• Visualizações 1324

Novo Hamburgo discute o meio ambiente em semana voltada ao tema

Primeiro seminário “Repensando o Rio dos Sinos” é uma das atividades programadas, reunindo painelistas e temas como impactos ambientais, justiça, curtumes e mortandades. 

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

O Dia Mundial do Meio Ambiente é nesta terça-feira, 05, mas as atividades relacionadas à data já começaram em Novo Hamburgo. Na última sexta, 1°, uma palestra sobre o Centro Municipal de Proteção dos Animais deu início à Semana do Meio Ambiente no município (programação completa abaixo), organizada pela prefeitura.

A fala da veterinária do Canil Municipal, Deise Heck, ocorreu na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha – ACI-NH/CB/EV. Uma gincana entre as escolas municipais, referente à comemoração desta semana, também começou na última sexta. As primeiras atividades foram a confecção de objetos com material reciclável e trabalhos com fotos de fauna, flora, pátio da escola e resíduos sólidos, além de vídeos com tema ambiental.

Os estudantes tinham até esta segunda, 04, para levar o material produzido ao Parcão, onde os trabalhos ficarão expostos durante a Semana do Meio Ambiente. As escolas concorrerão a máquinas fotográficas.

Seminário discute

situação do Sinos 

Nesta quarta-feira, 06, ocorre o primeiro seminário Repensando o Rio dos Sinos, que reunirá discussões sobre a realidade das águas e o que tem sido feito em relação ao rio. O evento, organizado pelo movimento SOS Rio dos Sinos, inicia às 13h30min e se estende até o fim do dia, no Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos – IBTeC (rua Araxá, 750, bairro Ideal).

As inscrições podem ser realizadas até às 18 horas desta terça, através de formulário no site do SOS Rio dos Sinos. Veja abaixo a programação do seminário:

– 13h30min: Recepção e abertura

– 14 horas: Painel Impactos ambientais adversos ao Rio dos Sinos, com Dione Dias de Moraes (presidente do SOS Rio dos Sinos) e Marcelo Ferreira (piloto de asa delta)

– 14h45min: Painel Promotoria Regional do Meio Ambiente, com Ximena Cardozo Ferreira (promotora de Justiça Meio Ambiente em Taquara)

– 15h30min: Painel Curtumes – Produzir com sustentabilidade, com Moacir Berger de Souza (presidente AICSul)

– 16h15min: Painel Atuação do Consórcio Pró-Sinos, com Júlio Dorneles (diretor executivo)

– 17h45min: Mortandade 2006 – O outro lado da verdade, com Mario Marmo Farias Peirano (doutor em Engenharia Ambiental e Sanitária)

– 18h30min: Encerramento

Programação

Confira abaixo a programação organizada pela Prefeitura de Novo Hamburgo para os próximos dias:

05/06 – Terça-feira

– 08 horas: Início do Projeto “Manejo de Exóticas”, no Parque Henrique Luiz Roessler, o Parcão (rua Barão de Santo Ângelo, bairro Hamburgo Velho)

– 08 às 12 horas: Palestra “As amigas árvores” e plantio de mudas nativas na mata ciliar do córrego do Parcão, com os agentes ambientais das EMEFs Ana Néri, Machado de Assis, Marcos Moog e Anita Garibaldi, no Parcão

– 08 às 17 horas: plantio de mudas nativas para reposição da mata ciliar no Arroio Walahai, no Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (Estrada Walahai, 1400, em Lomba Grande)

– 14 às 17 horas: Encontro dos alunos agentes ambientais das escolas do município no Parcão

– 14 horas – Plantio de mudas de árvores nativas no Instituto Estadual Madre Benícia (João Aloysio Allgayer, 1023, Lomba Grande)

– 19h30min: Mesa-redonda “Tecnologias para Implementação do Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos”, com Marcelo Rafael Petry, Vera Beatriz Rambo, Rafael Soares Sandrini, Cristiano Benites Oliveira e Carlos Nascimento, no Auditório do Prédio Multicolor da Universidade Feevale (Campus II, ERS-239, 2755, bairro Vila Nova)

06/06 – Quarta-feira

– 08h30min: Encerramento da Semana do Meio Ambiente com lançamento do Plano Municipal de Educação Ambiental, mostra dos vídeos ambientais das escolas municipais e apresentação da peça “Comusa Atuando na Cidade”, no Teatro Paschoal Carlos Magno (rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66, Centro)

– 08 às 16 horas: Dia da coleta de resíduos eletrônicos em Lomba Grande (rua João Aloysio Allgayer, 1238, bairro Lomba Grande)

– 14 horas: Oficina de Sabão Ecológico com óleo de cozinha usado na Casa Pastoral (rua João Aloysio Allgayer, 1565, Lomba Grande)

– 19 horas: Palestra Controle de Borrachudo não é só BTI, na Comunidade Evangélica de Lomba Grande (rua Martin Luther, 600, Bairro Lomba Grande)

16/06 – Sábado

– 13h30min: Caminhada Turística Rural, de nove quilômetros, com saída em São João do Deserto (Estrada André Haubert, 7601, bairro Lomba Grande)

Matéria atualizada para complementação de informações.

Com informações de Imprensa PMNH

FOTO: divulgação / Luísa Venter

Compartilhar

Dia Mundial Sem Tabaco: Brasil registra gasto de R$ 21 bilhões com tratamento de fumantes em 2011

Avançar »

Onda de frio no Rio Grande do Sul registra temperaturas negativas antes da chegada do inverno

sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*