• Visualizações 1458

Eleições 2013: Nova pesquisa aponta 36% das intenções de voto para Luis Lauermann; Kopschina tem 27,3%

28% dos eleitores de Novo Hamburgo estão indecisos. Na pesquisa anterior, o candidato petista aparecia com 38,8% das intenções de voto e o do PMDB, com 29%. 23,7% não sabiam em quem votar.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Entre os dias 14 e 16 de fevereiro, 600 questionários foram aplicados em Novo Hamburgo sobre a eleição suplementar do dia 03 de março. Caso a votação ocorresse no dia em que foram entrevistados, 36% (216 pessoas) dos eleitores escolheriam Luis Lauermann (PT) para ocupar o cargo máximo da prefeitura do município.

Paulo Kopschina (PMDB) ficou com a preferência de 27,3% dos entrevistados (164 pessoas), enquanto 28% (168 pessoas) declararam não saber em que votar. Brancos/nulos/nenhum somam 8,7% do total.

Dessa forma, 63,3% das respostas à pergunta sobre a intenção de voto dos hamburguenses entre Lauermann e Kopschina equivalem a votos válidos – ou seja, somente 380 pessoas escolheram um candidato ou outro. Isso significa que, neste cenário, o petista tem 56,9% dos votos válidos e o candidato do PMDB, 43,1%. A margem de erro da pesquisa é de 4% para mais ou para menos. Como os dados estão fora desta margem, não há empate técnico.

O levantamento foi realizado pelo instituto Studio Pesquisas. A pesquisa eleitoral, registrada no Tribunal Superior Eleitoral – TSE (protocolo RS-00505/2012), foi encomendada pela TVNH, com o apoio do novohamburgo.org e da revista News, grupo que solicitou levantamento anteriormente, quando Tarcísio Zimmermann (PT) ainda era candidato. Na ocasião, o ex-prefeito ficou com 50,2% das intenções de voto e o peemebebista, com 25,3%. 16,8% dos entrevistados não sabiam em quem votar naquele cenário.

Sobe o número de indecisos na

comparação com pesquisa anterior 

Na pesquisa divulgada em 03 de fevereiro, foi realizada uma simulação de disputa entre Lauermann e Kopschina pelo cargo de prefeito de Novo Hamburgo, devido à possibilidade de substituição do candidato da coligação O Trabalho Vai Continuar.

No primeiro levantamento, o petista ficava com 38,8% das intenções de voto (agora tem 36%) e o candidato da Campanha da Certeza, com 29% (agora com 27,3%). Responderam branco/nulo/nenhum 8,5% dos entrevistados e, neste caso, estavam indecisos 23,7% – este número subiu para 28% na segunda pesquisa.

Expectativa: hamburguenses acreditam que

Lauermann tem mais chances de ganhar

O questionário incluiu uma questão que serve de medida da expectativa de vitória dos eleitores para o pleito do próximo dia 03. “Independentemente da sua preferência, pelo que o(a) sr(a) vê ou ouve falar, qual destes candidatos tem mais chance de vencer a eleição para a Prefeitura de Novo Hamburgo?”

A resposta de 46,2% dos entrevistados foi “Luis Lauermann”. “Paulo Kopschina” foi a de 26,5%. Os demais, 27,3%, não sabem ou não opinaram.

A pesquisa também observou o perfil de seus entrevistados quanto ao tempo em que residem em Novo Hamburgo. 31,2% deles mora no município desde que nasceu; a maioria, 65,7%, há mais de 10 anos; e 3,2%, há menos de 10 anos. Das 600 pessoas que responderam as questões, 87,2% se sentem “satisfeitas” por estarem morando na cidade; 11,2% se dizem “insatisfeitas”; 1,3%, “muito satisfeitas”; e 0,3%, “muito insatisfeitas”.

As entrevistas pessoais e domiciliares foram realizadas em 60 setores censitários selecionados probabilisticamente entre aqueles em que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE divide o espaço rural e urbano do município.

FOTOS: divulgação

Compartilhar

Desfile de Carnaval em Novo Hamburgo acontece nesse sábado

Avançar »

Eleições 2013: Hamburguenses não rejeitam candidatos a prefeito do município

22 comentários

  1. Daniel
    17 de fevereiro de 2013

    E na espontânea, qual é o resultado?

    Responder
  2. Paulo Daniel Spolier
    17 de fevereiro de 2013

    Parabéns ao novohamburgo.org pela pesquisa! Iniciativas assim valorizam nossa democracia e auxiliam o eleitor pelo seu caráter científico.

    Responder
  3. Monique
    18 de fevereiro de 2013

    Ainda bem que são só intenções né ……..rsrsr

    Responder
  4. Neuri José Silver
    18 de fevereiro de 2013

    E aí PMDBistas, vão continuar com o embuste da tal de enquete? Vcs acreditam que uma mentira contata muitas vezes virará uma verdade? Parem de mentir para o povo, respeite-o, para, quem sabe um dia serem respeitados.

    Responder
  5. Pedro Paulo
    18 de fevereiro de 2013

    Dia 03 a diferença sera maior ainda… Lauermann 60% dos votos validos no minimo!

    Responder
  6. cassiane
    18 de fevereiro de 2013

    voto 13 e nao mudo estamos junto

    Responder
  7. Paulo Souza
    18 de fevereiro de 2013

    Na pesquisa anterior eu já havia feito um comentário em que declarava acreditar que, independente de quem fosse o candidato do atual governo, venceria a eleição com uma folga razoável, tendo em vista as obras realizadas e em andamento por toda a cidade. Não sou funcionário do governo pois trabalho na iniciativa privada mas ando por toda a cidade e acredito que O TRABALHO DEVE CONTINUAR e por isso voto 13.

    Responder
  8. benedito kowalski
    19 de fevereiro de 2013

    E lamentavel que o PMDB do qual fui filhado não saiba fazer mais nada a não ser tentar impugnar e uma pena que nossa cidade tenha candidato como o do PMDB e Lorena que ja se vendeu o que vai fazer depois se for eleita ainda bem que NÃO pois não fez nada e vai continuar não fazendo nada.
    Parabens pelo belo trabalho da equipe NHORG.

    Responder
  9. Edgar Leitão
    19 de fevereiro de 2013

    Fico feliz com o resultado, não poderia ser outro, depois de tanta sacanagem que o PMDB fez, vai ter que levar o troco, perdendo pela segunda vez, viva Tarcisio, viva Lauermann, vamos com tudo, vencer essa eleição, e banir @s traidor@s da cidade…até a vitória…

    Responder
  10. Marcia
    19 de fevereiro de 2013

    As pessoas deveriam pensar mais nos outros do que em si próprio muita gente está torcida pelo seu partido, mas muitos desses é apenas pensando em si próprio. Ontem uma amiga levou sua filhinha em um Posto d cidade com 38 de febre nem quiseram passar para o pediatra dizendo que 38 não era febre!
    Preciso dizer mais alguma coisa????, eu sinceramente não estou satisfeita com Novo Hamburgo!!! As pessoas precisam aprender é brigar pelos seus direitos e não por partidos!!!

    Responder
  11. 20 de fevereiro de 2013

    adiferença ´maior emfavor de lauerman na medida emque vai se aprocimando do pleito as propostas são melhor tem mais projetos

    Responder
  12. Prof de NH
    20 de fevereiro de 2013

    É uma pena que a canalhice continuará. Depois do que fizeram com o plano de carreira dos professores… Isso é uma vergonha.

    Responder
  13. Egon
    20 de fevereiro de 2013

    A ação vigorosa da administração 2008/20012 aparece na tendência de voto, e mostra que a grande maioria dos hamburguenses sente-se feliz, e satisfeita com o estilo de gestão e a maneira de encarar os desafios de uma cidade que adormeceu 3 décadas, no comodismo das minorias que fizeram vista grossa as demandas crescentes de uma coletividade, administrando-a de maneira conservadora e distante. O trabalho deve continuar e aumentar em volume, eficiência, dedicação.

    Responder
  14. Eri E. Musskopf
    21 de fevereiro de 2013

    Parabéns pela brilhante pesquisa!
    Certamente a inteligência e senso de justiça do povo decidirá que O TRABALHO DEVE CONTINUAR.
    Hoje, o 13 não identifica o PT, e sim, retrata o que todos enxergam: obras espalhadas pelo município.
    Ou alguém acredita que o PMDB trará trará dos Governos Federal e Estadual, o que o PT tem trazido?
    Ademais, alguém conhece algum projeto dos ex-vereadores Lorena ou Kopschina, o que fizeram pela comunidade? Gostaria de saber.
    Que credibilidade pode ter uma vice-candidata que num dia jura amores ao Tarcísio e no seguinte diz que ele não presta?
    Chega de tapetão, o negócio é na urna, e isso o povo já decidiu: o que está bom continuará, e o que deve melhorar, só com dinheiro se fará.
    E o PMDB local, do Sarney e Renan Calheiros, não tem a chave deste cofre.
    Ah… para finalizar: VAMOS FAZER JUSTIÇA A UM SENHOR “CARA LIMPA”: TARCÍSIO ZIMMERMANN, apesar da desumana truculência que sofreu.
    Vitoriosos e derrotados, todos sabemos quem serão.
    Será que irão à diplomação?

