• Visualizações 1918

Eleições em Novo Hamburgo: Pesquisa espontânea aponta 41,5% das intenções de voto para Tarcísio Zimmermann

Paulo Kopschina aparece com 17,8%. Levantamento foi encomendado pelo novohamburgo.org, com apoio da TVNH e da revista News, e aplicado entre 30 de janeiro e 1º de fevereiro com 600 pessoas.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Os hamburguenses estão satisfeitos por estar morando em Novo Hamburgo e querem o Partido dos Trabalhadores (PT) no cargo máximo do Executivo no mandato que iniciará neste ano. É o que conclui o levantamento realizado pela Studio Pesquisas a pedido do novohamburgo.org, com apoio da TVNH e da revista News.

Leia Mais 

Veja o questionário (em PDF)

Foram entrevistados 600 hamburguenses, que voltarão às urnas em 03 de março, entre a última quarta-feira, 30 de janeiro, e a sexta, 1º de fevereiro. Destes, 0,2% respondeu estar “muito satisfeito” por residir no município. A maioria, 90%, se diz “satisfeita”. 8,8% está “insatisfeito” e 1%, “muito insatisfeito”.

Na pesquisa, os eleitores de Novo Hamburgo responderam espontaneamente em qual candidato votariam caso as eleições fossem realizadas no mesmo dia em que foram questionados. Há também outros dois cenários: quem tem a preferência entre Tarcísio Zimmermann (PT) e Paulo Kopschina (PMDB) e entre o peemedebista e Luis Lauermann (PT).

“A encomenda prevendo Lauermann como candidato a prefeito pelo PT foi feita baseada na informação de que muito provavelmente Tarcísio não possa concorrer, enquanto a possibilidade de Kopschina ser caçado é muito remota, e ainda mais improvável depois da manifestação do MP [Ministério Público] contrário a sua cassação”, explica o gerente de núcleo do novohamburgo.org, Rodrigo Steffen.

ESPECIFICAÇÕES – O levantamento, registrado no Tribunal Superior Eleitoral – TSE (protocolo RS-00504/2012), foi realizado em 60 setores censitários selecionados probabilisticamente entre aqueles em que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE divide o espaço rural e urbano do município. Os resultados desta pesquisa apresentam uma margem de erro de no máximo 4% para mais ou para menos, num intervalo de confiança de 95%.

Na espontânea, Zimmermann

tem 41,5% e Kopschina, 17,8%

“No dia 03 de março teremos uma nova eleição para a Prefeitura de Novo Hamburgo. Se esta eleição fosse hoje, em quem o(a) senhor(a) votaria para prefeito de Novo Hamburgo?” Espontaneamente, 41,5% dos entrevistados optaram por Tarcísio Zimmermann ao responder esta pergunta, 17,8% por Paulo Kopschina e 0,3% por Luis Lauermann. A opção branco/nulo foi escolhida por 4,2% e 36,2% estão indecisos.

No cenário estimulado com Zimmermann e Kopschina como candidatos à prefeitura, a quantidade de pessoas que dizem ainda não saber em quem votar cai para 16,8%. O petista fica com 50,2% das intenções de voto e o peemebebista, com 25,3%. 7,7% responderam branco/nulo/nenhum. Numa segunda situação, de disputa entre Lauermann e Kopschina, o primeiro fica com 38,8% dos votos e o segundo, com 29%. Responderam branco/nulo/nenhum 8,5% dos entrevistados e, neste caso, estão indecisos 23,7%.

Cenários apontam pontos

fracos e fortes dos candidatos 

Verificando o primeiro cenário (Zimmermann x Kopschina) segundo a renda familiar e a região de moradia destes 600 eleitores, Tarcísio é o preferido entre quem recebe até dois salários mínimos e no bairro Canudos (zonas norte e leste da cidade), região mais populosa da cidade. Paulo Kopschina tem seus melhores resultados com quem tem acima de cinco salários mínimos e na região central do município.

O peemedebista se saiu melhor que Zimmermann entre as pessoas com ensino superior e o petista tem seu melhor resultado entre quem tem de ensino fundamental incompleto até médio completo. Tarcísio é mais popular entre os jovens e seus piores resultados aparecem entre quem tem 35 a 44 anos e acima de 60 anos.

Veja abaixo os dados da pesquisa:

Segundo o gênero dos entrevistados

Segundo a faixa etária dos entrevistados

Segundo a escolaridade dos entrevistados

Segundo a condição de atividade dos entrevistados

Segundo a renda familiar dos entrevistados

Segundo a região de moradia dos entrevistados

Veja abaixo também os dados da pesquisa no cenário Lauermann x Kopschina:

Segundo o gênero dos entrevistados

Segundo a faixa etária dos entrevistados

Segundo a escolaridade dos entrevistados

Segundo a condição de atividade dos entrevistados

Segundo a renda familiar dos entrevistados

Segundo a região de moradia dos entrevistados

FOTOS: divulgação / arquivo novohamburgo.org

Compartilhar

Pesquisa eleitoral: novohamburgo.org consulta comunidade sobre o pleito de março

Avançar »

Utilidade Pública: Muamba altera trânsito em Novo Hamburgo, o que funciona no feriadão e movimentação nas estradas

35 comentários

  1. Felipe Muller
    3 de fevereiro de 2013

    Acho que o site se precipitou com essa pesquisa. Há indefinição até o dia 14 de janeiro em relação a Tarcisio por ter anulado a eleição de 2012. Infelizmente não acredito em pesquisas e acho que elas deveriam ser vedadas pois numa democracia jovem como a nossa ela pode levar a distorções.

    Responder
  2. Paulo Daniel Spolier
    3 de fevereiro de 2013

    A pesquisa reflete o que se ouve pelas ruas. A estratégia de Paulo Kopschina em “comprar” o passe de Lorena Mayer deixou o peemedebista numa situação ainda mais desconfortável. Parabéns ao novohamburgo.org pela iniciativa.

    Responder
  3. Almerindo Guterres Dutra
    3 de fevereiro de 2013

    A pesquisa expressa em números o sentimento da população de Novo Hamburgo. Todo mundo sabe que a impugnação da candidatura do Tarcísio é uma distorção no sentido da lei da ficha limpa. O que realmente importa é que Novo Hamburgo de Tarcísio e Lauermann está muito melhor que na época dos governos marcha lenta do PMDB.

    Responder
  4. Eloisa tavares
    3 de fevereiro de 2013

    TEM QUE CONTINUAR O PT NA PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO , POR QUE A CIDADE ESTÁ COMO UM CANTEIRO DE OBRAS ,SITO A UPA, O METRÔ , A REGULARIZAÇÃO DOS LOTEAMENTOS, O PROJETO MINHA CASA MINHA VIDA QUE FOI FEITO NA CIDADE. E SEM FALAR A SAÚDE O BOM ATENDIMENTO , INCLUSIVE O MEU FILHO TEVE QUE FAZER UMA TOMOGRAFIA URGENTE ,FEZ NO HOSPITAL GERAL E FOI BEM ATENDIDO ,INCLUSIVE EU DANDO O ENDEREÇO DE CAMPO BOM. EU PRECISEI DE ATENDIMENTO NA UPA DE CANUDOS ,ME ATENDERAM SABENDO QUE EU MORRO EM CAMPO BOM,POR ISSO O PT ,TEM QUE CONTINUAR EM N.H NO ESTADO ,NO PAÍS . ELOISA

    Responder
  5. Sílvia Hilgert
    3 de fevereiro de 2013

    Pois, é! Quanto dinheiro posto fora para refazer uma releeição. É muito fácil ir colocando percentuais de favorito para um, não acredito em pesquisas.Acho as propagandas no centro da cidade muito parada,isso não é bom sinal, para nenhum dos dois. Não gosto de nenhum dos dois. Tarcisio não fez nada por Novo Hamburgo, já pegou as coisas encaminhadas pelo seu antecessor, daí é muito fácil abrir a boca! O outro é uma pessoa não muito simpática. Penso que Novo Hamburgo merecia GENTE MELHOR!Ex. Raul Cassel por exemplo……..

    Responder
  6. Felipe Muller
    3 de fevereiro de 2013

    Hahaha… Falar nesse site é mesmo que falar com parede… Estou fora… E só pra complementar, não é isso que se ouve nas ruas. Tem gente cantado vitória antes do tempo, até hj não entendo pq tanto foguete na rua 25 de julho no dia 7 de outubro… Lei é pra se cumprir e todo mundo é igual perante a lei… Entendido?

