• Capa
  • Notícias
    • Novo Hamburgo
    • Pelo Brasil
    • Pelo Estado
      • Verão 2011
      • Futebol Gaúcho
      • Pela Região
      • Verão 2012
    • Pelo Mundo
    • Política
    • Saúde
    • Cultura
      • BBB 11
      • Entretenimento
      • BBB 12
    • Educação
    • Especial
    • Geral
      • Economia
      • Polícia
    • Meio ambiente
    • Clima
    • Cursos
    • Curiosidades
  • Esportes
    • Futebol
      • Futebol Brasileiro
      • Futebol do Vale do Sinos
      • Seleção Brasileira
      • Futebol Internacional
      • Libertadores 2011
    • Times
      • Juventude
      • Aimoré
      • Brasil-Pe
      • Cerâmica
      • Grêmio
      • Internacional
      • Sapucaiense
      • Porto Alegre
      • Esporte Clube Novo Hamburgo
      • Caxias
    • Copa do Mundo 2014
    • Copa do Mundo 2010
    • Outros Esportes
      • Tênis
      • Vôlei
      • Atletismo
      • Automobilismo
      • Futsal
      • Handebol
      • Natação
      • Mountain Bike
      • Kart
      • Corrida Aérea
      • Esportes Radicais
      • Judô
    • Brasileirão 2011 – Classificação
    • Brasileirão 2011
    • Copa América 2011
  • Quero +
    • Beleza Daqui
    • Colunistas
      • Fazendo Arte
      • Comportamento
      • Cotidiano
      • Grandes Vendedores
      • Horóscopo
      • Moda e Estilo
      • Sem Vergonha
      • Sorrir
    • Reportagens
    • Empresas
    • Ferro Velho
    • Sociais
    • Fotos - Sociais
    • Pela Noite
    • Fotos - Pela noite
    • Fotos - Eventos
    • Promoções
      • Abertas
      • Encerradas
      • Resultados
    • Classificados
    • Vídeo/Multimídia
    • Blogs
    • Gastronomia
    • Mochileiros
    • Programa Tá
  • Especiais
    • Entrevistas
    • Perfil
    • Cadernos Especiais
  • Turismo
    • Turismo comercial
    • Turismo cultural
    • Turismo de negócios
    • Turismo religioso
    • Turismo rural
  • Nossa Cidade
    • Dados gerais
    • História
      • Colonização – Hamburger Berg
      • Emancipação
      • Esportes na cidade
      • Indústria, Comércio e Serviços
      • Personalidades Históricas
      • Prefeitos
      • Trem
      • Álbum de fotos
    • Bandeira e Brasão
    • Lazer
      • Aeroclube
      • Casas noturnas
      • Coros
      • Dança
      • Escolas de Samba
      • Esportes
      • Galerias
      • Gastronomia
      • Música
      • Sociedades
      • Teatro
    • Hino de Novo Hamburgo
    • Rodoviárias
    • Telefones Úteis
    • Poder Público
    • Aeroporto Salgado Filho
  • Webmail

Crianças criadas com afeto têm área do cérebro 10% maior que as demais, afirma estudo

publicado 31/01/2012 às 17:20 - Atualizado em 31/01/2012 às 17:21

commentcomentários     enviar para amigo enviar para amigo     imprimir imprimir

Crianças criadas com afeto têm área do cérebro 10% maior que as demais, afirma estudo thumbnail

Segundo uma das pesquisadoras, levantamento “sugere um claro vínculo entre a criação e o tamanho do hipocampo”.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Cientistas dos Estados Unidos afirmam que existe relação entre o afeto com crianças são criadas e o tamanho da área do cérebro encarregada da memória, o hipocampo: quanto mais recebe um, maior o outro.

Segundo o estudo publicado nesta segunda-feira, dia 30, pela revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, pessoas criadas com afeto tem o hipocampo quase 10% maior que as demais. A pesquisa, realizada por psiquiatras e neurocientistas da Universidade Washington de Saint Louis, “sugere um claro vínculo entre a criação e o tamanho do hipocampo”, explica a professora de psiquiatria infantil Joan L. Luby, uma das autoras.

Os especialistas analisaram imagens cerebrais de crianças com idades entre sete e 10 anos que, quando tinham entre três e seis anos, foram observados em interação com algum de seus pais, quase sempre com a mãe. Foram analisadas imagens do cérebro de 92 dessas crianças, algumas mentalmente saudáveis e outras com sintomas de depressão. As crianças saudáveis e criadas com afeto tinham o hipocampo quase 10% maior que as outras.

A professora defende que os pais criem os filhos com amor e cuidado, pois, segundo ela, isso “claramente tem um impacto muito grande no desenvolvimento posterior”. Durante anos, muitas pesquisas enfatizaram a importância da criação, mas quase sempre focadas em fatores psicossociais e no rendimento escolar. O trabalho publicado nesta segunda-feira, no entanto, “é o primeiro que realmente mostra uma mudança anatômica no cérebro”, destaca Luby.

Embora em 95% dos casos estudados as mães biológicas tenham participado do estudo, os pesquisadores indicam que o efeito no cérebro é o mesmo se o responsável pelos cuidados da criança é o pai, os pais adotivos ou os avós.

Informações de portal G1

FOTO: ilustrativa / GettyImages

Assuntos: área memória cérebro, cérebro, cérebro crianças, cérebro crianças saudáveis, cérebro maior, crianças inteligentes, crianças saudáveis, estudos científicos, estudos crianças, fatores psicossociais, Joan L. Luby, memória, memória cérebro, pesquisas cérebro, psiquiatria infantil, revista científica


previous post: Produção industrial cresce 0,3% em 2011, diz IBGE next post: Filho do casal assassinado no bairro Santo Afonso segue internado em estado grave

Deixe sua opinião

Atenção: O novohamburgo.org não se responsabiliza por opiniões aqui expressas; pela autenticidade dos comentários e menos ainda por ilações que internautas façam em relação a outros comentários ou comentaristas. As opiniões aqui expressas não refletem, obrigatoriamente, a opinião do portal novohamburgo.org. Este é um espaço democrático e aberto a todos que queiram manifestar suas opiniões. Comentários ofensivos ou de baixo calão serão sumariamente deletados.





Fatal error: Call to undefined function adrotate_banner() in /home/novohamburgo/public_html/site/wp-content/themes/novohamburgo/single.php on line 78