    Responder
  15. Maurélio de Ávila
    23 de fevereiro de 2013

    Esta empresa que fez a pesquisa é a mesma que fez em São Leopoldo, na última semana e apontava que o candidato do PT o Dep, Zulke ganharia com 15% de vantagem, porem o Dr. Moacir do PSDB venceu com 63% dos votos, é assim como no mensalão, onde os amigos do Tarcisio e do Lauerman, os Sr. Jose Dirceu, Jose Genoino, Paulo Cunha e tantos outro condenados de comprarem votos para se favorecerem. O maior escandalo da república foi protagonizado pelo Partido Dos Trabalhadores, e tem a cara de pau que é um partido dos trabalhadores, por favor analisem os fatos, não deixem que eles façam um lavagem cerebral em vc, acordem.

    Responder
  16. funcionario publico
    23 de fevereiro de 2013

    Se “Os Trabalhadores” ganharem teremos um prefeito manipulado como um boneco de ventrículo…. Não vai mandar é nada… mas como diriam o “trabalho vai continuar”! * com o teimoso mandando.

    Responder
  17. Anderson Dresch
    24 de fevereiro de 2013

    pessoal, na hora de votar…lembre do caos no hospital Municipal, sem leitos falta medicos, lembre do caos nos postos, doentes na fila desde as 5:00 da madrugada para conseguir uma ficha de atendimento, lembrem que pelos impostos que pagamos neste pais deveriamos ter um otimo atendimento. estou a duas semanas ouvindo as propagandas do PT (Partido dos Trouxas) so falando em numeros, que estão na frente com sei lá quantos porcento, só falam nisso, e em programa de governo nada. projetos para a cidade, nada…chega de hipocrisia.

    Responder
  18. vidaboa
    24 de fevereiro de 2013

    O trabalho deve continuar – vamos lá, Lauermann. O outro candidato nem aqui nem na China (deveria ser seu lema) kkkk

    Responder
  19. Marcia
    24 de fevereiro de 2013

    JUSTIÇA PEDE A MÃE QUE PERDEU SEU BEBE NO HOSPITAL POR FALTA DE ATENDIMENTO, QUERO AINDA VER MUITA GENTE RECLAMANDO DA FALTA DE SAÚDE DA FALTA DE PROFESSORES E OUTRA TANTAS SE O PT GANHAR DE NOVO!!!

    Responder
  20. Lindomar
    24 de fevereiro de 2013

    HAHAHAHAHAHA NÃO ADIANTA MAIS FAZER ESTE TIPO DE PROPAGANDA, NA PESQUISA DO FACE NÃO É ESSE O RESULTADO RSRSRSRS

    Responder
  21. Bepe Alegre
    26 de fevereiro de 2013

    O MAU RELIO….

    O TRABALHO VAI CONTINUAR PORQUE TEM PROJETOS, TRABALHO O DIA TODO… E O KO KOPPICHINA, LE O QUE OS OUTROS ESCREVE… NÃO SABE O NÚMERO DE HABITANTES QUE NH TEM … e DIZ QUE É DAQUI… ATACA AS ÉGUAS SALVADOR….KKKKKKKKK

    Responder
  22. Cida Braga
    26 de fevereiro de 2013

    Sabe o que me choca é que os professores são muito bem pagos afinal se equiparam a Porto que é o melhor salário do Estado e qto a saude mostrem, porque dos médicos não querem trabalhar em lugar que tenha carga horária. Será que não está na hora de buscar médicos em cuba, argentina, Uruguay e nos demais países visinhos afinal corpo humano é igual no mundo todo. A vcs. que defendem o quinze pensem grande ,alguem que vende aspirinas e le panfleto não pode governar . Não tem proposta. Não tem ideal e não faz política para todos!! Pensem 03/03/13 Projeto de governo!!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*