DEPRESSÃO
  • Page Views 525

Risco de depressão pode ser indicado pelo hormônio do stress

Estudo com cerca de 1 800 adolescentes de 12 a 19 anos foi elaborado para diagnosticar depressão.  Pesquisa ainda descobriu que altos níveis do cortisol, hormônio relacionado ao stress.

Da Redação (redacao@novohamburgo.org) (Siga no Twitter) 

Através de uma nova pesquisa britânica o diagnóstico de depressão que é feito somente com base nos sintomas clínicos de um paciente, que incluem tristeza na maior parte do dia e problemas relacionados ao sono e ao peso, pode mudar o quadro. A pesquisa ainda descobriu que altos níveis do cortisol, hormônio relacionado ao stress, pode indicar um risco grande de uma pessoa ter depressão.

De acordo com o estudo, um conjunto de sintomas depressivos eleva o risco de um adolescente sofrer depressão em até catorze vezes em comparação com quem não apresenta nenhuma dessas características somadas a concentração do hormônio, cerca de 1 800 adolescentes de12 a19 anos participaram da pesquisa. Após uma coleta de saliva, de três dias a uma semana para que os pesquisadores analisassem seus níveis de cortisol, durante o ano, as pessoas que participaram disseram se estavam sentindo algum sintoma referente à depressão.

Os jovens foram divididos em quatro categorias de acordo com seus níveis de cortisol e com o número de sintomas depressivos que apresentavam, sendo que o primeiro grupo era formado por aqueles com níveis normais do hormônio e a menor quantidade de sintomas associados ao transtorno. No quarto grupo, participantes com os maiores níveis de cortisol e que apresentavam mais sintomas depressivos.

Quanto às probabilidades, o risco de os meninos serem diagnosticados com depressão ao longo de um a três anos foi catorze vezes maior entre aqueles do quarto grupo em comparação com os do primeiro. Já para as meninas, a doença foi quatro vezes superior entre as do grupo quatro.

Informações de Veja

Foto: ilustrativa / emcimadanoticia1.blogspot.com

Share This Article

Venda de quatro suplementos alimentares para atletas são proibidos pela Anvisa

Next Story »

Hospital Presidente Vargas tem déficit de mais de cem profissionais de enfermagem

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo