• Visualizações 962

Porto Alegre: Mais da metade das obras ficará pronta após o Mundial

Prefeitura admite que projetos como a duplicação da Avenida Tronco e o viaduto da Avenida Plínio Brasil Milano serão concluídos após julho de 2014. É possível que algumas das obras se estendam até 2016.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Porto Alegre será um canteiro de obras durante a Copa do Mundo de 2014. E por um bom tempo depois. A prefeitura estabeleceu novos prazos para a conclusão dos projetos de mobilidade para o Mundial na Capital e admite que a maior parte ficará pronta apenas após a realização do evento.

A prioridade serão as construções no entorno do Estádio Beira-Rio, como a duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, o viaduto Pinheiro Borda e o alargamento da via e construção de corredor BRT na Avenida Padre Cacique.

Ficam para depois do Mundial obras importantes para o trânsito da cidade como as trincheiras da Rua Anita Garibaldi e da Avenida Cristóvão Colombo, o viaduto da Avenida Plínio Brasil Milano e a controversa duplicação da Avenida Tronco, que exige a saída de 1.525 famílias. A administração municipal garante que os projetos serão todos finalizados.

A alteração nos cronogramas foi definida após o prefeito José Fortunati anunciar, em junho, o plano de retirar as obras da Matriz de Responsabilidades para a Copa e coloca-las no escopo do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC – a mudança já foi aceita pelo Ministério das Cidades, mas ainda não foi oficializada.

Na prática, havia o risco de a prefeitura perder verbas de financiamento da Caixa Econômica Federal caso não concluísse as obras antes da Copa.

Ainda que haja um novo cronograma para os projetos que ficarão para depois, a prefeitura não fará a divulgação porque depende de aprovação da Caixa e do governo federal. Mas é possível que algumas das obras se estendam até 2016.

Ficará pronto antes da Copa

– Duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva
– Viaduto Pinheiro Borda
– Viaduto da Avenida Júlio de Castilhos
– Viaduto da Avenida Bento Gonçalves com Terceira Perimetral

Ficará para depois

– Operação do sistema BRT (ainda que a pavimentação de corredores BRT das avenidas Padre Cacique, Protásio Alves, João Pessoa e Bento Gonçalves tenham previsão de conclusão antes do Mundial, as novas estações, terminais e ônibus não estarão em operação durante a Copa)
– Duplicação da Rua Voluntários da Pátria (o trecho 1, entre as ruas da Conceição e Ramiro Barcelos ficará pronto antes do Mundial, mas o trecho 2, entre a Ramiro e a Avenida Sertório ficará para depois)
– Prolongamento da Avenida Severo Dullius
– Trincheira da Avenida Cristóvão Colombo com Terceira Perimetral
– Trincheira da Avenida Ceará
– Viaduto da Avenida Plínio Brasil Milano com Terceira Perimetral
– Duplicação da Avenida Tronco

 

Informações de ZH

FOTO: reprodução / Carlos Macedo / Agencia RBS

Compartilhar

Mesmo com mínimas negativas, temperaturas podem chegar a 20ºC

Avançar »

Fim da JMJ: Gays não devem ser julgados ou marginalizados, diz Papa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*