    Responder
  7. João Zimer
    3 de fevereiro de 2013

    A burrice de quem defende esse engodo do trem ser um obra do tarcisio fica evidenciada quando falam na vinda do metro (que nao tem nem em porto alegre)

    Responder
  8. Elanice Muller
    3 de fevereiro de 2013

    Lamento disse para o companheiro Felipe Muller devia estudar um pouco mais só dados e Primcipamente sobre politica com a
    afirma que não acredita em pesquisa , ta na cara que o que JUSTO SEMPRE VENCE

    TEM QUE CONTINUAR O PT NA PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO , POR QUE A CIDADE ESTÁ …

    Responder
  9. Paulo Souza
    3 de fevereiro de 2013

    Como cidadão morador desta cidade, vejo como absolutamente natural os números apresentados pela pesquisa. Acredito que independente de quem seja o candidato do atual governo, pelo tanto de obras que se ve por nossa cidade, será consagrado nas urnas em 03 de março.

    Responder
  10. Ricardo da Silva
    3 de fevereiro de 2013

    O que vejo nas ruas são os apoiadores do Tarcisio muito mais alegres e ativos do que os do Kopchina. Penso que a pesquise reflete este ânimo. Parece que os que estão com o Tarcisio são muito mais confiantes e sabem melhor o que querem.

    Responder
  11. José Carlos Madeira
    3 de fevereiro de 2013

    Esta nova eleição é mesmo desnecessária. Tarcisio ou quem ficar no seu lugar vai ganhar até mesmo porque o outro candidato até agora não disse a que veio. Não conheço uma única proposta desse outro candidato que somente ataca e difama, além de tentar se aproveitar da confusão que a Justiça criou em Novo Hamburgo sem qualquer fundamento.

    Responder
  12. Márcia S.
    3 de fevereiro de 2013

    Tem gurizinho de carpete qeu não sabe que o centro e bairros ao redor é só 17% dos votos de Novo Hamburgo, é la nos outros bairros que a mudança tá acontecendo e la que a campanha tá rolando. Quem precisa de um posto de saúde é que sabe que antes do Tarcísio era muito pior

    Responder
  13. Tassi Wilborn
    3 de fevereiro de 2013

    A pesquisa só confirma o que vemos e ouvimos das pessoas. No dia 3 de março, cada cidadão de Novo Hamburgo vai poder fazer justiça nas urnas, reelegendo o projeto que governa principalmente para aqueles que mais precisam. Eu não tenho dúvida de que este é o melhor caminho para NH continuar crescendo.

    Responder
  14. MARCOS
    3 de fevereiro de 2013

    Nossa!!! SILVIA HILGERT Raul Cassel??? nossa sem noção, que pensamento pequeno.
    Novo Hamburgo nunca teve um administrador como nos ultimos 4 anos, uma administração voltada ao povo e aos beneficios dos mais necessitados. PARABENS PREFEITO TARCISIO NOS DA KIPLING, DA GETULIO, DA MARROCOS, PALMEIRA, DAS CASINHAS DO BOA SAUDE ESTAMOS COM VC. E VAMOS SAIR PELAS RUA DE NOVO HAMBURGO GRITAR AOS 4 CANTOS. O TRABALHO VAI CONTINUAR, VOTE CERTO VOTE 13 O PROJETO VAI CONTINUAR

    Responder
  15. Jarbas K.
    3 de fevereiro de 2013

    Queria que o kopschina ganhasse

    Responder
  16. Tassi
    3 de fevereiro de 2013

    Porque apagaram meu comentário?

    Responder
  17. Marcelo Rafael Petry
    3 de fevereiro de 2013

    Enquanto em outros municípios, no estado e país muitos partidos racham para compor chapas, em Novo Hamburgo a Coligação o Trabalho Vai Continuar trabalha por dois candidatos de cumplicidade mútua. Isso reitera a grandeza e verdade de todos os militantes dessa causa.

    Responder
  18. Ezequiel Haag
    3 de fevereiro de 2013

    É meu povo, não entendo porque a maioria de população tem a memória curta, a quantos anos o metro ja esta no cronograma ?, as obras das Upas são todas federais, favor olharem para as placas que estão nas obras, do quanto R$ vem do govero federal,isto é tudo obra ja designada, o que o tarciso prometeu não cumpriu nada, ex. a passagem integrada, o lauermann vai fazer nada tambem , como vamos votar em alguem que esta fazendo campanha para secretario da saude, isto é oq o trascisio esta fazenso, nem o copchina deveria concorrer pois nunca ganhou nem para vereador, deveriamos ter mais opções, do jeito que ta , estamos ferrados de qualquer maneira…

    Responder
  19. Camila Celucci
    3 de fevereiro de 2013

    Eu voto no Tarcizio

    Responder
  20. Dione Altemir Konrath
    3 de fevereiro de 2013

    Acho que a pesquisa revela o sentimento da população de Novo Hamburgo, que está percebendo as obras nos bairros. postos de saúde, urbanização das vilas,e obras que vão prioriza o tratamento de esgoto.
    por isso que a população vota em no Tarcísio.

