![]() |
Julgamento deve durar três dias – 19 testemunhas foram relacionadas e sete jurados vão decidir se réu é culpado ou não.
Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)
Lindemberg Alves Fernandes, que manteve a ex-namorada Eloá Cristina Pimentel presa no apartamento em que a garota morava entre os dias 13 e 17 de outubro de 2008, começa a ser julgado pelo assassinato da adolescente nesta segunda-feira, dia 13.
O julgamento no Fórum de Santo André, em São Paulo, deve durar três dias, segundo o Tribunal de Justiça do Estado – TJ-SP. Lindemberg também responde por duas tentativas de homicídio (contra Nayara Rodrigues da Silva, baleada no rosto, e o sargento da Polícia Militar Atos Antonio Valeriano, que escapou de um tiro); cárcere privado (de Eloá, Victor Lopes de Campos, Iago Vilera de Oliveira e duas vezes de Nayara) e disparo de arma de fogo (foram quatro).
Ao todo, foram relacionadas 19 testemunhas para prestarem depoimentos, que poderão ser gravados pela Justiça. Pela lei, as testemunhas que moram fora de Santo André não precisam comparecer.
O réu esteve preso preventivamente na Penitenciária de Tremembé, no interior de São Paulo, à espera do júri. Quando foi preso pela polícia, Lindemberg nunca falou oficialmente sobre o desfecho do sequestro nem na delegacia, na reconstituição ou na audiência de instrução na Justiça. Agora, precisa comparecer ao fórum, mas tem o direito continuar em silêncio e não responder a nenhuma pergunta.
Sete jurados vão votar secretamente e decidir se o acusado é culpado ou inocente. Em seguida, a juíza Milena Dias, que presidirá o júri, contará os votos e dará a sentença de condenação ou absolvição do réu.
Segundo o Ministério Público, responsável pela denúncia, se Lindemberg for condenado por todos os crimes atribuídos a ele, a pena mínima poderá ser de 50 anos e a máxima de 100 anos de reclusão. Pela legislação do país, no entanto, ninguém pode ficar preso por mais de 30 anos.
Mais de 180 pessoas devem assistir ao júri na plateia, entre parentes do réu, familiares das vítimas, público interessado que adquiriu senhas, membros da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, estudantes de direito, magistrados do TJ-SP e jornalistas.
Informações de portal G1
FOTO: reprodução
Assuntos: Atos Antonio Valeriano, caso Eloá, direito continuar em silêncio, Eloá, Eloá Cristina Pimentel, Eloá Pimentel, Fórum de Santo André, Iago Vilera de Oliveira, julgamento Lindemberg, júri Lindemberg, Justiça SP, Lindemberg, Lindemberg Alves Fernandes, Lindemberg e Eloá, Lindemberg Fernandes, Milena Dias, morte Eloá, Nayara amiga Eloá, Nayara Eloá, Nayara Rodrigues da Silva, Penitenciária de Tremembé, sequestro Eloá, Tribunal de Justiça SP, Victor Lopes de Campos
comentário "Três anos depois do crime, começa o julgamento de Lindemberg Fernandes pelo assassinato de Eloá Pimentel"
|
|




“Agora só sinto pena”, diz irmão caçula de Eloá Pimental sobre Lindemberg Alves › novohamburgo.org :: portal de Novo Hamburgo @ 14/02/2012 14:11
[...] Três anos depois do crime, começa o julgamento de Lindemberg Fernandes pelo assassinato de Eloá P… [...]