• Visualizações 862

Pesquisa eleitoral: novohamburgo.org consulta comunidade sobre o pleito de março

Serão entrevistados 600 hamburguenses entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro. Eles vão responder em quem votariam em diferentes cenários e o resultado será divulgado nos próximos dias.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Em quem você votaria se a eleição suplementar fosse hoje? A voz da comunidade hamburguense está sendo ouvida nas ruas do município que voltará às urnas em 03 de março de 2013.

Uma pesquisa eleitoral encomendada pelo novohamburgo.org, com o apoio da TVNH e da revista News foi protocolada na terça-feira, dia 29, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul – TRE-RS e entrevistará 600 pessoas até sexta-feira, 1º de fevereiro. A equipe do instituto Studio Pesquisas iniciou a realização dos questionários nesta quarta-feira, 30 de janeiro.

O resultado do trabalho deve ser divulgado nos próximos dias.

Pesquisa vai gerar debate entre as pessoas, comemora

diretor de núcleo do novohamburgo.org

A pesquisa eleitoral está incluída em um projeto mais amplo sobre as Eleições 2013, que também contará com um debate entre os candidatos a prefeitura transmitido tanto pela TVNH quanto pelo novohamburgo.org e pelo site da revista News, por exemplo. “O mais importante é que a política seja discutida na vida das pessoas, e a pesquisa vai gerar debate”, argumenta diretor de núcleo do portal de notícias Rodrigo Steffen (foto ao lado), comemorando a contribuição do veículo.

“Esta é uma forma de democratizar o mundo”, completa. “Em Novo Hamburgo, houve um certo estranhamento por parte dos hamburguenses quanto à política depois das eleições de outubro, como não quisessem falar sobre o assunto. Mas isso é necessário, e positivo.”

Acertos do instituto conferem

credibilidade ao trabalho

Roberto Garcia, da Studio Pesquisas, acredita que o trabalho realizado entre as empresas “é um importante serviço em favor da cidadania.” Fundado em 1993, o empreendimento é especializado em pesquisas de opinião e análises de governos.

“Nós temos um foco de pesquisa de avaliação de cenários eleitorais”, explica Garcia. “Fazemos isto há bastante tempo. Em 2012, divulgamos resultados anunciando a vitória de Lindenmeyer [referindo-se ao petista Alexandre Lindenmeyer, no município gaúcho de Rio Grande]. Realizamos pesquisas também em Porto Alegre, Santa Maria e Caxias do Sul. Ainda em 2012, acertamos com rigor o resultado de vitória do prefeito [Aníbal] Moacir, do PSDB, em São Leopoldo.”

A empresa também acertou quando apontou virada de Tarcísio Zimmermann nas eleições de Novo Hamburgo em 2008. Além do seu diretor, equipe de campo e de analistas, o trabalho do instituto é assinado com destaque pela estatística Vera Martins e a cientista política Martina Manzuoli.

FOTOS:

especial / novohamburgo.org com survey-reviews.net

especial / novohamburgo.org

Compartilhar

Tragédia em Santa Maria: Multidão faz caminhada em lembrança às vítimas de incêndio

Avançar »

Eleições em Novo Hamburgo: Pesquisa espontânea aponta 41,5% das intenções de voto para Tarcísio Zimmermann

3 comentários

  1. Felipe Muller
    30 de janeiro de 2013

    Olá! Como cidadão de Novo Hamburgo, nascido e crescido nesta terra, ao mesmo tempo defensor da Democracia, pediria por gentileza que fosse publicado o formulário da enquete para que possamos ter cada um a sua conclusão pessoal dos resultados que sairão desta pesquisa. Obrigado.

    Responder
  2. Felipe Muller
    30 de janeiro de 2013

    Há uma data prevista para o debate? P certo é fazer que seja depois do dia 14 de fevereiro, chega de confundir o eleitorado de nossa cidade. Assim vamos saber quem tem registro ou não.

    Responder
  3. João Zimer
    31 de janeiro de 2013

    Esse roberto garcia é assessor do pt na assembleia nao tinha um instituto isento pra voces contratarem?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*