Novo Hamburgo: Câmara elege novo presidente nesta terça-feira: Jesus, Matias, Serjão ou Carmen?

Acordo firmado no início de 2009 entre a base governista no Legislativo prevê Jesus Martins (PTB) na presidência no ano que vem, mas vereadores do PT também querem o cargo.

Da Redação redacao@novohamburgo.org

Em 2010, o presidente da Câmara Municipal de Novo Hamburgo não será Antônio Lucas (PDT). Essa é a única certeza para a eleição da nova Mesa Diretora que ocorre nesta terça-feira, dia 15.

O pedetista que exerceu a presidência nos dois últimos anos, o que foi possível por tratar-se de mandatos diferentes (2005/2008 e 2009/2012), transmite o cargo para um de seus 13 colegas em 1º de janeiro. Só não se sabe, no entanto, para quem. Quatro candidaturas já foram anunciadas oficialmente: Jesus Martins (PTB); Matias Martins (PT); Sergio Hanich (PMDB), o Serjão; Carmen Ries (PT).

A escolha do presidente, vice, primeiro e segundo secretários começa às 14h30min e promete intensas discussões. Conforme prevê o regimento interno da Casa, a sessão em que ocorre a eleição da Mesa Diretora é reservada exclusivamente à esse propósito. Será a última sessão ordinária do ano. Na quarta e na quinta-feira, dias 16 e 17 de dezembro, os vereadores realizarão extraordinárias para votação de projetos que o Executivo considera importantes para o início de 2010.

E O ACORDO?

No início de 2009, Antônio Lucas foi reconduzido à presidência a partir de acordo firmado entre a base governista que previa os ocupantes do cargo até o final da atual legislatura. O próximo presidente seria Jesus Martins, seguido por Leonardo Hoff (PP), em 2011, e Gilberto Koch (PT), o Betinho, no último ano. O Governo Tarcísio sustenta o acordo.

Acontece que há cerca de seis meses o petista Matias Martins decidiu rompê-lo e começou a articular sua candidatura. O primeiro cabo eleitoral foi logo um dos mais experientes. Ito Luciano (PMDB), que já foi presidente da Câmara em duas oportunidades – 2001 e 2007. Como a oposição ficou fora do acordo desde o início, Serjão também lançou-se ao pleito. Carmen Ries foi a última governista a manifestar desacordo. Convicta, afirma: “Quebrei o acordo, sim! Digo isto porque sou peituda!”

PREVISÃO

A história recente da eleição da Câmara não aponta para uma previsão racional do resultado que sairá do plenário nesta terça-feira. O que se pode antecipar são os votos com que contam cada um dos candidatos. Aliás, os dois teoricamente favoritos. Jesus Martins estaria na frente, com seis aliados: Antônio Lucas e Ricardo Ritter, do PDT; os petistas Betinho e Alex Rönnau; Vladimir Lourenço (PP); Volnei Campagnoni (PCdoB).

Já Matias Martins teria três pares alinhados, pelo menos: Ito Luciano e Luiz Carlos Schenrlte, do PMDB, e Gerson Peteffi (PSDB). O peemedebista Raul Cassel ainda não antecipou seu voto, mas por coerência partidária, deve optar pelo companheiro Serjão caso sua candidatura seja confirmada.  Carmen Ries não deve conseguir viabilizar sua candidatura e a posição que adotará é uma incógnita. Como Jesus tem sete votos, garantiria sua eleição mesmo que Matias alcance o mesmo número, já que tem mais votos nas urnas em 2008. Arriscar um palpite, contudo, é impossível. Quem viver, verá!

FOTOS: divulgação / CMNH

Compartilhar

Novo Hamburgo em clima de Natal

Avançar »

Novo Hamburgo: Quem foi a personalidade do ano de 2009?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*