    Responder
  21. Felipe Muller
    4 de fevereiro de 2013

    Elanice Muller, com certeza… Vou estudar mais e mais… Não te conheço, não sei o seu estudo… Mas pretendo estudar mais e mais e mais pra continuar sabendo o que é enganação e quem é quem… No mais, este é meu último comentário neste site que está “poluido”… Depois do dia 03 de março falamos novamente, cumpanharada… Um abraço e boa sorte pra vocês kkkkkk

    Responder
  22. nara
    4 de fevereiro de 2013

    Me voto é 13 pra continuar !!! melhor lenbra como era antes um novo hanburgo parado ! como a propia lorena falava marcha lenta ? e agora ela partiuuuuu tbm bem pra lentaattatatat !!!! maisssss vai dar 13 …. com traira ou nao

    Responder
  23. Paulo Souza
    4 de fevereiro de 2013

    Me reporto ao internauta Marcos que citou as importantes obras da periferia, pra dizer que eu que moro na Av. Mauricio Cardoso também me sinto contemplado pelo atual governo e cito o tratamento de esgoto que chegará a 80% e que trará mais qualidade de vida para mim, minha familia,para os atuais cidadãos e para as futuras gerações. Além do que, mesmo que não tivesse sido beneficiado diretamente, teria o dever moral, por solidariedade, de votar em quem mais fez, por quem mais precisa. Por isso voto 13, PARA QUE O TRABALHO POSSA CONTINUAR !

    Responder
  24. alline becker
    4 de fevereiro de 2013

    meu voto concerteza é 13 pois foi o melhor governo de todos os tempos!vote 13 vc tbm!

    Responder
  25. dirceu
    4 de fevereiro de 2013

    chega de NH parado!queremos continuar com as melhorias em nosso municipio!meu voto é 13!!!

    Responder
  26. jorge luiz giacomo giordani
    4 de fevereiro de 2013

    Quanta inocencia de todos.Tanto faz Tarcisio ou Kopschina.Um é tapado a ponto de desconhecer e,pior,confrontar a lei.O outro,bem o que ele fez pelo povo nos ultimos 10 anos?O Tarcisio,gostemos ou não,fez o que todo politico faz;nos f….errou.Trem em Nóia?Só pra dar emprego pros petralhas! Kopschina nos vendeu “genéricos e assemelhados”.Tenho que rir

    Responder
  27. Eri E. Musskopf
    4 de fevereiro de 2013

    Esta 2ª eleição é uma vergonha e exemplo claro de como são administrados os impostos pagos pelos cidadãos.
    O povo já escolheu o Tarcísio, o grande administrador que tráz dinheiro da Dilma e do Tarso par NHamburgo.
    A chapa do PMDB é uma farsa, em que uma ex-sub prefeita se sentiu melindrada por ter sido preterida, e bandeou para o outro lado.
    De mais a mais, o que fez o Tarcísio para ser impugnado?
    A ficha limpa é só para corrupto, ou passou a ser para pessoas honestas também?
    Quanta cretinice para quem impugna esta candidatura.
    Espero que o site não me censure, pois quem deve me cobrar pelo que digo, é o PMDB ou o próprio Ministério Público, que nem sempre é o dono da verdade, como neste caso quer ser.

    Responder
  28. josimarsaulsoudhier
    4 de fevereiro de 2013

    opt denovo anburgo emais corrupto do que opovo pença so agora estes dois meses tao trabalhando eo que fizeran em 04 anos aonde foi todo onosso dinheirro neses 04 anos esse eo pt de lula omais corupto de 2012 cade opostao de canudos 24 h thiau pra voçes chega

    Responder
  29. Julyanne
    5 de fevereiro de 2013

    O meu voto vai pro 13, para que a qualidade do trabalho em novo hamburgo possa continuar.. De que adianta as obras do trem e da upa serem projetos federais se o representante da cidade não se empenhava em tirar esses projetos do papel?? Querendo ou não o Tarcísio trouxe uma qualidade de vida maior do que qualquer outro que ja tenha assumido nossa cidade!! VOTE 13

