• Visualizações 404

MEC abre inscrições para mais de 144 mil bolsas de estudo

Dentre as exigências, candidatos devem ter marcado pelo menos 450 pontos  no Enem. Inscrições para o programa vão até a próxima segunda-feira. Primeira divulgação dos resultados ocorre no dia 24.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

O Ministério da Educação – MEC abriu nesta quinta-feira as inscrições para bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos – ProUni. No primeiro semestre de 2013 vão ser disponibilizadas 144.639 bolsas.

Deste total, 99.223 delas vão ser integrais e as demais parciais vão ter um abatimento de 50% da mensalidade. As inscrições para o programa vão até a próxima segunda-feira, dia 21, e devem ser feitas apenas pelo site do ProUni. A primeira divulgação dos resultados ocorre no dia 24 de janeiro e a segunda, no dia 08 de fevereiro. Aquele que não for pré-selecionado pode aderir a uma lista de espera nos dias 24 e 25 de fevereiro.

Para participar deste processo é preciso ter completado o ensino médio em escola pública ou em uma instituição particular de ensino na condição de bolsista. Um dos é pré-requisitos é ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem de 2012 e atingido pelo menos 450 pontos. Outra exigência é que o estudante não pode ter zerado a nota da redação.

Bolsas podem ser integrais e parciais

O candidato que deseja concorrer à bolsa integral deve comprovar renda bruta familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo. Já para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Aquele que conseguir bolsa parcial pode pagar a outra parte por meio do Fundo de Financiamento Estudantil –  Fies sem precisar apresentar fiador. O aluno deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2012 para acessar as vagas do ProUni. Ele escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno entre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.

No entanto, caso o candidato seja selecionado no Sistema de Seleção Unifica – Sisu e no ProUni, ele deve optar por uma das vagas. Isso porque é proibido usar uma bolsa do programa e estar ao mesmo tempo matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.

Informações de Agência Brasil

FOTO: Cefet-MG / Creative Commons

Compartilhar

Couromoda começa em São Paulo com 27 empresas no estande coletivo hamburguense e 48 no gaúcho

Avançar »

Empresas hamburguenses comemoram resultado na Couromoda – mais de R$ 3 milhões em vendas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*