• Visualizações 794

Eleições 2013: Pesquisa encomendada pelo novohamburgo.org acerta na antecipação do resultado

Último levantamento feito com o apoio da TVNH e da revista News adiantava que Luis Lauermann venceria, com 47,2% da preferência do eleitor. Apuração do pleito apontou 48,9% dos votos para o petista. 

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A última pesquisa eleitoral sobre a eleição suplementar de Novo Hamburgo, realizada pelo instituto Studio Pesquisas e encomendada pelo Portal novohamburgo.org, TVNH e revista News, acertou o resultado da eleição realizada em 03 de março no município.

A análise realizada entre sete e 10 dias antes da eleição antecipou com exatidão a vitória do candidato do PT, Luis Lauermann, que concorreu pela coligação O Trabalho Vai Continuar. Na oportunidade, já estava era possível adiantar que, mesmo que todos os indecisos migrassem seu voto para Paulo Kopschina (PMDB), da aliança Nova Frente Que Faz Bem, o resultado da eleição seria a vitória do petista.

Lauermann cresceu em 1,7% no resultado final na comparação com o resultado da pesquisa publicada em 26 de fevereiro. Houve aumento de 15,1% na votação de Kopschina (eram equivalentes a 22,7% os indecisos do levantamento), que contou com um sprint final nos últimos dias que antecederam a eleição.

BRANCOS – Há que se destacar, também, o aumento no número de votos brancos e nulos, dos previstos 6,7% para 12,5%, incrementando em 5,8 pontos percentuais o resultado final da eleição, conforme a tabela comparativa abaixo.

Resultado final da eleição suplementar

Pesquisa de intenção de votos – 26/02

Luis Lauermann

48,9%

47,2%

Paulo Kopschina

38,6%

23,5%

Brancos e nulos

12,5%

6,7%

Indecisos

 –

22,7%

Cobertura intensa

Esta foi a terceira de uma série de pesquisas de intenção de voto, parte do projeto Eleições 2013 realizado pelos três veículos com sede em Novo Hamburgo, que contou ainda com uma série de entrevistas ouvindo cada um dos candidatos, quatro painéis políticos realizados na TVNH e, é claro, reportagens na TVNH, revista News e novohamburgo.org, culminando com a grande cobertura realizada pelos veículos no domingo da eleição, com a transmissão ininterrupta desde as primeiras horas da manhã pelo canal 14 da NET Novo Hamburgo e pela internet, através dos sites do portal e da TV e das redes sociais.

Ainda estavam previstos dois debates: um entre os candidatos a prefeito e outro entre os vices. Ambos não foram realizados diante das negativas da coligação Nova Frente que Faz Bem.

Com isso, o novohamburgo.org espera ter contribuído para a informação dos cidadãos hamburguenses através da discussão dos problemas da nossa cidade e das propostas dos candidatos que objetivassem viabilizar o crescimento e avanço do nosso município em todos os âmbitos – mas, sobretudo, nos quesitos econômico e social, aumentando a qualidade de vida e a felicidade da nossa população.

Painéis

Foram realizados quatro mesas redondas para discutir o panorama político de Novo Hamburgo às vésperas da data em que os eleitores deveriam voltar às urnas. Participaram representando o novohamburgo.org o diretor de núcleo do veículo Rodrigo Steffen e o jornalista Felipe de Oliveira. Vereadores de partidos que compuseram as duas coligações participaram dos painéis. 

1) Dia 04 de fevereiro

2) Dia 15 de fevereiro

3) Dia 19 de fevereiro, com participação dos vereadores Fufa Azevedo (PT) e Issur Koch (PP)

Houve ainda debate no dia 26 de fevereiro, com a participação de Roger Corrêa (PCdoB) – o vereador Sergio Hanich (PMDB) havia confirmado presença mas não compareceu –, mas o programa ainda não está disponível online.

Entrevistas 

A série de entrevistas realizada com os quatro candidatos à Prefeitura de Novo Hamburgo foi exibida diariamente na última semana antes da eleição, de 25 a 28 de fevereiro. Todas elas foram reprisadas em dois horários.

Cada entrevista foi dividida em dois blocos. No primeiro, os candidatos falaram por aproximadamente dois minutos sobre oito eixos temáticos pré-definidos: saúde; educação; segurança pública; transporte público e mobilidade urbana; habitação; cultura, esporte e lazer; turismo; e desenvolvimento econômico. No segundo, o apresentador Felipe de Oliveira fez perguntas de temas livres.

Lorena Mayer

Luis Lauermann 

Paulo Kopschina

Roque Serpa

FOTO: ilustrativa

Compartilhar

Candidatos à Prefeitura de Novo Hamburgo votam pela manhã na eleição suplementar

Avançar »

Cubo Mágico: Um brinquedo desafiador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*