopoliticavaletv@gmail.com

A confirmação oficial da filiação do ex-prefeito de Campo Bom e atual secretário de Obras de Novo Hamburgo, Faisal Karam, no PSDB da prefeita Fátima Daudt não foi uma grande novidade no cenário político, mas veio a confirmar uma nova dobradinha no Vale dos Sinos para a eleição de 2018: Faisal candidato a deputado estadual, e Lucas Redecker como candidato a deputado federal. Uma dupla com peso de votos, afinal, Redecker foi o 2º deputado estadual mais votado nas eleições de 2014, além de eleger Fátima Daudt como prefeita,  sendo seu principal cabo eleitoral. Já Faisal deixou a administração campo-bonense com uma aprovação enorme, e embora não tenha conseguido eleger seu sucessor, continua tendo o prestígio de ter feito duas gestões de sucesso na cidade vizinha.

História longa

A história da aterrisagem de Faisal em ninhos tucanos não aconteceu da noite para o dia. O convite já havia sido feito por Lucas Redecker, assim como já havia uma relação estremecida entre Faisal e o ex-prefeito de Campo Bom e secretário estadual da Fazenda, Giovani Feltes, há bastante tempo dentro do PMDB de Campo Bom, inclusive com cada um apoiando um pré-candidato para disputar as eleições de 2016, o que provocou duas convenções com o diretório peemedebista lotado e presença da Executiva Estadual.

Eleição de 2016 foi determinante

A eleição de 2016 em Campo Bom foi um pleito atípico, e seria necessário um livro para detalhar os fatores que determinaram a derrota do candidato à sucessão de Faisal Karam, que contava com uma avaliação positiva de quase 90% na cidade. O PMDB, maior partido da cidade e onde estavam as principais lideranças estava rachado, e Luciano Orsi (PDT) venceu acabando com a hegemonia de 16 anos do PMDB na administração municipal. Feltes teria apoiado Orsi, e não o candidato do PMDB e de Faisal. Além disso, toda a confusão que envolveu a disputa provocou um afastamento ainda maior de Faisal com a sigla, e a derrota veio a confirmar sua saída e a de seu grupo, dividindo de vez o partido na cidade. E as desavenças entre Faisal e Feltes se tornaram cada vez mais públicas.

faisal psdb

 

Dobradinhas para 2018

Algumas dobradinhas que Novo Hamburgo e a região devem ter em 2018 para a Assembleia Legislativa e o Congresso. Resta saber com quem Giovani Feltes irá fazer dobradinha, não é de se dúvidar que algum vereador do próprio PMDB de Campo Bom seja alçado por Feltes a voos mais altos na cidade.

Faisal Karam e Lucas Redecker (PSDB)
Luis Lauermann e Tarcísio Zimmermann (PT)
João Fischer, o Fixinha e Renato Molling (PP)
Gustavo Finck e João Derly (REDE)
Issur Koch (PP) e Marcel Van Hattem (PP) ?

Ivan é confirmado presidente do PP

O policial civil Ivan Carlos foi confirmado por unanimidade como novo presidente do PP de Novo Hamburgo. O partido tenta se reconstruir após a derrota nas eleições municipais de 2016, onde elegeu três vereadores na coligação, mas perdeu a disputa para a Prefeitura. Ivan é especialista em segurança pública, uma das principais bandeiras da sigla.

pp nh ivan

Compartilhar

Fenac lança edital para utilização comercial do restaurante panorâmico

Avançar »

Operação Metro a Metro investiga fraude em produtos de higiene no RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo
home_central_vertical