• Visualizações 842

De quem será a taça do mundo? 31 seleções disputam vaga para a Copa

Faltando 365 dias para a Copa do Mundo no Brasil, a expectativa aumenta para saber quais as seleções disputarão o que promete ser um dos maiores mundiais de todos os tempos.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Para definir as 31 vagas da Copa do Mundo de 2014, as eliminatórias da Copa estão ocorrendo em seis confederações afiliadas à Federação Internacional de Futebol – FIFA.

As disputas iniciaram-se em 2011 e tem previsão de encerramento para o segundo semestre deste ano. Cada região conta com um sistema específico de classificação, com critérios estabelecidos por cada confederação.

O Comitê Executivo da FIFA divulgou a distribuição das vagas para a Copa do Mundo em março de 2011, sem alterações em relação ao Mundial de 2010. Em relação às vagas definidas em repescagem, um sorteio definiu os cruzamentos entre as confederações envolvidas (4 no total).

Vagas

– Europa (UEFA): 13 vagas

– África (CAF): 5 vagas

– América do Sul (CONMEBOL): 5,5 vagas (incluindo o Brasil, classificado automaticamente por ser país sede)

– Ásia (AFC): 4,5 vagas

– América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF): 3,5 vagas

– Oceania (OFC): 0,5 vaga (única confederação que não possui vaga garantida)

Argentina a uma vitória do mundial – CONMEBOL

A rodada de terça-feira, dia 11, da eliminatória sul-americana para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, deixou a Argentina muito próxima da classificação para o Mundial. Basta uma vitória para se garantir no torneio.

A classificação podia até ser confirmada nesta terça, mas os argentinos precisavam vencer e torcer para uma derrota dos chilenos. No fim, nada disso aconteceu. A Argentina empatou com o Equador, por 1 a 1, e o Chile bateu a Bolívia, por 3 a 1.

 

Ainda na terça, o Uruguai voltou a ocupar a quinta colocação graças à vitória por 1 a 0 sobre a Venezuela, que caiu para a sexta posição. Os quatro primeiros garantem vaga na Copa, enquanto o quinto disputa um mata-mata com o vencedor da quinta fase da eliminatória asiática.

Só em setembro

A próxima rodada da eliminatória sul-americana acontece apenas no dia 6 de setembro. A Argentina folga. Por isso, volta a campo apenas no dia 10 de setembro, quando enfrenta o Paraguai, fora de casa.

A Colômbia, segunda colocada com 23 pontos, também está perto da Copa. Em setembro, terá dois confrontos cruciais para encaminhar a sua classificação –contra Equador e Uruguai.

México pode ficar de fora – CONCACAF

Há 3,5 vagas em disputa para as 35 equipes da região. O hexagonal final joga-se até setembro de 2013, com os três primeiros classificados a garantirem vaga na Copa do Mundo da FIFA.

Situação do grupo

A seleção mexicana vê a classificação para a Copa ameaçada. Com um jogo a mais em relação aos seus principais rivais, ocupa a terceira colocação da eliminatória da Concacaf (América do Norte, Central e Caribe), com oito pontos.

Os Estados Unidos lideram a quarta fase com dez pontos. A Costa Rica está na segunda colocação, com oito pontos. Honduras é quarto com sete, enquanto Panamá é o quinto, com seis.

 

Os três primeiros garantem vaga no Mundial. O quarto colocado faz um mata-mata contra o melhor da Oceania. No caso, a Nova Zelândia.

A próxima rodada da eliminatória da Concacaf acontece na próxima terça-feira, quando os Estados Unidos recebem Honduras e o Panamá vai até a Costa Rica para enfrentar a seleção da casa. O México só volta a campo em setembro, quando encara Honduras em casa.

Alemanha embalada – UEFA

Todas as 53 associações-membro participarão das Eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA de 2014. O torneio é dividido em nove grupos, com 13 equipes classificadas para a Copa.

Situação do grupo

A Suécia, do atacante Ibrahimovic, do Paris Saint-Germain, bateu a Ilhas Faroë na terça, por 2 a 0, e ganhou sobrevida na eliminatória. Ocupa a terceira colocação do Grupo C da eliminatória europeia, com 11 pontos, mesma pontuação de Áustria –que tem vantagem no saldo de gols– e Irlanda. A Alemanha lidera a chave com 16 pontos.

 

A próxima rodada da eliminatória europeia acontece apenas em setembro. A seleção mais próxima de confirmar a vaga na Copa do Mundo é a Holanda, líder do Grupo D com 18 pontos, sete a mais do que a segunda colocada Hungria. Os holandeses estão com 100% de aproveitamento até aqui.

Os primeiros colocados de cada um dos nove grupos se classificam para o Mundial. Os oito melhores segundos colocados fazem um mata-mata para definir os outros quatro classificados.

Japão garantido – AFC

Há um total de 4,5 vagas em jogo para as 43 equipes asiáticas. A última fase de grupos será jogada até 18 de junho, com os dois primeiros de cada grupo a se classificarem diretamente para a Copa do Mundo da FIFA.

Situação do grupo

A Coreia do Sul está a um empate de se classificar para a Copa. Na terça-feira, bateu o Uzbequistão por 1 a 0, com um gol contra, e assumiu a liderança do Grupo A, com 14 pontos. O próximo jogo é contra o Irã, em casa, na próxima terça-feira. Os iranianos, que ocupam a segunda colocação com 11 pontos, também lutam pela vaga.

O Uzbequistão, terceiro com 11, recebe o Qatar e pode se classificar com uma vitória. Mas terá que torcer por uma vitória da Coreia do Sul sobre o Irã. No Grupo B, o Japão de Kagawa, Honda e Nagatomo já está classificado.

 

A Austrália, segunda da chave com dez pontos, precisa de apenas uma vitória contra o já eliminado Iraque, em casa, também na terça-feira, para garantir a sua passagem para o Brasil.

Os dois primeiros de cada grupo vão diretamente para a Copa do Mundo. Os terceiros melhores das chaves A e B disputarão uma repescagem entre si. O vencedor pega o quinto melhor time da eliminatória sul-americana.

Camarões, Gana e África do Sul estão ameaçados – CAF

As 52 associações-membro disputarão cinco vagas para a Copa do Mundo da FIFA de 2014. A segunda ronda será jogada até setembro de 2013, com os vencedores dos 10 grupos a avançarem para a fase final.

Situação do grupo

Os jogos da segunda fase da eliminatória da África voltam a ser disputados no fim de semana. Nenhuma seleção ainda garantiu passagem para a fase final. Os vencedores de cada um dos dez grupos avançam à fase decisiva.

 

Se terminasse hoje, Camarões, Gana e África do Sul estariam fora da Copa, já que ocupam a segunda posição de seus respectivos grupos. Mas restam ainda duas rodadas para definir os classificados para a etapa final. A eliminatória da África distribui cinco vagas.

FOTO: reprodução / AFP

Compartilhar

Dia dos Namorados: Restaurantes oferecem jantares temáticos para atrair casais

Avançar »

Copa das Confederações | Patrimônio arquitetônico também atrai turistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*