Bolsa Moradia beneficia 139 famílias atingidas por temporal

Projeto proporciona pagamento do valor proporcional a dias alugados para hamburguenses que tiveram suas casas danificadas em função de fenômenos naturais no mês de abril.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

O temporal ocorrido em abril danificou casas de famílias do Loteamento Kephas. De casa nova, 139 destas comemoram o Bolsa Moradia, subsídio criado em maio pelo prefeito Tarcísio Zimmermann (PT), que concede o valor de R$ 352,00 ao mês.

Com o benefício, os moradores alugam uma nova residência. “Com isso auxiliamos os atingidos para que possam reconstruir suas vidas com mais tranqüilidade”, argumenta Zimmermann.

No total, cerca de 320 famílias tiveram suas casas decretadas em situação de risco pela Coordenadoria de Defesa Civil do município. Desse número, 139 moradores já aderiram ao projeto, alugaram residências e receberam pela primeira vez o valor na terça-feira, dia 07.

Cada família recebeu o valor proporcional aos dias alugados. Mais 147 famílias fizeram sua inscrição para receber o benefício, e estão em busca de casas para alugar.

A dona de casa Leila da Silva Braz (foto) faz parte do grupo que está de moradia nova. Ela e seus três filhos saíram da casa onde moravam, localizada em um dos principais pontos atingidos pelos desmoronamentos, para um novo lar, no bairro São José.

MUDANÇA – Para tirar as famílias dos locais do risco o mais cedo possível, a Secretaria de Habitação – Sehab está disponibilizando um caminhão, que faz de forma gratuita as mudanças dos moradores. Assim como Leila, mais 41 famílias já se mudaram com o auxílio da Sehab, e mais moradores estão solicitando o serviço.

“Estamos fazendo mudanças todos os dias da semana e aos sábados, tudo para retirar as famílias dos locais de risco”, garantiu o secretário de Habitação, Juarez Kaiser.

De acordo com Kaiser, as famílias em situação de risco podem solicitar um caminhão disponibilizado pela prefeitura. “As pessoas que hoje estão nos locais de risco, comprovados por um laudo da Coordenadoria de Defesa Civil do município, e que já tem outro local para morar podem pedir o caminhão de mudança”. Para fazer a solicitação, basta ir até o Centro de Referência de Assistência Social – Cras Kephas, que fica na rua Tamoio, n° 52, bairro Vila Diehl, Loteamento Kephas.

Informações de Imprensa da PMNH

FOTO: divulgação / Renata Arteiro

Compartilhar

Novo Hamburgo: Orçamento Participativo registra aumento de 64% de participação da comunidade

Avançar »

Prefeito de Novo Hamburgo promete candidatura da região para receber fábrica da Hyundai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*