    Responder
  30. tiago
    6 de fevereiro de 2013

    É impraticável largar a prefeitura de uma cidade com quase 300 mil habitantes nas mãos de uma pessoa que sequer teve um emprego em toda a vida. Com essa estratégia de se denominar “administrador”, o Kopschina não vai a lugar nenhum. O povo sabe disso e não se identifica com uma pessoa que não trabalha e nunca trabalhou. Pode até funcionar nos bairros nobres, nos quais boa parte da população vive na mesma mamata. Basta ir a um local com trabalhadores para ver que o PT, com mérito, vence por larga margem. A compra da vice Lorena não é suficiente para mudar o rumo da derrota acachapante que Paulo Kopschina terá no dia 3 de março.

    Responder
  31. Roseli
    8 de fevereiro de 2013

    A senhora Sílvia Hilgert está bem enganada qdo diz que o Prefeito Tarcisio deu continuidade aos projetos do marcha lenta, que projetos? O Prefeito Tarcísio encontrou muitas dívidas deixadas pela adminstração anterior por sinal que o vice do marcha lenta era o Sr. Raul Cassel a pessoa que a sra. sugere que seja Prefeito.
    Além das importantes obras feitas na periferia e tantas outras em andamento não podemos deixar de citar uma que vai beneficiar nós e nossos netos e bisnetos que é o tratamento do esgoto que chegará a 80%. Por esse e outros tantos motivos que devemos dar continuidade ao trabalho do Prefeito Tarcísio e seu vice Lauermann.No dia 3 de março vote no 13!!!!

    Responder
  32. maicon
    9 de fevereiro de 2013

    Engraçado Roseli ,que sempre o PT fas o mesmo joguinho ne, deixando para fazer obras e mais obras sempre em ano eleitoral, dai muitos nao sao reeleitos e saem deixando omunicipio individado, assim como o governo do estado que ja esta endividado ate o pescoço. Temos sim que fazer a renovaçao, olhem a cidade de campo bom, exemplo de cidade , e e adminitrada pelo pmdb, acredito que novo hamburgo tera um novo rumo elegendo o 15.

    Responder
  33. keines
    10 de fevereiro de 2013

    Aos internautas que, dizer e abrem bem a boca para gritar que novo hamburgo virou canteiro de obra!! Por favor vai ver os fatos, TREM A VINTE ANOS ATRA ESTA ENCAMINHADO, QUEM PARTICIPOU DA COMISSÃO PRO TREM, TARCISIO??? NÃO, TARCISIO ESTA EMBALANDO OBRAS E FAZENDO A SUAS, MENTINDO. Internauta Marcos@, não sita MORADORES DAS CASINHAS DO BOA SAUDE, POIS SOU UM DESSES MORADORES E TARCISIO NÃO ME DEU BOSTA NENHUMA, PORQUE TINHA MINHA CASA, PODIA SER O QUE ERA MAS ERA MINHA E CONSTRUIDA E COMPRADA COM MEU SUOR. TARCISO USA ISTO EM CAMPANHA, MAS PARA MIM QUE SOU POBRE, NÃO ESTOU CONTENTE POIS TARCISIO TEM FEITO “OBRAS” COMO ELE DIZ PARA PESSOAS DA PANELA ACHO QUE SER POPULAR E FAZER UM GOVERNO PARA TODOS, POIS ANOS A POS ANOS OS GOVERNOS VINHAM A TE A VILA QUE MORREU TRES CRIANÇAS NO KEPHAS, SABIAM DA SITUAÇÃO E SO DEPOIS DA MORTE DOS INOCENTES TARCISIO PARA NÃO SER MASSACRADO COM A MA FAMA DE GOVERNAR, SE MOSTROU SOLIDARIO. Pisou no barro disse ao meu pai que resolveria o problema dos esgotos a ceu aberto, meu pai confiou, passou todo este tempo tarcisio não fez, VOCES ACHAM QUE MEU PAIS VOTA EM TARCISIO??? NÃO

    Responder
  34. 13 de fevereiro de 2013

    e 13 neles.

    Responder
  35. Carla
    2 de março de 2013

    Que pesquizinha safada eimmm???Como acreditar em um apesquisa com mais de 23% de indecisos???Essa pesquisa é bem a cara do PT mensaleiro mesmo!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*