• Visualizações 708

OMS lança guia para combater a obesidade e desnutrição infantil no mundo

Instruções sugerem o uso de alimentos saudáveis para as crianças. Gestantes e mulheres em fase de amamentação também serão orientadas.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Com o objetivo de orientar autoridades do todo mundo na adoção de medidas contra a obesidade e a desnutrição, a Organização Mundial da Saúde – OMS lançou um guia com 24 Ações Essenciais de Nutrição. O Órgão fez um alerta sobre essa ameaça dupla, que atinge pessoas de países de média e baixa renda.

O relatório informa que essas nações não estão tratando a obesidade como uma verdadeira ameaça à saúde. O documento aponta que 75% das crianças acima do peso vivem em países em desenvolvimento. Nos últimos 20 anos, por exemplo, a África quase dobrou o número de menores acima do peso. Conforme a OMS, crianças obesas possuem mais chances de se tornarem adultos obesos, o que eleva as possibilidades delas contraírem diabetes e outras doenças.

A desnutrição

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 100 milhões de crianças com menos de cinco anos estão abaixo do peso, sendo que 165 milhões apresentam sinais de nanismo ou atrofia.

Se estima que 35% das mortes dessas crianças possam ser associadas à desnutrição. O Órgão também informou que 43 milhões de menores de 5 anos são considerados acima do peso ou obesos.

Em 2012, a Assembleia Mundial da Saúde adotou diversas metas que devem ser cumpridas pelos países até 2025. Entre ações, estão a redução de 40% do número de crianças com menos de cinco anos que sofram de nanismo, e ainda, a diminuição de 50% dos casos de anemia entre as mulheres em idade reprodutiva.

O material em inglês poder ser acessado aqui (PDF).

Informações de portal R7

FOTO: reprodução / centauro.com.br 

Compartilhar

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira

Avançar »

Governo investirá R$ 560 mi em hospitais universitários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo
home_central_vertical