• Visualizações 3858

Onda de frio no Rio Grande do Sul registra temperaturas negativas antes da chegada do inverno

Grande Porto Alegre teve primeiro registro de temperatura negativa do ano na estação da MetSul em São Leopoldo. Inverno terá uma grande variabilidade na temperatura no RS.

Jéssica Antero jessica@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

O Rio Grande do Sul teve nesta quarta-feira, dia 06, o amanhecer com temperaturas mais baixas do ano até agora. A mínima foi de -3,8ºC na estação automática do bairro Planalto, em Santa Rosa.

Na Serra, a estação do Parque do Caracol, em Canela, acusou -3,4ºC. A temperatura ficou perto de 0ºC em pontos da Grande Porto Alegre, que teve o primeiro registro de temperatura negativa do ano, na estação da MetSul no Parque Imperatriz, de São Leopoldo. Em Cachoeirinha, a mínima foi de 1,2ºC.

Em Uruguaiana, na fronteira com a Argentina, a mínima foi de 2°C, mas a sensação térmica chegou a -8°C, com muita cerração no amanhecer. A ponte que liga a cidade brasileira a Paso de Los Libres, no país vizinho, ficou praticamente toda encoberta. Os motoristas tiveram de reduzir a velocidade, já que a visibilidade ficou reduzida. Foi a primeira geada registrada este ano na cidade.

Cidades de Santa Catarina também registraram temperaturas baixas nesta quarta-feira. Segundo informações da prefeitura de Urupema, a cidade amanheceu com os gramados e campos totalmente brancos. A sensação térmica chegou a -25°C em Bom Jardim.

Inverno terá temperaturas variadas,

inclusive com registro de calor

Em entrevista por telefone ao Portal novohamburgo.org, a MetSul Meteorologia informou que o inverno, que começa dia 21 de junho, terá uma grande variabilidade na temperatura em todo o Estado gaúcho, tanto com tempo seco quanto com chuva. Apesar do mês de junho ter começado com frio intenso, há possibilidades de períodos de calor durante a estação.

Segundo a MetSul, a chance de neve no Estado é baixa e as madrugadas de sexta-feira, dia 08, e sábado, 09, devem ser as mais frias da semana. As baixas temperaturas ocorrem devido a uma massa de ar gelado estar estar a caminho do Rio Grande do Sul, deslocando-se rapidamente da Argentina para o sul do Brasil.

Para o domingo, previsão

de máxima de 23°C

Na quinta-feira, 07, a temperatura mínima será de 2 °C e as máximas ficam entre 11°C e 13°C, também de acordo a MetSul. Na sexta-feira, dia 08, as temperaturas podem ser negativas, principalmente nas áreas rurais do Estado, e as máximas devem ficar entre 13°C e 15 °C.

No final de semana, as temperaturas também serão baixas. No sábado, 09, o sol com frio predomina durante o dia. Já no domingo, 10, a massa de ar polar perde força e máximas podem chegar a 23 °C.

Com informações de Correio do Povo

FOTO: ilustrativa / Halder Ramos

Compartilhar

Novo Hamburgo discute o meio ambiente em semana voltada ao tema

Avançar »

Segundo lote de casas no Parque Residencial Novo Hamburgo recebe 92 famílias

sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*