• Visualizações 1968

Força de vontade para uma vida melhor

Olá, pessoal! Quero aproveitar esta coluna para dar as boas vindas a 2013 e conversarmos um pouco sobre projetos para este ano.

Todo início de ano é natural termos esta idéia de renovação e criar expectativas para o que vai acontecer durante o ano… Mas é importante que estas metas demandem um pouco de esforço da nossa parte para se realizarem.

Cabe a mim, como profissional da saúde, dar orientações para quem tem vontade de parar de fumar e não consegue.

Em primeiro lugar, vamos conversar um pouco sobre a frase “fumei a vida inteira e nunca tive nada”. Pensar assim leva a pessoa a uma resistência à ideia de parar de fumar. Portanto, o primeiro passo é aceitar que o cigarro faz mal para sua saúde em diversos aspectos, inclusive psicossocialmente, já que hoje fumar é totalmente démodé.

Diversos estudos já comprovaram que fumar diminui a longevidade. E que mesmo pessoas que já fumam há muitos anos podem, sim, ter benefícios se pararem de fumar. Estes benefícios incluem melhora da resistência física e da respiração, aumento da longevidade e da saúde como um todo, inclusive da saúde bucal.

Não é um processo fácil, mas o primeiro passo é querer. Para isto, procure se informar sobre os benefícios que você poderá ter caso venha abandonar o vício. Outras dicas que tornam o processo menos sacrificantes são:

– Evitar ambientes onde outras pessoas fumam, pelo menos no início.

– Quebre a rotina: se você está acostumado a fumar tomando café, por exemplo, engane seu cérebro, tome outro tipo de bebida, em outro lugar… isto ajuda a não associar com o hábito de fumar.

– Concentre-se em outra atividade: nas primeiras semanas normalmente ocorrem picos de vontade de fumar, que duram alguns minutos. Procure outra atividade, como caminhar, cozinhar, pintar, escovar os dentes…

– Busque ajuda profissional, principalmente psicológica, para lhe dar apoio.

– Tenha consciência de que não é uma tarefa fácil, porém possível, e que pode haver recaídas, mas não desista. Saiba que a cada dia você vai ser um vitorioso.

Eu vou estar aqui, torcendo por você!

Um forte abraço e feliz 2013!

FOTO: ilustrativa / hypescience.com

Compartilhar

Clareadores à venda nas farmácias. Isto funciona?

Avançar »

Continuamos na luta contra o fumo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo
home_central_vertical