• Visualizações 1386

Como ajudar | Declarada em situação de emergência, Novo Hamburgo precisa de solidariedade

Desabrigados precisam de cobertores, colchões, toalhas, alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal, mamadeiras, fraldas e ração para animais. Nível do Rio dos Sinos em Novo Hamburgo parece estabilizado.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Após Novo Hamburgo ter declarado situação de emergência pelos próximos 45 dias na terça-feira, dia 27, por meio do decreto nº 5.960/2013, as secretarias municipais estão autorizadas a efetuar compras emergenciais de equipamentos, medicamentos, insumos e suprimentos, além de contratações de serviços, conforme a necessidade.

Moradores estão sendo retirados de suas residências e acolhidos em pontos de presença da prefeitura, nos bairros Canudos, Santo Afonso e Lomba Grande. Até o final da tarde de terça-feira, 27, cerca de 270 pessoas já haviam sido abrigadas.

A maior parte está alojada no ginásio e em salas de aula do Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig, o CIEP (fotos), que fica na rua Amalie Thon, 50, bairro Canudos (veja como chegar aqui). Além do local no bairro Canudos, moradores estão sendo alojados no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaldo Grin (avenida Montevideo, 902, Santo Afonso, veja como chegar aqui) e no salão da Comunidade Católica São José (rua João Aloysio Allgayer, 1311, Lomba Grande, veja como chegar aqui).

DOAÇÕES – O município segue solicitando doações de cobertores, colchões, toalhas, alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal, mamadeiras, fraldas e ração para animais. Os donativos podem ser entregues na sede da Guarda Municipal (Antigo Fórum, na rua Jahú, 490, esquina com a avenida Bento Gonçalves, no bairro Pátria Nova – telefones 3524-8737 e 153) ou no saguão do Centro Administrativo Leopoldo Petry (rua Guia Lopes, 4201, no bairro Canudos – telefones 156 e 3594-9999).

Estabilização

A Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo informa que desde às 07 horas desta quarta-feira, 28, o nível do Rio dos Sinos se estabilizou em 8,44m. “A expectativa é de que baixe nas próximas horas”, publicou a autarquia em sua página no Facebook. “É necessário que fique abaixo de 7,70m para que a Estação de Captação volte a operar.”

Em Campo Bom, segundo a MetSul Meteorologia, o Rio dos Sinos, estava estabilizado às 13 horas em 7,92m. O nível está um centímetro abaixo do pico da cheia registrado na manhã desta quarta.

Com informações de Imprensa PMNH

FOTO: Luís Francisco Caselani / PMNH

Compartilhar

Número de atingidos pelas enchentes passa de nove mil

Avançar »

Rio dos Sinos transborda sobre a BR-116, entre Sapucaia do Sul e Esteio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*