Facebook se torna a rede social mais usada no Brasil

Durante 7 anos o Orkut teve o maior número de usuários no Brasil e, após diversas redes sociais, o Facebook foi o único que tirou sua liderança.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Segundo números divulgados pelo Ibope Nielsen Online, o Facebook atingiu a marca de 30 milhões de usuários brasileiros no mês de agosto. Com cerca de 70% dos usuários sendo os mesmos usuários do Orkut, a rede social de Mark Zuckerberg – o criador do Facebook – tem liderança em quase todo o mundo.

O Orkut parecia ser imbatível no começo, muitas redes sociais nacionais e internacionais foram criadas para concorrer com ele, mas acabaram falhando, assim como o MySpace. Porém, nos últimos anos os usuários “orkuteiros” sentiram que a rede já estava saturada e ultrapassada.  O novo visual do orkut, as atualizações na página inicial, as inúmeras propagandas e o bloqueio de certos recados, perfis e fotos foram as justificativas para que os brasileiros saíssem do Orkut e migrassem para o Facebook.

Além disso, quando Mark Zuckerberg veio ao Brasil em 2009 para promover sua rede social, ele acreditava em uma lógica que faria o Facebook crescer no país. “No começo, muitas faculdades pequenas passaram a usar o Facebook da noite para o dia. Universidades maiores poderiam levar alguns meses. E isso tende a ser similar à escala de um país. Em um país grande como o Brasil levará tempo para passar o Orkut”, afirmou Mark.

Para tentar prolongar a permanência dos brasileiros no Orkut, algumas mudanças foram feitas como o botão “gostei” fazendo alusão ao “curtir” do Facebook, a criação de aplicativos para jogos como Colheita Feliz e atualizações na página inicial do usuário. Entretando, quando o filme “A Rede Social” foi lançado, cerca de 20 milhões de pessoas se juntaram rapidamente ao Facebook.

O Brasil, ainda, é um dos últimos países a se unir a rede que já conquistou grande parte do mundo. Faltando somente os países asiáticos, que ainda usam suas redes locais, para o Facebook conquistar o mundo todo. Já o Orkut encontra-se em uma fase de queda de usuários, pois o Brasil e a Índia eram os países com maior número de usuários na rede. Enquanto os indianos aderiram ao Facebook em agosto do ano passado, em agosto desse ano foi a vez dos brasileiros aderirem a rede social mais conhecida no mundo todo.

Informações de Estadão

FOTO: Ilustrativa

Share This Article

Ministra promete alternativa à distribuição igualitária de royalties da camada pré-sal

Next Story »

Deputados realizarão sessões para discutir a redução de impostos dos tablets

7 Comments

  1. 5 de setembro de 2011

    QUE LEGAL EU PENSEI QUE ERA ORKUT MAIS NAO É E O FACEBOOK VIVAAAAA EU APOSTEI COM MEU PAI 50 REAIS ELE IA ME DAR 50 REAIS SE FOSSE FACEBOOK E EU IA DAR 50 REAIS SE FOSSE ORKUT EU GANHEEEEEI VIVA EEEEEEEU

    Responder
  2. adriano
    5 de setembro de 2011

    cade o botao na materia para compartilhar via Facebook?

    Responder
  3. Cleiton
    5 de setembro de 2011

    grande coisa!?!?!

    é útil?

    Responder
  4. 5 de setembro de 2011

    Acreditarei em vc…

    Responder
  5. 6 de setembro de 2011

    olá boa tarde,este espaço e muito bom.

    Responder
  6. 6 de setembro de 2011

    robson@06/09/11 01;06 que legal eu to no facebook

    Responder

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo