A sua dieta faz você sorrir mais

Não é só por questões estéticas que devemos cuidar da nossa alimentação. Quando se trata de saúde, tudo está interligado, e geralmente o que você come reflete na sua saúde.

A dieta é fator primordial no cuidado com os dentes. Engana-se quem pensa que só açúcar é vilão… Carboidratos, principalmente os industrializados como bolachas e sagadinhos, são um prato cheio para as bactérias.

No nosso corpo moram diversas bactérias. Elas vivem em comunidade e aguardam uma situação favorável para se desenvolverem. Toda vez que colocamos um alimento na boca inicia-se o processo de digestão, para isto o meio se torna mais ácido e vai demorar em torno de duas horas para que volte ao normal. Um meio ácido é favorável para as bactérias se desenvolverem. Por isto uma dieta regrada em horários é tão importante, ajuda o organismo a se proteger.

Então, o primeiro passo é determinar horários para refeições e deixar um intervalo de pelo menos 2 horas entre elas, sendo que neste intervalo a única coisa que devemos ingerir é água. Os sucos e cafés devem ser ingeridos logo após as refeições e não durante este intervalo.

Outro ponto diz respeito à qualidade das refeições. Alguns alimentos deixam mais resíduos e se aderem mais aos dentes como pães, bolachas e doces. Eles constituem um grupo de alimentos que chamamos de cariogênicos, isto é, facilitam a formação da placa bacteriana – aquela crostinha que se forma nos dentes quando comemos – que pode causar cárie.

Por outro lado existem alimentos aliados à saúde. Frutas como a maçã ajudam a limpar os dentes. Exitem alguns estudos que identificaram na hortelã efeitos antibacterianos. O xilitol é um adoçante natural presente em diversas frutas e vegetais que além de não provocar cárie nos protege dela. Alguns chicletes são fabricados com esta substância e muitas vezes são aliados no tratamento da doença cárie.

A dieta é uma questão de hábito e deve ser implantanda gradualmente. Procure estipular horários para suas refeições e sempre ter presente pelo menos uma fruta e uma salada por dia. Tome bastante água, isto ajuda o organismo se proteger. Uma pessoa saudável fica mais bonita, e nada melhor do que um sorriso bonito e um hálito fresco!

Bom apetite pra você!

Compartilhar

Você sabe o que é bruxismo?

Avançar »

Que tal um sorriso branquinho?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*