Novo Hamburgo: Estratégia Saúde da Família chega a Vila Iguaçu

Agentes comunitários trabalham na prevenção de doenças, identificando as necessidades básicas e levando informações e orientações de saúde na área em que atuam.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A Vila Iguaçu, no bairro Canudos, é a mais nova comunidade a ser contemplada com a Estratégia Saúde da Família (ESF) em Novo Hamburgo. O lançamento oficial do sistema foi feito aos moradores na noite de terça-feira, 8 de fevereiro, em encontro realizado na Comunidade Católica Santa Catarina.

Representantes da Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), e da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), apresentaram à população como será a atuação dos agentes e os benefícios do sistema. Com a Vila Iguaçu, o Município passa a ter oito equipes de ESF. Em breve, a comunidade do Kephas será contemplada com o novo sistema. A meta da Administração é disponibilizar 26 grupos na cidade.

VILA IGUAÇU – A nova equipe de ESF atenderá 4 mil pessoas que residem na localidade. Nessa área, os agentes serão responsáveis por acompanhar famílias durante todo o ciclo vital de cada pessoa. Segundo o secretário interino da Saúde, Florizeu Campos, a ESF buscará reduzir o número de pessoas que necessitem ir, tanto às unidades de saúde, como também no Pronto Atendimento (PA) e no Hospital Municipal.

“Cerca de 80 a 85% dos atendimentos feitos em toda a rede podem ser feitos pelos grupos da ESF. E com o acompanhamento de cada morador, teremos pessoas cada vez mais saudáveis”, citou.

A diretora administrativa da FSNH, Simone Zucolotto, destacou que a entidade trabalhará forte na divulgação dos serviços que serão prestados pela ESF. Está prevista a confecção de diversos materiais informativos, como cartilhas, que serão distribuídas nas unidades de saúde.

O coordenador da implantação da ESF em Novo Hamburgo, Jandir Ponce, foi o responsável por dar os detalhes de como será a atuação da equipe na Vila Iguaçu. “As diferenças entre o sistema atual e o que está sendo implantado são muitos. A comunidade perceberá os benefícios”, destacou.

Como funciona a ESF

– As equipes de profissionais atenderão famílias em uma área delimitada. Agentes comunitários cadastram todos os moradores dessa região, identificam necessidades básicas e levam informações e orientações sobre cuidados de saúde até eles. O objetivo é prevenir doenças, aprimorar o atendimento e educar a população sobre cuidados com a saúde.

– Cada equipe da ESF é composta por um médico especializado em saúde da família e comunidade, um enfermeiro especializado em saúde coletiva, um técnico em enfermagem e cinco agentes comunitários de saúde. Esses grupos ainda podem ser acrescidos de dentistas, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

– Em Novo Hamburgo, a ESF foi implantada em março de 2010. Além da Vila Iguaçu, equipes já trabalham  nos bairros Roselândia (duas), Rondônia (duas), Boa Saúde (duas) e Santo Afonso (equipe coordenada pelo Projeto Regina Comunidade, do Hospital Regina).

Informações de Imprensa PMNH

FOTO: Ronan Dannenberg

Compartilhar

Couromoda 2011: Empresas hamburguenses comemoram recorde de vendas na feira

Avançar »

Verão 2011: Litoral Norte é o destino de 65 mil veículos via freeway no fim de semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*