Com espaço para estacionamento de carros, motos e bicicletas, o local receberá as principais linhas de ônibus do município do Vale do Sinos. Veja o que sai da área e o que fica.
Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)
Ao lado da futura estação Novo Hamburgo, a última da extensão da linha da Trensurb, começa a ser planejado um terminal multimodal.
Com espaço para estacionamento de carros, motos e bicicletas, o local receberá as principais linhas de ônibus do município do Vale do Sinos. Os terrenos já foram desapropriados. No entanto, dois dos proprietários não concordaram com a oferta feita pela Trensurb, e os valores serão discutidos na Justiça.
Além disso, um dos prédios, onde hoje funciona uma agência da Caixa Econômica Federal, será mantido até o final do ano, por um acordo feito com o dono. As desapropriações devem exigir um investimento de R$ 15,7 milhões já que a área é uma das mais valorizadas da cidade.
O terreno tem cerca de 14,5 mil metros quadrados, e a prefeitura já encaminhou à Trensurb um esboço do projeto para utilizar a parte destinada à integração do transporte coletivo. Além de facilitar o acesso ao trem, o espaço também abrigará uma praça de alimentação e salas comerciais. A Trensurb deverá abrir um processo para que empresas privadas manifestem interesse em operar no local.
Obra deve ser concluída em 2013
Mesmo com o início da fase de projeto do terminal multimodal, a Trensurb estima que ele só deve ser concluído após o início da operação dos trens no trecho. A construção da extensão da linha deve ser finalizada no final deste no ano.
No início de 2013, serão realizados testes e a operação experimental das novas estações. Já a estimativa é de que o terminal multimodal só esteja em operação plena no segundo semestre do ano que vem.
O que já saiu da área:
– Estacionamento privado
– Posto de combustíveis
– Loja Arezzo
O que ainda sairá do local:
– McDonald’s
– Palácio da Música
– Paiol Armas e Munições
– Caixa Econômica Federal
O que vai ficar:
– Prédio residencial
Informações de Zero Hora
FOTO: Miro de Souza / Agencia RBS
Deixe um comentário